Para quem mora em apartamentos, a otimização de espaço é, com certeza, uma das principais estratégias para garantir o melhor aproveitamento dos cômodos. Além de auxiliar na disposição de móveis e objetos, esse método tem como objetivo aperfeiçoar a rotina dos residentes.
Quer conhecer melhor sobre essa técnica e como otimizar os ambientes do seu apê? Continue a leitura!
1. Priorize móveis planejados
Um dos principais aliados da otimização de espaços é o móvel planejado. Além de evitar incompatibilidade de estilos e facilitar na hora de combinar a mobília, esse recurso garante que tudo seja feito sob medida para o ambiente em questão.
Com um projeto de planejados, é possível ter peças mais harmônicas, já que contam com o mesmo design e tipo de acabamento. Outra vantagem é ter tudo customizado, do jeito que você sempre quis.
No entanto, o que destaca os móveis planejados é a adaptabilidade. Afinal, as medidas feitas especialmente para o espaço garantem que os itens se adequarão perfeitamente ao local em que serão colocados.
Com isso, é possível certificar o máximo aproveitamento do cômodo.
2. Utilize peças funcionais
A otimização de espaços tem como principal objetivo a praticidade na rotina dos residentes do apartamento. Por isso, para agregar a estratégia é necessário apostar em peças funcionais.
Com elas, é possível evitar o acúmulo de itens que não são importantes para o dia a dia e só ficam ocupando um lugar precioso no ambiente.
Que tal trocar uma cozinha tradicional pela americana, por exemplo? A ilha traz mais compartilhamento para organização e o tampo auxilia no preparo dos alimentos. Além disso, se houver espaço suficiente, dá para incluir banquetas na bancada e, assim, dispensar a mesa de jantar.
3. Evite barreiras visuais
Outra dica para otimizar espaço é evitar as barreiras visuais. O excesso de divisórias e paredes fazem com que o lugar pareça menor e menos funcional. Dessa forma, aposte no conceito aberto, com os ambientes integrados.
Se você deseja delimitar cômodos, aposte em separações baixas e discretas. Painéis e estantes vazadas, aparador e floreira são alguns exemplos de móveis que podem fazer essa função sem criar uma barreira visual.
4. Adote o estilo minimalista
O minimalismo é um ótimo estilo de decoração para quem procura otimizar o espaço. Sofisticado e elegante, ele prioriza o “menos é mais”, por isso, é uma estratégia inteligente para evitar exageros.
Você também pode gostar: Janpandi: conheça a tendência de decoração minimalista voltada para o conforto.
Alguns benefícios desse tipo de decoração são:
- ambiente mais leve;
- economia;
- mais espaço para coisas novas;
- qualidade em vez de quantidade;
- desapego.
De maneira geral, a decoração minimalista é baseada na simplicidade. Sendo assim, nesses ambientes são utilizados móveis e objetos com linhas retas e traçados geométricos. Evite as curvas e exageros, tanto nas cores quanto na mobília.
5. Use cores claras
Outra dica para garantir a otimização dos espaços é usar cores claras que acalmam os ambientes. São os tons de branco, bege, azul e verde que trazem mais amplitude para o cômodo e auxiliam na propagação de uma boa iluminação.
Fuja dos escuros. Os pretos, cinzas, marrons e demais cores fazem com que haja uma sensação de compressão e tornam os lugares mais fechados.
6. Mantenha o apartamento organizado
Por fim, não esqueça de deixar o apartamento organizado. O principal vilão dos ambientes caóticos é a bagunça. Por isso, evite deixar objetos jogados e desorganizados. Lembre-se de guardar os itens assim que terminar de usar e evitar deixar seus pertences espalhados.
Além disso, faça a higienização regular do apartamento. Dessa forma, você terá um espaço otimizado, organizado e limpo, perfeito para receber visitas ou garantir verdadeiros momentos de conforto.
O que é otimização de espaço?
A otimização de espaço é uma estratégia da arquitetura e design de interiores que procura aproveitar ao máximo cada canto do ambiente. Seja planejando a distribuição dos móveis ou aplicando técnicas de decoração, a ideia é trazer mais praticidade para o cotidiano.
Veja também: Móveis suspensos trazem leveza e amplitude para o ambiente
Dessa forma, com métodos e muitos cálculos é possível proporcionar a mobília de forma a aproveitar melhor cada espaço e, assim, tornar o lugar mais funcional sem perder o aconchego e charme.
Como otimizar o espaço da sala?
Um dos ambientes mais difíceis para evitar exageros é a sala. Por isso, uma ótima forma de otimizar esse espaço é investindo nos móveis certos. Os planejados, por exemplo, são boas opções nesse caso.
No entanto, uma forma mais prática de garantir um bom aproveitamento do cômodo é trocar o painel liso por um rack equipado com compartimentos. Com isso, além da superfície para apoiar a televisão, você terá espaço para guardar fios e outros aparelhos eletrônicos.
Para você: Saiba como escolher o sofá ideal em um passo a passo infalível.
Para apartamentos, os móveis que têm mais de uma função são essenciais. Com eles, você dispensa a necessidade de outros modelos e garante funcionalidade com praticidade.
Como aproveitar cada espaço?
Existem diversas formas de como aproveitar cada espaço de maneira eficiente e funcional. Tudo vai depender de cada projeto, porém, há algumas técnicas que funcionam universalmente. Elas são:
- investir no conceito aberto;
- utilizar o espaço vertical;
- delimitar os ambientes com objetos;
- apostar em móveis planejados;
- usar portas deslizantes;
- evitar móveis e objetos em excesso;
- usar espelhos.
Com isso, você garante melhor aproveitamento de cada espaço.
Como organizar um espaço?
Para manter o espaço otimizado, é imprescindível que ele esteja organizado. Para isso você pode apostar em:
- evitar acúmulos;
- utilizar listas;
- investir em caixas organizadoras;
- criar etiquetas;
- conhecer o Feng Shui;
- usar um quadro negro;
- descartar o que já não serve mais.
Como foi possível notar, a otimização do espaço é um conceito que vai muito além dos ambientes, também garante conforto e praticidade na rotina do residente. Apostar nessa técnica é assegurar que seu apartamento vai ser aproveitado ao máximo.
Quer entender melhor como criar um cômodo funcional? A arquiteta Thaísa Bohrer, convidada da Plaenge, te mostra a forma de trazer vários usos para um espaço só!