A Maena é um escritório de arquitetura especializado em ambientes de marca: pontos de venda, arquitetura de interiores, arquitetura corporativa, sinalização e ambientes educacionais. Nessa entrevista, vão nos contar quais são as tendências mais atuais da comunicação visual. Confira!
O que é tendência, atualmente, em comunicação visual para empreendimentos residenciais?
Tendências como o uso de determinadas cores, materiais e expressões gráficas de maneira mais ampla sempre existem. O que buscamos é identificar tendências mais permanentes, comportamentos em uma escala macro, que devem permanecer e evoluir nos projetos futuros.
Acreditamos muito em temas como acessibilidade e design universal, que exploram um design que seja simples e amigável ao maior número de pessoas, tentando contemplar suas diferentes necessidades. Um design que seja flexível em suas aplicações e que, eventualmente, possa ser adaptado conforme as demandas do público e da sociedade de forma geral.
Para empreendimentos residenciais, é importante ter em mente que o morador viverá na edificação por anos, percorrendo seus espaços diariamente. Então, é interessante que a proposta de sinalética tenha um caráter mais atemporal, que não seja “cansativo” ou percebido como uma linguagem muito datada.
Qual o papel da comunicação visual no projeto de um empreendimento residencial?
A função essencial é de identificar, orientar e informar, permitindo que as pessoas consigam se deslocar com segurança e autonomia pelo empreendimento. O morador, visitante ou prestador de serviço deve conseguir se mover pelos ambientes e, do seu ponto de partida, chegar ao destino que deseja, mesmo que nunca tenha frequentado o espaço anteriormente.
Para além da funcionalidade, pode-se pensar na sinalética como uma camada adicional da experiência do usuário no espaço e uma oportunidade de expressar a marca. Por meio de materiais, cores, iluminação, ícones, grafismos, podemos reforçar os atributos do empreendimento – elegância e sofisticação, por exemplo – e os valores da marca, como a atenção aos detalhes, a preocupação com o bem-estar dos clientes e a busca por uma experiência diferenciada.
Hoje também temos a possibilidade de trabalhar em áreas dos empreendimentos que, até pouco tempo, não recebiam tanta atenção, como estacionamentos, núcleos de escada, bicicletários e depósitos. O estacionamento é a entrada pela qual muitos dos moradores acessam diariamente seus lares (foi inclusive a “porta de entrada” da Maena para a parceria com a Plaenge). Por isso, a busca pela qualificação desses espaços tem sido cada vez mais recorrente, com aplicação de materiais e acabamentos diferenciados, peças de sinalização e pinturas.
Você percebe que novos projetos têm prestado mais atenção a este ponto, com uma sinalização interna nos edifícios que, também, traduza o “tom” desejado para o empreendimento?
Em empreendimentos residenciais mais simples, usualmente eram sinalizados o nome e o número da edificação, os números de cada um dos apartamentos e, eventualmente, alguns espaços comuns como salão de festas, lavabos ou áreas técnicas. Muitas vezes essa sinalização era realizada com peças padrão vendidas no mercado.
Conforme cresce a complexidade dos projetos, em consequência também dos espaços demandados pelos futuros moradores, cresce a importância do projeto de sinalética.
Produtos de alto padrão têm buscado oferecer uma infraestrutura completa de lazer e conveniência aos seus moradores: espaços para eventos, práticas de atividades físicas, descanso, convivência com pets além de todas as áreas administrativas e técnicas para os funcionários e equipamentos que dão o suporte. Nesse contexto, a sinalética tem sido percebida como agregadora de valor ao imóvel, do ponto de vista de usabilidade e de mercado. Além da função essencial da sinalética, um projeto personalizado, com estratégia e peças pensadas exclusivamente para o empreendimento, reforça a sensação de que cada detalhe foi idealizado, planejado e executado para aquele local e para aquelas pessoas. E que o projeto é parte indissociável do todo, que é um empreendimento de alto nível.
Como tem sido sua parceria com a Plaenge? Nos projetos mais recentes, algum aspecto que deseje ressaltar?
Trabalhar com a Plaenge é muito motivador. A palavra parceria define bem.
O perfil dos profissionais, que aliam conhecimento técnico com disposição e gentileza, torna a relação de trabalho muito fluida. Temos muita liberdade criativa, dentro dos direcionamentos e do briefing que recebemos de cada empreendimento, para interpretar o projeto e propor soluções diferentes. Nosso trabalho e nossas opiniões são valorizados e respeitados.
Ainda que sejamos todos arquitetas e arquitetos na Maena, temos conhecimentos distintos dentro de todo o campo da construção civil e do mercado imobiliário. Dessa forma, a troca de informações com a equipe da Plaenge na busca das soluções mais adequadas para os projetos tem sido muito de muito aprendizado.
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