Ter um quarto com closet é muito prático no dia a dia. Trata-se de um espaço exclusivo para guardar roupas, acessórios e sapatos de forma organizada, trazendo bastante comodidade e facilidade na hora de se arrumar.
Os closets podem ser espaços compactos e discretos no quarto ou ocupar um cômodo todo. Esteticamente, podem contar com uma decoração mais discreta ou ser um ambiente luxuoso com lustre, espelhos e poltronas.
Mas, além de bonito, o closet precisa ser funcional. A escolha dos móveis e objetos devem satisfazer as necessidades de quem irá utilizá-lo. Um quarto de uma adolescente pode contar com uma bancada com divisórias para guardar brincos e anéis, já a de um menino, um local especial para dispor seus bonés.
Diante de tantas possibilidades, surgem muitas dúvidas de como decorar um closet e mantê-lo organizado, por isso, hoje trouxemos algumas dicas e ideias que podem te ajudar, confira!
1. Aproveite toda a área disponível
Otimize o espaço que você vai usar para fazer o seu closet. Os móveis planejados são ótimas opções para isso, com eles você aproveita a parede do chão ao teto e todos os cantos disponíveis.
Um closet mais amplo pode ainda contar com um móvel no centro com gavetas que também podem vão servir de apoio para colocar a roupa e os acessórios do dia.
2. Vale fazer uma separação de ambiente
Muitas pessoas preferem deixar o espaço para guardar seus itens pessoais separados da área de descanso e existem algumas soluções simples e esteticamente bonitas para fazer isso.
Um quarto de casal com closet pode usar uma parede de cobogó da mesma cor da parede, por exemplo, para separar o ambiente integrado. Esse revestimento vazado irá manter a setorização desejada para cada ambiente, além de agregar beleza à decoração.
O vidro é outro material que pode ser usado como divisória. Ele separa o quarto do closet, sem perder visualmente a integração dos ambientes.
Para um espaço no quarto com closet e banheiro, a decoração pode incluir uma parede para separar o banheiro com armários fechados. Nele, podem ser colocados itens de higiene como toalhas, cosméticos e sais de banho.
3. Garanta que cada coisa tenha o seu lugar
Ao criar um closet é preciso pensar na divisão dos móveis. E isso vai depender muito de quem vai usá-lo. Pode ser necessário mais espaços com cabideiros, ou mais prateleiras para sapatos.
Apesar de a madeira ser o mais utilizado para os móveis de um closet, existem outros materiais que também são utilizados e influenciam no estilo do closet e na funcionalidade.
O closet de metal é uma opção perfeita para os quartos mais modernos. Algumas opções disponíveis possuem acessórios que permitem formar diferentes configurações, podendo ser alteradas conforme a necessidade do usuário.
4. Planeje uma boa iluminação
Uma boa iluminação faz toda a diferença no closet. Se o ambiente é integrado ao quarto, ela deve ter opções adequadas tanto para o descanso quanto para as horas que precisa de mais luz, como para se maquiar ou se arrumar.
Usar luzes na parte interna dos móveis é uma ideia para destacar o que se deseja: uma coleção de bolsas, óculos, relógios ou sapatos, por exemplo. O ideal é usar lâmpadas neutras para não alterar a tonalidade real dos objetos.
Se você deseja um closet luxuoso, aposte em um lustre bonito bem ao centro! As lâmpadas ao redor do espelho criam um efeito de camarim, uma iluminação ideal para a produção da maquiagem ou skincare diária.
Confira: Quarto de casal de luxo – 5 ideias para você se inspirar.
5. Um espelho é essencial
O espelho é um item fundamental no closet. Ele facilita na hora de se arrumar e dar uma conferida final no visual do dia. Também contribui para a decoração do ambiente.
Um grande espelho com moldura apoiado no chão permite a visualização do corpo inteiro e é um dos preferidos para o closet. Algumas opções ainda vêm com luz de LED embutida e ajudam na iluminação do local.
6. Priorize a decoração minimalista
Como o closet será preenchido com roupas, sapatos e acessórios de cores e materiais variados, o ideal é usar uma base neutra nos móveis e na decoração, para não pesar visualmente. O branco é uma das cores mais escolhidas, mas você pode escolher o bege e até os tons mais escuros como o preto e o cinza.
Além disso, não há a necessidade de adicionar itens decorativos: seus objetos pessoais farão parte da decoração e ainda darão uma personalidade ao ambiente.
Que tal deixar mais visível um conjunto de perfumes e as roupas separadas por cores e modelos? Elas darão um efeito visual lindo no closet.
Veja também: 8 cores para quarto de casal: As melhores combinações!
7. As portas são bem-vindas
Apesar de os móveis sem portas facilitarem a rotina, é, sim, possível criar um closet com portas. Se o usuário quiser manter a visibilidade dos itens, pode optar pelas de vidro.
As portas com espelho também são ótimas opções para um closet. Elas proporcionam um ambiente requintado além de criarem a sensação de amplitude no espaço.
8. Evite o acúmulo de roupas e objetos
Por fim, uma das principais dicas é: mantenha tudo organizado. Não adianta todo esforço para decorar e criar um lindo closet se ele estiver muito cheio com roupas e acessórios que não são utilizados ou com objetos fora do lugar.
De tempos em tempos, confira seus pertences e desapegue de itens que você não usa mais.
Com essas dicas, temos certeza que o seu closet vai ficar incrível! Confira também As vantagens da decoração atemporal, dicas para deixar o apartamento atual e acompanhe o blog da Plaenge para conferir mais dicas para deixar seu apartamento ainda mais lindo e confortável.