MENU

Reforma de apartamento: conheça as etapas

Morar em um lugar com o seu estilo, móveis e objetos que gosta é um sonho, não é mesmo? Para que isso se torne realidade, muitas pessoas decidem reformar o apartamento antes mesmo de se mudarem. Nesta hora, muitas dúvidas podem surgir, como tempo da obra, profissionais que devem ser contratados, documentação e quem é responsável por autorizar o processo.

Se você está nessa fase, ou mesmo quer dar um novo visual ao lugar que já mora, veja por onde começar a reforma do apartamento e o que é preciso para tirar do papel o seu projeto!

Qual a ordem de uma reforma?

A reforma pode ser associada a imprevistos e dores de cabeças, mas quando ela é planejada, o processo é muito mais simples e rápido. Para isso, o primeiro passo é contratar um arquiteto e um engenheiro, profissionais que vão criar um projeto aliando seu gosto pessoal e a segurança estrutural.

Abaixo listamos quais as etapas seguintes que envolvem uma boa reforma, confira:

Homem de camisa xadrez desenhando em papel para projetos arquitetônicos. Na mesa, ferramentas para desenho técnico

1. Análise e medição

Após decidir os profissionais responsáveis pela obra, eles vão medir toda a área do apartamento para que seu projeto apresente uma planta fiel ao local. Eles também precisam verificar o método construtivo adotado pela construtora do apartamento, isso é importante para entender quais intervenções podem ser realizadas na reforma.

Alguns pilares e vigas, por exemplo, fazem parte da sustentação do prédio e não podem ser retirados. Em algumas construções é proibido alterar a planta original, por isso essa etapa vai depender de cada caso.

Materiais como trena, nível e capacete de obra em cima da planta de uma construção

2. Providenciar plantas técnicas

Além de toda a parte estrutural, é preciso também verificar as plantas técnicas. Geralmente elas são anexadas no manual do proprietário, entregue com a chave do apartamento. É um material com os projetos de elétrica, gás, hidráulica e ar-condicionado.

Esses conhecimentos são importantes pois pode ser necessário mudar uma tomada de lugar, um encanamento ou colocar um armário na parede e tudo deve ser inserido no projeto arquitetônico de reforma.

Furadeira, parafusos, buchas, trena e nível em cima de uma planta arquitetônica

3. Elaboração do projeto

Após toda essa análise técnica, o arquiteto e engenheiro avaliam as mudanças que podem ser realizadas e fazem um projeto para apresentar ao seu cliente. Aqui é considerado tudo que é possível fazer e quais são as necessidades dos moradores.

4. Aprovação da reforma

Após chegar em um projeto que agrade você, é hora de buscar a autorização junto ao condomínio. Cada administração síndica tem uma forma de conduzir esse processo, mas é comum que os seguintes documentos sejam solicitados: o plano de reforma com as alterações que serão realizadas, o projeto, o cronograma da obra e a ART e RRT.

A ART para reforma de apartamento, Anotação de Responsabilidade Técnica, é obrigatória e um dos documentos mais importantes desse processo. Uma obra não pode iniciar sem esse registro. Ele indica quem tem responsabilidade legal e só pode ser emitida por um engenheiro registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Já a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) é um documento semelhante a ART, que é emitido por um arquiteto registrado no seu conselho.

Casal em uma obra olhando para planta do projeto

5. Orçamento de obra

Após a reforma autorizada, é hora de iniciar a obra! Será preciso contratar os profissionais para a execução que dependendo do nível da reforma pode ser pedreiro, azulejista, pintor, eletricista e encanador. Além disso, o morador deve garantir que todo o material necessário esteja disponível dentro do cronograma estabelecido para a obra.

O que pode ser reformado em um apartamento?

Um projeto de reforma pode abranger diversos serviços, desde os mais simples até os mais trabalhosos. Veja o que é permitido alterar em um apartamento:

Pintura

Em um apartamento é possível alterar apenas a pintura dos ambientes internos. A mudança da fachada deve ser decidida em comum acordo com os outros condôminos. A simples troca da cor das paredes já gera um impacto visual, por isso, esse é um dos recursos mais utilizados em uma reforma.

Mas, para que o serviço seja realizado de forma correta, é preciso verificar quais horários são permitidos para a reforma e quais materiais podem ser utilizados para diminuir ao máximo o cheiro de tinta.

Parede parcialmente pintada de cinza e rolo de pintura

Decoração

Dentro do projeto de reforma também podem estar inclusos:

  • móveis planejados;
  • bancadas e cubas de granito;
  • mudança dos revestimentos (pisos e paredes da cozinha ou banheiro);
  • gesso no teto;
  • jardim vertical na área gourmet.

Tudo vai depender da personalidade e da rotina dos moradores. A reforma tem o objetivo de deixar o espaço mais confortável e aconchegante e cada um pode ter um conceito diferente sobre estes termos.

Para se aprofundar mais no tema, não deixe de conferir nosso texto “As vantagens da decoração atemporal, dicas para deixar o apartamento atual”!

Amostras de tintas e estampa em tons de azul

Pontos de tomada

Pode ser preciso criar novos pontos de tomada ou esconder os já existentes. Quando os apartamentos são construídos, eles consideram uma determinada configuração de móveis, que às vezes não é seguida pelo morador.

Lembre-se sempre de solicitar o projeto elétrico do prédio e contratar um eletricista de confiança para realizar as alterações.

Pontos de tomadas e locais para cabo em parede branca

Consertos simples

Para manter o apartamento bonito e funcional, algumas manutenções podem ser necessárias no local. A maioria dos condomínios estabelece horários para que elas sejam feitas, portanto sempre verifique essa regra.

Alguns consertos que podem ser incluídos na reforma são: correção de imperfeições nas paredes, troca de materiais elétricos, revisão no encanamento, entre outros.

Iluminação

Existem diversos acessórios de iluminação que podem ser explorados em um apartamento: fitas de LED no gesso, luminárias, pendentes e spots são alguns exemplos. Cada ambiente vai ter uma necessidade e, para a instalação correta dos fios, é preciso planejar os pontos e adicionar no projeto de reforma.

O que não é permitido em uma reforma de apartamento?

Em condomínios é proibido demolir paredes e integrar ambientes. E isso tem um motivo bastante relevante: elas fazem parte da sustentação do prédio e podem causar danos na estrutura caso sejam retiradas. Além disso, também há impedimentos legais que determinam o tamanho de cada ambiente e que devem ser respeitadas por todos os moradores do apartamento.

Você sabia que os projetos de apartamentos da Plaenge possuem soluções exclusivas para cada cliente? Saiba mais sobre o Plaenge personalize.

Amostras de tecidos e cores

Continue acompanhando nosso blog para saber mais como deixar seu apartamento com a sua personalidade!

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
online free course
download huawei firmware
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Um comentário sobre "Reforma de apartamento: conheça as etapas"

  • ABPLAN CONSTRUTORA disse:

    Este artigo sobre reformas é incrivelmente informativo e bem estruturado. Ele oferece uma ampla gama de dicas úteis e práticas para quem deseja renovar sua casa de forma eficiente. Desde o planejamento inicial até as sugestões específicas para pequenas mudanças, o texto aborda todos os aspectos essenciais de uma reforma bem-sucedida. Além disso, destaca a importância da segurança durante o processo, o que é fundamental para qualquer projeto de reforma. No geral, é um recurso valioso para quem busca orientações claras e inspiração para transformar seu espaço residencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code