MENU

Os terrários fechados farão diferença na decoração do seu apartamento

O apartamento é um ambiente que precisa ser aconchegante para que seja possível ter uma boa qualidade de vida. Para ajudar nessa ambientação, você pode contar com uma decoração sofisticada e com um toque harmonioso. Nesse caso, o terrário fechado pode ser uma ótima opção, pois é uma peça que deixa o seu apartamento com um aspecto único e especial.

Além disso, ele apresenta elementos da natureza em um recipiente fechado. Isso significa que pode compor a decoração do seu ambiente com plantas que não farão sujeira no seu apartamento.

Mas afinal, você sabe como funciona um terrário? Ou, ainda, como ele pode fazer parte da sua decoração? Então, continue a leitura deste post para conferir essas e outras informações sobre essa peça. Acompanhe!

O que é um terrário fechado?

O terrário fechado é uma peça de decoração que pode trazer mais leveza para o ambiente. Isso porque é um recipiente fechado de vidro transparente de diferentes tamanhos e formatos, onde você pode encontrar elementos da natureza que simulam um ecossistema vivo. Normalmente, ele é composto por plantas, terra, carvão, pedras, cascalho, entre outros.

A partir desses elementos é possível que aconteça a fotossíntese. Dessa forma, não existe a necessidade de cuidar das plantas diariamente, já que elas conseguem crescer e se desenvolver de maneira natural. Portanto, inserir essa peça no seu ambiente pode fazer a diferença especialmente se você for um amante da natureza.

Como funciona o terrário fechado?

Você pode comprar um terrário fechado pronto ou montar na sua própria casa. No segundo caso, é necessário adquirir os elementos que compõem a peça e reservar um tempo da sua rotina para organizá-los no recipiente. A montagem pode ser feita em camadas em um vidro transparente com tampa.

Isso faz com que a peça tenha texturas e cores diversas, oferecendo um visual estético mais sofisticado ao ambiente. Vale lembrar que essa peça tem baixa necessidade de manutenção, ou seja, você não precisa se preocupar com mão de obra, materiais e tempo.

Porém, é importante reservar um tempo a cada 3 meses para cuidar do terrário. Assim, é possível manter a planta saudável por mais tempo e a sua peça tem um tempo de vida útil maior.

Leia também: Japandi: conheça a tendência de decoração minimalista voltada para o conforto

Quais as melhores plantas para o terrário fechado?

Em média, um terrário pode durar 40 anos, desde que ele seja muito bem cuidado, tenha um tamanho ideal e as plantas usadas sejam as adequadas. Nesse caso, as melhores espécies para você inserir neste recipiente são aquelas que conseguem viver em ambientes quentes e úmidos.

Por isso, normalmente, as principais plantas para terrário fechado são o musgo, figo rastejante, brilhantina, planta confete, selaginella, samambaia de botão de limão, planta aranha, aspargo samambaia, hera roxa, fitônia, mini orquídea, bromélia cryptanthus, entre outras.

Quais são os principais modelos de terrário fechado?

Existem diversos modelos de terrário fechado, por isso temos certeza de que você terá muitas opções para escolher aquela que mais se encaixa na sua decoração. Para ajudar nesta tarefa, separamos abaixo alguns dos modelos mais comuns. Acompanhe!

1. Terrário fechado na chaleira de vidro

Nesse caso, é possível ter um terrário em um recipiente diferenciado e, ao mesmo tempo, versátil. Isso porque a chaleira com plantinhas, como a suculenta, pode incrementar muito bem a decoração de qualquer ambiente, em especial, na cozinha e na sala de jantar.

2. Terrário fechado na garrafa de vidro

Aqui você tem um modelo mais simples, porém, se bem feito, com muito charme e requinte. Nesse caso, a garrafa com tampa de rolha fica na horizontal para acomodar de maneira mais eficiente as camadas de elementos da natureza.

3. Terrário fechado no pote de vidro

Esse é o modelo mais usado de terrário e mais fácil de achar no mercado. Porém, ele tem o seu diferencial, já que você pode encontrar diversos formatos e tamanhos de potes, desde os mais sofisticados até os mais simples. O que você precisa lembrar na hora de comprar é que, quanto maior o tamanho, maior poderá ser a diversidade de plantas dentro do recipiente.

Como incorporar o terrário fechado na decoração do seu lar?

Essa peça de decoração pode ser incorporada em diversos ambientes da casa, você pode incluí-la na sala de jantar, sala de estar, quarto, banheiro, varanda, escritório, entre outros. Além disso, ela pode estar disposta em cima da mesa, na prateleira, no aparador ou em outro móvel da casa.

Ou seja, é muito fácil combiná-la com outros objetos da decoração para deixar o ambiente ainda mais primoroso. Porém, na hora de escolher o modelo ou fazer o seu, é necessário levar em consideração os elementos que compõem o terrário, pois eles precisam estar em harmonia com o restante da decoração do ambiente.

Leia também: Floresta das 30: Plaenge realiza transplante e plantio de 1,7 mil mudas em Campo Grande

Quais as vantagens de um terrário?

Além de ser uma ótima peça de decoração, o terrário também pode apresentar outras vantagens. Nesse caso, ele tem menor tempo de manutenção, pois não exige que você passe horas no cultivo das plantas.

Outra vantagem importante é que ele se adapta a qualquer ambiente da sua casa, por isso é possível usá-lo na decoração da sala, cozinha, escritório, quarto, varanda, e por aí vai.

Não podemos esquecer de mencionar que o terrário também ajuda no alívio do estresse e da ansiedade do dia a dia. Isso porque o contato com a natureza tem efeitos positivos no nosso bem-estar.

Em resumo, o terrário fechado pode trazer mais leveza e beleza para os ambientes da sua casa, pois ele representa um pedacinho da natureza dentro do seu lar. Além disso, não é necessário ficar todo dia regando as plantas, então, você pode aproveitar seu tempo para se dedicar a sua família.

Agora que você já sabe tudo sobre terrário, que tal ficar por dentro de todas as novidades da Plaenge? Então, nos siga no Facebook e no Instagram, assim poderá ver diariamente nossos conteúdos exclusivos.

Tags: , , , ,

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code