A Plaenge

Floresta das 30: Plaenge realiza transplante e plantio de 1,7 mil mudas em Campo Grande

Conteúdo

    Ação garante e contribui com benefícios ambientais em Campo Grande

    O Projeto Raízes, plataforma lançada pela Plaenge em Campo Grande com objetivo de relembrar a importância do desenvolvimento sustentável, celebra um momento muito especial: a ação Floresta das 30. Um dos braços responsáveis por realizar transplante de cerca de 30 árvores da espécie Aroeira e plantio de 1.780 mudas de espécies nativas dentro da área urbana da Capital de Mato Grosso do Sul.

    Estudos e cuidados

    Para realizar o transplante de árvores adultas é necessário todo um cuidado especial, além de estudos e atender uma série de exigências para os tratos necessários com a arborização já existente em áreas públicas e particulares.

    Além de todo trabalho e estudos da equipe Plaenge, a empresa contou com auxílio também de especialistas da área ambiental como a engenheira agrônoma, Juliana Casadei e César Macedo, do Projeto 2001.

    imagem de árvore replantada pelo projeto Floresta dos 30
    Antes de qualquer transplante são feitos estudos, análises e cadastramento arbóreo. Foto: No Ar Filmes

    “Fazemos todo um processo de identificação visual, das espécies conhecidas e conhecer também as principais características de cada árvore, como o diâmetro altura do peito (DAP), altura estimada, condições sanitárias entre outros, que consideramos em um levantamento e cadastramento arbóreo”, diz Juliana.

    A engenheira também ressalta o trabalho da Plaenge referente aos estudos, cuidados com os transplantes de árvores. “Campo Grande tem uma legislação bem complexa e robusta em relação aos cuidados com a arborização da cidade e consequentemente uma série de exigências. A Plaenge segue todos os critérios rigorosamente, desde as etapas iniciais dos primeiros levantamentos até o acompanhamento final, procurando sempre harmonizar a chegada dessas novas árvores com a arborização urbana da cidade”.

    Benefícios ambientais

    Juliana explica que os benefícios ambientais para a realização de transplantes de árvores adultas são inúmeros, começando por evitar a supressão e consequentemente paralisar o trabalho ambiental das árvores.

    Engenheira agronoma em matéria de televisão
    Juliana explica a importância e benefícios ambientais do transplante de árvores adultas. Foto: No Ar Filmes

    “Os benefícios ambientais que uma árvore adulta pode conferir ao meio ambiente são incontáveis. Preservar esse processo de crescimento ao invés de fazer a supressão e replantar espécies não adultas para compensar é um processo que vai levar um tempo para que os benefícios ambientais sejam atingidos, então o transplante cumpre a esse propósito de garantir esses serviços ambientais que a árvore continue a prestar para a natureza e nossa cidade”, explica a engenheira agrônoma.

    Depois todo estudo, análises e cadastramento arbóreo, o transplante pode ser realizado com toda segurança. Com as árvores prontas são utilizados guinchos e caminhões para o transporte delas para um novo local, realizando o plantio com adubo e gel especiais.

    “O transplante é muito importante. Quando as árvores estão no novo local, regamos com água todos os dias até ela começar a soltar umas pequenas folhas bem clarinhas e verdes, esse é o sinal de que o transplante foi bem-sucedido”, afirma César Macedo, do projeto 2001, empresa especializada em arborização e paisagismo.

    árvores sendo replantadas no projeto Floresta dos 30
    Árvores da ação Floresta das 30 chegam ao seu novo lar: uma linda praça de Campo Grande. Foto: No Ar Filmes

    As árvores transplantadas estavam em terrenos da Plaenge, que abrigarão novos empreendimentos. O local de destino das árvores do projeto Floresta das 30 foi a praça Luiz Oscar, que fica entre as ruas Praia Itaparica e Praia de Itaipú, no bairro Jardim Autonomista.

    Confira como foi essa ação da Floresta das 30 em Campo Grande:

    imagem aérea de floresta
    imagem aérea de floresta onde árvores foram replantadas
    raiz de árvore sendo replantada no projeto Floresta dos 30
    imagem aérea de árvores sendo replantadas no projeto Floresta dos 30
    homem replantando árvore
    imagem de árvore
    homem replantando árvore no projeto Floresta dos 30
    imagem  de árvores sendo replantadas no projeto Floresta dos 30
    imagem de árvores e pássaros

    Texto por Marcelo Varela, Assessor de Imprensa em Campo Grande.

    Fotos por No Ar Filmes.


    Plaenge realiza exposição fotográfica a céu aberto do Parque das Nações Indígenas

    Assessoria de Imprensa

    Assessoria de Imprensa

    Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

    QR Code

    Baixe o nosso Plaenge APP
    e faça parte do clube

    Aplicativo Plaenge