Uma entrevista com arquitetos da equipe responsável pela criação do Plaenge Parking Design, que visa qualificar o espaço dos estacionamentos, em prédios residenciais
Idealizado pela equipe da Maena – escritório gaúcho de arquitetura com 12 anos de história e presença sólida no mercado imobiliário –, o Plaenge Parking Design é uma das inovações que compõem o projeto do Vitra, nosso primeiro empreendimento em Santa Catarina.
O conceito segue a tendência internacional de tornar os estacionamentos mais seguros, modernos e acessíveis.
Nesta entrevista, publicada originalmente no portal Acontecendo Aqui, referência na área de Marketing em Santa Catarina, os arquitetos Maurício Schavinski e Guilherme Rodrigues revelam a inspiração do projeto, que vai muito além da estética, ao levar o conceito e a linguagem de um empreendimento para o interior dos estacionamentos, criando ambientes únicos.
Como surgiu esta tendência de qualificar o espaço das garagens/estacionamentos em empreendimentos comerciais e residenciais, que embasa a criação do projeto?
Os estacionamentos eram, muitas vezes, tratados como zonas de serviço, onde predominavam equipamentos de infraestrutura e tubulações e não havia uma preocupação em investir. Afinal, são espaços de passagem e não de permanência.
Houve, contudo, um processo gradual de mudança nessa percepção. Passamos a ver os estacionamentos mais como uma área comum e uma extensão da área social dos empreendimentos. Se olharmos pela ótica de fluxos e roteiro de experiência, é na garagem o primeiro contato dos clientes e visitantes com o conceito do projeto, ou seja, as garagens deixam de ser um espaço secundário e viram o cartão de visitas.
Hoje, para a Plaenge, esses ambientes representam uma oportunidade de reforçar valores, agregando sofisticação, padrão de acabamento e conferindo maior unidade ao projeto. Também permitem idealizar e projetar experiências diferenciadas que vão ao encontro das expectativas dos clientes e que, por vezes, acabam se tornando novos padrões no mercado.
No contexto de um empreendimento residencial, as garagens não costumam chamar muita atenção, em aspectos como ambientação visual. De que forma o projeto mexe com esse conceito?
No projeto do Vitra, procuramos fugir das paletas de cores habituais e materialidades para estacionamentos. Apenas esse tipo de mudança já pode trazer um frescor e uma sensação de novidade em relação ao padrão de garagens mais convencionais.
Entretanto, o uso de cores sem uma identidade gráfica e um estudo de fluxos torna o projeto inconsistente. Para o Vitra, criamos uma linguagem gráfica que pode ser utilizada no direcionamento de veículos e de pedestres. Conseguimos atingir essa função com linhas no piso, setas que indicam movimento, pictogramas dos espaços especiais e um sistema de forro com iluminação especial que conduzem os moradores e visitantes. Além disso, a pintura de piso em epóxi qualifica muito o espaço e auxilia em sua manutenção e limpeza.
O que o morador “ganha” com uma garagem mais atraente e estruturada? Como tem sido a reação das pessoas, ao conhecer esses espaços requalificados?
Além das funções de orientar o usuário no espaço, direcionando-o para o pavimento e o acesso correto, acreditamos que o morador se sinta contemplado. A ambientação dos estacionamentos valoriza o momento da chegada do morador, que é o começo da sua experiência no empreendimento.
Os clientes e futuros moradores dos empreendimentos da Plaenge querem ser surpreendidos. Para os clientes novos, a surpresa é encontrar nos estacionamentos tratamento e acabamentos diferenciados. Eles percebem o padrão da marca no empreendimento como um todo – desde a experiência no plantão de vendas e no apartamento decorado –, e que a mesma atenção aos detalhes dedicada ao projeto também se faz presente nos estacionamentos.
Para quem já é cliente do grupo e já está mais habituado ao alto padrão de entrega, permanece a curiosidade de ver como o projeto de Comunicação Visual levou o conceito e a linguagem do produto para os estacionamentos, criando ambientes únicos.
O que caracteriza e inspira o Plaenge Parking Design? Qual foi o embasamento da Maena no desenvolvimento do projeto?
A função dos projetos de Sinalética é identificar espaços e orientar e informar as pessoas, permitindo que possam se deslocar com segurança e autonomia pelo empreendimento – caminhando ou dentro do seu automóvel. O que diferencia o Plaenge Parking Design é uma vontade – um convite – constante de atingir esse objetivo com estética e uma construção conceitual exclusiva para cada projeto.
Para desenvolver uma proposta, analisamos tanto o material de marketing do empreendimento quanto o projeto arquitetônico e de interiores. No Vitra Joinville, buscamos levar a materialidade presente no empreendimento para os estacionamentos.
As linhas em preto das esquadrias/mobiliários de interiores aparecem nas faixas que identificam as vagas e na faixa pendente que ilumina o acesso à torre; o forro em PVC amadeirado faz referência aos revestimentos utilizados na fachada e nas áreas comuns. A partir dos detalhes do “V” marca Vitra, desenvolvemos os números que são utilizados para as vagas e indicação dos pavimentos. Desse modo, conseguimos aliar a sofisticação do produto com as características singulares presentes nos projetos dando origem, também, a um projeto de Parking Design exclusivo.
Conheça o Vitra clicando aqui.
Leia mais entrevistas como essa em:
Tendências da comunicação visual e sinalética, entrevista com Maena
Elegancia, Sustentabilidade e Design: como compor seu apartamento com peças exclusivas
Móveis Planejados: Modismos tornam o ambiente cansativo
Arquiteta Thaísa Bohrer afirma que olhar para a casa é um caminho sem volta