O estilo vitoriano faz referências ao período de reinado da Rainha Vitória do Reino Unido, que durou entre 1837 e 1901. Móveis marcantes, paredes bem decoradas e cortinas volumosas são alguns dos itens que eram comuns nos interiores do castelo.
A estética vitoriana foi uma tendência decorativa que durou um bom tempo. Atualmente, ela vem ganhando força novamente após passar por algumas modificações, adaptando-se aos tempos modernos.
Quer saber um pouco mais sobre esse estilo de decoração e como trazer referências da monarquia inglesa para dentro da sua casa? Confira o post abaixo!
O que é o estilo vitoriano e como ele surgiu?
O estilo vitoriano surgiu durante a chamada Era Vitoriana (1837-1901), período de reinado da rainha Vitória, no Reino Unido.
A época foi marcada pela ostentação de riqueza e poder que se refletiam em seus vestuários, jóias, arquitetura e também nas decorações luxuosas das moradias da monarquia inglesa. Cores fortes, estampas marcantes e móveis volumosos faziam parte dos ambientes do castelo.
Neste período também ocorreu o auge da Revolução Industrial. Muitas pessoas subiram de classe social e começaram a decorar suas casas inspiradas na realeza. Desta forma, estas referências foram conquistando cada vez mais espaço e se consolidando como um estilo vitoriano
A estética francesa teve uma influência bastante importante no estilo vitoriano. O design curvado dos móveis, as formas orgânicas e a madeira entalhada são características marcantes do estilo rococó, que surgiu em meados do século XVII.
Confira: As vantagens da decoração atemporal, dicas para deixar o apartamento sempre atual
Características do estilo vitoriano
O estilo vitoriano tem características bem marcantes. Hoje em dia ele mescla objetos antigos com modernos sem perder a sofisticação. Veja alguns deles:
Móveis de madeira
Os móveis utilizados na decoração vitoriana são produzidos de madeira pesada, geralmente em um tom escuro. São peças com superfícies ricas em detalhes entalhados, cheio de requinte.
A cômoda bombê é um exemplo clássico do mobiliário vitoriano. Ela possui um design com superfícies curvadas e pés ornamentados que sustentam gavetas com puxadores dourados, um protagonista de qualquer quarto.
Acabamentos de capitonê nos estofados
Com certeza você já viu sofás e poltronas com acabamento capitonê! Ela consiste em botões presos em uma área estofada de forma a criar relevos geométricos.
Essa técnica surgiu durante a era vitoriana, em 1840, e se tornou uma característica marcante da decoração da época. Hoje, vemos o capitonê aplicado não somente em assentos, como também em cabeceiras de cama, baús e almofadas.
Uso de tons marcantes
Cores fortes como verde, azul e marrom fazem parte do estilo vitoriano. E não apenas nos detalhes decorativos como tapetes e cortinas. Os tons vibrantes compõem áreas e objetos grandes como a parede e o sofá.
Detalhes dourados
O dourado marca presença nos mobiliários, nas paredes e nos lustres do estilo vitoriano. A cor é responsável por trazer a riqueza e a ostentação característicos da era vitoriana.
Espelhos com moldura dourada ou cama com detalhes na cabeceira, são alguns dos itens que podem compor um ambiente com estilo.
Paredes ornamentadas
Papel de parede e boiserie são adornos bastante utilizados na decoração vitoriana.
A escolha de um deles ou a combinação desses dois recursos é uma ótima opção para destacar as paredes de salas, quartos e escritórios.
Ambientes com estilo vitoriano para se inspirar!
Apesar de um aspecto mais antigo, a estética vitoriana está presente no interior de muitos apartamentos. As pessoas gostam do clima nostálgico que ela proporciona com seus elementos vintage. Veja algumas inspirações de ambientes decorados com este estilo:
Sala de estar com atmosfera vitoriana
Uma sala requintada com estilo vitorino pode contar com poltronas de madeira e estofamento carmim. O sofá azul com encosto capitonê deixa o espaço ainda mais confortável.
Um quadro com arte colorida e moldura dourada dão um toque especial. As cores neutras na parede e demais móveis são ótimas apostas para não pesar visualmente o ambiente.
Biblioteca com toque da monarquia
Uma biblioteca vitoriana conta com prateleiras de madeira para dispor os livros e uma mesa com o mesmo amadeirado escuro. Uma luminária dourada fornece a iluminação adequada ao local.
Poltronas confortáveis de cor verde harmonizam com os outros objetos e deixam o local mais confortável.
Banheiro vitoriano
Um dos acessórios que não pode faltar no banheiro vitorino é a banheira com pé de garra. Este objeto de cor branca e detalhes no dourado deixa qualquer banho com ares de fidalguia!
A combinação de uma pia pedestal e azulejos coloridos na parede vai deixar o projeto desse banheiro com ares antigo e ao mesmo tempo, moderno.
Quarto de casal clássico
Se você quer trazer um ar vitoriano para o quarto clássico, que tal mesclar alguns elementos utilizando a decoração neutra? Um dossel sobre a cama branca vai dar um toque de requinte no quarto.
Poltronas estofadas criam um espaço especial dentro do ambiente para momentos de conversa e leitura, próximo a uma mesa de apoio de madeira com detalhes entalhados.
Gostou de conhecer o estilo vitoriano? Ele é uma decoração bem delimitada, indicada para aqueles que querem um ambiente clássico e sofisticado. Equilibrar este estilo com o moderno pode ser uma boa opção para uma proposta personalizada!
Continue acompanhando o blog da Plaenge para acompanhar mais tendências como essa para seu apartamento!