A utilização da iluminação certa nos ambientes é uma das etapas mais importantes em qualquer projeto. Essa ferramenta consegue transformar completamente o espaço, criando um cenário convidativo e agradável.
Optar pelo lustre no quarto, por exemplo, pode ser toque final nessa escolha, se adequando à proposta do local. . E se você deseja criar uma atmosfera repleta de equilíbrio, harmonia e beleza, continue a leitura e confira as principais opções e inspirações de lustres de acordo com cada decoração.
1. Lustre clássico Maria Tereza
O lustre para quarto no estilo Maria Tereza se ajusta bem com propostas clássicas e atemporais. Com uma composição que remete a um grandioso candelabro, essa peça atravessa gerações e adiciona um requinte especial ao quarto.
Esse item, formado por cristais, certamente é um queridinho dos apaixonados pela história da decoração e combina bem com quartos em tons neutros e móveis imponentes.
Conheça mais sobre a proposta de decoração clássica e de como esse estilo combina com esse acessório.
2. Lustre moderno com vários braços e lâmpadas
A opção por um lustre moderno, composto por diferentes tamanhos e variações de braços e lâmpadas, é um verdadeiro convite ao contemporâneo, com suas linhas retas e design inovador.
Se essa for a sua opção para a decoração do quarto, atente-se ao excesso de informações visuais e busque equilibrar essa presença com outros elementos como móveis, roupas de cama e demais objetos decorativos com uma proposta mais neutra.
Como esse tipo de lustre costuma ser mais longo, tem uma tendência a criar um destaque no ambiente.
3. Lustre boho
A proposta de uma peça boho foge de um olhar minimalista ao mesclar acabamentos que remetem a elementos da natureza, com tonalidades que passam,principalmente, pelos tons amadeirados, como verde e bege.
O lustre boho é mais rústico e complementa o aconchego e acolhimento, verdadeiros protagonistas desse tipo de concepção. Aqui, a pluralidade dos formatos se mostra presente e conta com opções trançadas, fibras naturais com franjas, pedrarias, e finalizações artesanais.
4. Lustre de cristais
Quem aqui nunca imaginou ou sonhou com um lustre de cristal para quarto ? Afinal, esse é um dos primeiros elementos que nos vem à memória quando o assunto é delicadeza e sofisticação.
A variedade de opções também encanta, já que você pode optar por um lustre simples ou até mesmo uma peça elaborada. E essa flexibilidade também vai de encontro a diferentes estilos de decoração.
Em quartos de casal neutros e minimalistas, a dica é optar por cristais menores e proporcionais. Já se o ambiente é moderno, ele criará um contraponto interessante e convidativo. Com formatos em anel, candelabro ou cúpula, escolha a peça que melhor se ajustar com a proposta dos demais itens, como tapetes, bancadas, poltronas e cabeceira.
5. Lustre romântico com castiçais
Um quarto vintage e delicado pode ter como peça central um lustre romântico, composto por castiçais. Com a possibilidade de diferentes tipos de acabamento, que podem navegar entre o amadeirado, metal ou acrílico, a decoração certamente terá um impacto a mais.
Com um conceito que remete ao tradicional, esse item conta com contornos que combinam perfeitamente com um ambiente íntimo e relaxante, como o quarto.
Roupas de cama florais, paletas neutras e o complemento com mobiliário clássico resulta em uma proposta de ótimo gosto.
Aproveite para conhecer mais sobre as melhores combinações de cores para quartos de casal!
6. Lustre provençal
O lustre provençal tem como uma de suas principais características o charme e imponência que leva para o quarto. Feito em sua maioria de ferro, conta com finalizações que trazem leveza ao material, como vidros, cristais e flores.
Suas tonalidades definem algo mais rústico e contam com nuances de prata, ouro, preto e cobre, que combinam com outros detalhes do ambiente em listras e florais, por exemplo.
Já aos que preferem um tom industrial e moderno, o lustre provençal em opções intensas e coloridas pode ser a pedida perfeita, resultando em um cenário de personalidade.
Como escolher um lustre para quarto?
O primeiro passo para saber escolher um lustre para o quarto que de fato se ajuste à proposta é ter uma boa garantia com relação à amplitude do cômodo, pé-direito, tamanho da peça e reforço da estrutura do seu apartamento.
Afinal, algumas dessas peças adicionam um peso significativo. Por isso, muita atenção às orientações técnicas e elétricas, assim como as especificidades da instalação.
A segunda etapa está relacionada ao posicionamento no ambiente. Apesar de muitos acharem que a centralização é a única possibilidade, o seu ajuste em pontos estratégicos pode trazer originalidade na decoração, podendo ser alocado como uma iluminação auxiliar ou acima de bancadas, penteadeiras, closets e escrivaninhas.
A temperatura da lâmpada também é um fator importante, onde as mais quentes se encaixam perfeitamente com o aconchego que o espaço pede. Mas, se precisar equilibrar em pontos como o de bancadas e escrivaninhas, opte pela temperatura fria.
Vale lembrar que, independentemente do lustre para quarto escolhido, o investimento nessa peça não tem erro — ele sempre é um item em alta nas principais inspirações e dicas de arquitetura e design.
E se quiser conhecer mais sobre tendências que se encaixam nessa proposta, recomendamos a leitura de iluminações para deixar o seu apartamento aconchegante. Até a próxima!