Se você está planejando uma decoração ou uma reforma no seu apartamento já deve ter ouvido falar sobre o teto de gesso. Esse recurso pode ser utilizado em todos os ambientes como sala, cozinha, quarto, corredor, escritório, área gourmet e até no banheiro e lavanderia.
Além de valorizar o projeto arquitetônico, o gesso também é utilizado para rebaixar, uniformizar o teto e para melhorar a iluminação do local. Neste último caso, ele funciona como uma base para instalar diretamente no teto luminárias, spots embutidos, pendentes e plafons sem novos furos na laje e com uma instalação elétrica mais prática.
Existem diversas formas de utilizar o gesso no teto como sancas, placas removíveis ou forro rebaixado. Se você quer saber mais sobre cada uma delas e conferir inspirações de modelos para cada ambiente, acompanhe o post de hoje!
Tipos de teto de gesso
Existem alguns tipos de teto de gesso que podem ser aplicados considerando a estrutura e o efeito visual que se quer ter como resultado. Confira os principais e suas características:
Moldura de gesso
A moldura de gesso é aplicada na junção entre forro e parede. Funciona como um acabamento simples e discreto e pode ser aplicado em qualquer ambiente de um apartamento. Os modelos variam conforme a quantidade de frisos e se eles são retos ou arredondados.
É uma das opções mais simples e discretas para o teto de gesso, por isso, combina com diversos estilos. Para decorações mais clássicas, o modelo mais indicado é o que possui cantoneira com frisos e linhas curvas. Já para ambientes mais modernos, os que possuem camadas simples sem muitos detalhes é a melhor opção.
Sanca de gesso
A sanca é uma opção bem interessante para valorizar um teto de gesso. Ela consiste em rebaixar algumas partes laterais do teto, criando desenhos e detalhes. Elas podem ser projetadas de diversas formas: retas, curvas ou arredondadas. Além disso, as sancas podem ser fechadas ou abertas. Essas escolhas são baseadas no efeito de iluminação que se deseja para o ambiente.
Forro com sanca invertida
A sanca invertida se refere ao rebaixamento do meio do teto, em que as laterais ficam livres. Neste caso, a iluminação fica projetada para as laterais do forro. É um modelo mais utilizado para ambientes intimistas e para fazer cortineiro, ou seja, criar um espaço para encaixar a cortina em um ambiente.
Forro rebaixado
O forro rebaixado consiste em revestir toda a área do teto. É um recurso muito utilizado nos ambientes em que o teto não tem um bom acabamento na laje ou para esconder canos, fiação elétrica e diferentes níveis de altura.
O gesso aplicado desta forma, também pode ter o efeito de rebaixar o teto e diminuir o pé direito de 10 a 20 cm. Ele deixa um ambiente mais clean e elegantes.
Para decorações em que se quer destacar o teto, o forro rebaixado pode ter um rasgo, que seria um detalhe para encaixar a iluminação. Ele pode ter formato retangular, redondo e livre. É uma opção que pode deixar o projeto mais aconchegante e autêntico.
Confira o post: Pé-direito duplo: veja o que é, as vantagens e inspirações!
Quais as vantagens do teto rebaixado de gesso?
Mas afinal por que incluir o teto de gesso no projeto do meu apartamento? Para responder essa pergunta, vamos analisar algumas vantagens deste recurso:
Projeto de iluminação personalizado
Começamos com uma das maiores vantagens de incluir o teto de gesso em um ambiente: o de distribuir pontos de luz da forma que quiser!
Quando temos o forro rebaixado de gesso é possível criar um projeto personalizado de iluminação e distribuir os pontos de luz conforme a necessidade de cada ambiente. Por exemplo, em uma sala de jantar, um conjunto de pendentes bem no centro vai valorizar a mesa de refeição.
Fácil instalação e manutenção
Se você está projetando ou reformando seu apartamento e tem pressa na execução da parte final, não precisa se preocupar com o tempo de instalação do teto de gesso. O processo gera um pouco de sujeira, mas costuma ser bem rápido. As placas de gesso vêm prontas da fábrica com o modelo escolhido e, dependendo do espaço do ambiente, o responsável consegue instalá-las em poucos dias.
Decoração do ambiente
O teto de gesso também é uma ótima forma de renovar a decoração de um ambiente. Escolhendo um modelo que harmonize com o estilo, ele vai dar um toque especial e marcar um ambiente. Aposto que você já se deparou olhando para o teto rebaixado de um hall de entrada ou sala!
Gesso no teto: projetos para se inspirar
Agora que já vimos os principais tipos de teto de gesso e você conheceu as vantagens de incluir este recurso no seu projeto, que tal conferir alguns modelos para se inspirar?
Teto de gesso para sala
Uma sala de estar pede uma iluminação mais baixa e confortável para os momentos de descanso no sofá. Para uma luz indireta, o teto com sanca aberta conta com uma fita de LED, instalada do lado de dentro do gesso, criando uma luz indireta.
Como esse ambiente conta com uma poltrona lateral, na parte rebaixada do gesso foram instalados spots embutidos com luzes direcionadas para este móvel, criando um canto agradável e luz apropriada para leitura.
Se seu apartamento é duplex, veja também nosso conteúdo sobre “sala com escada” e confira dicas para explorar esse elemento no seu apartamento.
Quarto de casal com moldura de gesso
O quarto de casal com estilo minimalista conta com uma paleta de cores neutras nos móveis e nas roupas de cama. Uma parede em destaque é decorada com um papel de parede listrado em tons pastéis. Para o acabamento do teto, foi escolhida uma moldura de gesso larga e retilínea.
Banheiro com teto rebaixado de gesso
O banheiro amplo e espaçoso conta com uma área de banho e com um cantinho spa especial. O teto sob a banheira embutida é rebaixado com gesso e com uma iluminação que destaca os nichos de porcelanato decorado com sais de banho. Um espelho reto sob a bancada da pia é um objeto que valoriza a decoração e deixa o ambiente ainda mais agradável e acolhedor.
Os diversos modelos podem combinar com a decoração e ajudar a personalizar seu projeto de iluminação. Se você gostou de conhecer mais esse recurso da arquitetura, aproveite também para conferir nosso post sobre decoração com quadros e confira algumas ideias inspiradoras para seu lar. Continue acompanhando o blog da Plaenge para deixar seu apartamento cada vez mais estiloso e bonito!