O porcelanato natural é a mais nova tendência do design de interiores e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado justamente por sua lista de vantagens. Nesta publicação, selecionamos os principais aspectos sobre esse revestimento, para ajudar você que considera incluí-lo em seu apartamento.
Veja mais sobre design de interiores na nossa publicação: Conheça o conceito e as vantagens da decoração atemporal
Você sabe o que é porcelanato natural?
Em poucas palavras, o porcelanato natural é um revestimento que não passa pelo processo de polimento ou outro acabamento na superfície, como a esmaltação. Dessa forma, o porcelanato natural possui sua textura “original”, sendo levemente áspero, mate e fosco.
Dentre os tipos de porcelanatos, este é o que mais traz segurança, justamente por ser mais rugoso que o esmaltado e polido, por exemplo. Falamos mais sobre os tipos de porcelanato nos tópicos abaixo.
Quais as vantagens do porcelanato natural?
Podemos resumir as vantagens desse modelo de porcelanato em dois principais aspectos: resistência e segurança. Ambos adjetivos tornam o uso do porcelanato natural mais comum em ambientes externos ou em cômodos onde há mais umidade, como banheiros e cozinha.
Por receber poucas alterações, o piso é considerado mais rígido e difícil de quebrar, rachar ou sofrer qualquer outro tipo de dano. Além disso, eles trazem mais segurança para os moradores, pois são menos escorregadios que os demais porcelanatos.
Qual seu efeito nos ambientes?
Todas as características desse material fazem com que ele traga um ar natural e tranquilo. Quanto mais claro o porcelanato natural, maior é a sensação de tranquilidade e calmaria, enquanto os porcelanatos mais escuros carregam efeitos de aconchego, comodidade, bem-estar e conforto.
Apesar disso, tanto o porcelanato natural quanto o tradicional, podem ser moldados e adaptados de acordo com a decoração do lugar, dando liberdade para quem quer se aventurar nesse estilo de acabamento.
Limpeza em porcelanato natural: como funciona?
Por sorte, o porcelanato natural é fácil de ser limpo e a manutenção diária da higienização pode ser feita em pouquíssimos minutos. O segredo para esse modelo de piso é nunca utilizar produtos de limpeza pesada, pois podem danificar o porcelanato.
E que produto usar, afinal?
Quer mais dicas para deixar sua casa limpa e perfumada? Confira nosso post discorrendo mais sobre o assunto e deixe seu apartamento ainda mais agradável e receptivo.
Qual o melhor? Porcelanato natural ou tradicional?
Ambos porcelanatos podem ser considerados na hora de aplicar o revestimento da sua casa. O que você precisa estudar, na verdade, é o lugar onde pretende colocar o piso: em áreas internas, externas, onde há risco de umidade como banheiro e por aí vai.
Ao contrário do piso natural, o porcelanato tradicional conta com um processo maior e mais aprimorado de acabamento, podendo se transformar em um revestimento mais ou menos brilhoso. Também é interessante destacar que os pisos tradicionais podem ter brilho ou serem mais opacos. Dessa forma, nem todo porcelanato fosco é natural, isso significa, apenas, que ele passou por uma etapa diferente de acabamento.
Destacamos as diferenças entre os tipos de porcelanato, confira:
– polido: acabamento mais brilhoso que o normal, conhecido por ter o reflexo em evidência;
– esmaltado: é brilhoso como o polido, com a diferença do acréscimo do esmalte;
– retificado: possui a borda reta e possibilita que o piso seja colocado mais próximo um do outro;
– natural: piso sem processo de acabamento bem estabelecido.
Onde o porcelanato natural pode ser aplicado?
O porcelanato natural pode ser aplicado em qualquer lugar, mas alguns cômodos são mais indicados que outros, como é o caso das áreas externas. Quintal, garagem e lavanderia são espaços que pedem revestimentos mais rígidos e seguros, conceitos presentes nesse modelo de piso. O espaço ao redor da piscina também é um lugar estratégico para incluir o porcelanato.
Para além disso, os banheiros e cozinhas podem conter esse modelo de piso, trazendo a segurança que os cômodos precisam, uma vez que a umidade é bastante presente. Em casas em que há pessoas idosas, o porcelanato também pode ser adaptado em outros lugares estratégicos, como escadas e corredores externos.
Continue navegando por aqui para encontrar outras informações sobre decoração e empreendimentos de alto padrão.