Ambientes suaves, naturais e relaxantes, essa é a proposta da decoração de interiores com tons terrosos. Como o próprio nome diz, nessa tendência predominam as cores associadas à terra, que vão do marrom mais escuro até algumas tonalidades de verde.
Ideal para os interiores dos apartamentos, decorar com tons terrosos trará uma sensação acolhedora aos espaços, já que essas cores estão associadas à inspiração, calma e nutrição, refletindo a natureza.
O grande destaque dos tons terrosos é que eles são neutros, mas coloridos. Essas cores não são chamativas, elas deixam a decoração mais quente, porém sem o impacto vibrante das outras cores. Mesmo quando são mais intensas, oferecem sensações como aconchego e calor.
Conheça a seguir algumas tonalidades terrosas que você pode aproveitar em seu apartamento.
– Marrom: é a cor clássica que traz aconchego ao ambiente. Devido a sua versatilidade e tonalidades, é cor chave nessa tendência;
– Caqui: tom elegante que remete a sobriedade, deixa o ambiente com ar requintado;
– Caramelo: uma mistura entre as tonalidades de marrom, amarelo e bege. É uma cor neutra, que combina com diferentes propostas de decoração;
– Mostarda: um tom de amarelo mais sobreo, mas que mesmo assim traz alegria ao ambiente. É uma cor para objetos e detalhes, já que, em relação aos outros tons terrosos, é mais forte;
– Terracota: mistura entre vermelho e laranja, traz um toque de cor ao ambiente e é muito utilizado em revestimentos e pisos;
– Bege: tom básico, que pode ser usado sem discriminação. Combina muito bem com outras cores, é uma ótima base para o ambiente e remete ao aconchego;
– Verde musgo: está ligado à natureza, à harmonia e proporciona um ambiente mais sóbrio, forte e com personalidade.
Agora que já está familiarizado com os tons terrosos, se você quer aderir a essa tendência, acompanhe abaixo algumas dicas para começar a decorar.
Abuse dos elementos naturais
Como já dissemos, os tons terrosos refletem a natureza e por isso combinam com tudo o que é natural: tecidos orgânicos, artesanato, cerâmica, palha e plantas. E no caso das plantas, não necessariamente precisam ser verdes, na decoração com tons terrosos as folhas secas combinam muito bem.
Aqui entram também as texturas e tecidos naturais, como lã, algodão e linho, que podem aparecer em sofás, cortinas, almofadas e cobertores.
Aposte no couro
O couro é perfeito para a decoração com tons terrosos pois é a combinação da cor marrom com o tecido natural. Ele pode estar presente em sofás, poltronas, banquetas e cadeiras, ou até mesmo em objetos de decoração como almofadas e tapetes.
Se você quiser ousar, pode até revestir móveis ou paredes com esse material.
Transforme suas paredes
Uma forma clássica de inserir os tons terrosos na decoração é pintando as paredes do ambiente. Essa é uma forma de incluir a paleta no cômodo todo.
Ao pintar as paredes com alguma tonalidade terrosa, você pode brincar com outros tons na decoração. Mas vale uma dica, para não correr o risco de deixar o cômodo escuro, prefira pintar as paredes com tons terrosos em ambientes com boa iluminação natural.
Outras tendências que trazem a sensação de natureza e conforto ao seu apartamento são o Estilo Japandi, o Tecido Bouclé e os móveis com linhas orgânicas. Clique nos links e descubra qual é a mais interessante para você.