Buscar a iluminação certa para a cozinha é um dos toques responsáveis por transformar o uso do espaço. Isso porque pensar sobre a luz unindo sua funcionalidade à estética auxilia no destaque de pontos e objetos, podendo tornar esse ambiente ainda mais receptivo, aconchegante e sofisticado.
Diante da imensa variedade e possibilidades que a arquitetura e decoração nos proporcionam, fica fácil buscar diferentes perspectivas, conforme o toque pessoal que você deseja colocar no ambiente.
Se você está buscando como planejar e escolher a melhor iluminação para sua cozinha, te convidamos a acompanhar esta seleção pensada para você e sua família.
1. Saiba aproveitar a luz natural
Quando falamos em iluminação para cozinha estamos também nos referindo à luz natural. Ela também é responsável por promover conforto visual e estímulo para nossa sensação de bem-estar. A luz natural aprimora o aspecto visual, trazendo maior imponência e criando uma atmosfera agradável no ambiente, enquanto o usamos.
Existem recursos que propiciam um preenchimento de iluminação natural maior em sua cozinha. Você pode, por exemplo, priorizar janelas de vidro e utilizar espelhos em pontos estratégicos: eles serão responsáveis por maximizar a potência dessa iluminação.
Assim, a luz se dissipa e cria um ambiente ainda mais aconchegante para aproveitar a presença de amigos. Se optar por escolher uma paleta mais neutra, como no caso de cozinhas de estética mais clássica, essa sensação passa a ser ainda mais evidenciada.
Veja: Decoração clássica: veja o que é e como usar no seu ambiente.
2. Escolha a lâmpada certa
Para que a iluminação da sua cozinha seja mais funcional e eficiente, busque fazer a escolha certa de suas lâmpadas. Ainda que possa variar de tonalidade em alguns pontos específicos, em geral, as lâmpadas brancas costumam ser a solução arquitetônica mais utilizada para esse ambiente.
Isso porque proporcionam uma percepção mais detalhada, precisa e clara, ideal para espaços que demandam mais atenção —como a cozinha. E o toque de mais aconchego, trazido pelas lâmpadas de tonalidade mais quente, pode ser feito em pontos mais distintos, proporcionando um equilíbrio e harmonia visual.
3. Defina pontos de destaque
Para além da funcionalidade do espaço de uma cozinha, podemos utilizar a iluminação para expressar nossa personalidade, por meio de uma decoração que mais transmita sua individualidade. Caso tenha o desejo de expor alguns objetos e até mesmo prateleiras, opte por defini-los de forma a receberem uma iluminação mais pontual.
Cristais, louças, nichos e livros culinários são ótimos recursos para estarem exibidos, portanto, merecem o devido destaque com a iluminação certa. E que tal até mesmo utilizar plantas e flores com esse jogo de luzes, para trazer aquele toque de sofisticação e elegância para seu ambiente?
Veja ainda: 8 tipos de vasos de plantas para usar em cada ambiente.
4. Busque iluminar armários
Uma iluminação de cozinha muito central e pouco equilibrada acaba gerando sombras e criando obstáculos para uma boa visualização dos armários e bancadas.
Na prática, isso interfere diretamente na funcionalidade e praticidade desse cômodo. Um bom recurso é então recorrer à disposição de pontos de luz. Esses pontos podem ser realizados por luzes de LED acopladas nesses móveis, conferindo um ar mais charmoso e de valorização para seu apartamento.
5. Utilize de soluções como trilhos
Os trilhos são uma excelente opção para os estilos de decoração que aceitem um toque a mais de modernidade, podendo ser utilizados ao longo da sua cozinha.
Eles são fixados no teto e proporcionam muita funcionalidade, trazendo a releitura de uma estética mais contemporânea. Com isso, cada ponto de iluminação pode ser orientado para a direção que preferir.
6. Determine os pendentes certos para mesas e ilhas
A utilização de ilha na decoração da cozinha é uma tendência que confere um valor estético ainda maior para esse espaço. Principalmente àqueles onde a interação e convivência entre amigos e família ocorre ao longo da preparação de refeições ou durante uma recepção mais íntima.
Por isso, ilhas e mesas podem e devem receber a iluminação certa, já que são umas das grandes responsáveis por agregar as confraternizações nesse cômodo. Por conta disso, opte pela instalação de pendentes e luminárias que sejam bem direcionados e proporcionais ao espaço.
Uma boa dica é a de buscar integrar essa escolha com a decoração da sua cozinha. Caso ela traduza um estilo mais provençal, por exemplo, luminárias mais neutras e rústicas costumam ser a melhor pedida.
Leia também: Como é uma cozinha provençal? Aprenda tudo sobre o estilo.
7. Utilize iluminação embutida no teto
Como cozinhas são espaços amplos, a possibilidade de utilização de diversos focos de iluminação ao longo do teto traz ainda mais clareza para esse espaço.
Spots são um dos recursos mais recomendados e estando posicionados em sancas de gesso, constroem uma sensação de caminho de luz bem distribuído, difundindo essa iluminação. Já os painéis de LED podem ser escolhidos por sua capacidade de suavizar a iluminação e destacar seu direcionamento.
A escolha da iluminação para cozinha adequada é uma das grandes responsáveis por evocar uma sensação de harmonia e bem-estar para você e sua família, construindo um ambiente mais sofisticado, acolhedor e envolvente.
E se você deseja continuar acompanhando o que há de melhor nas tendências e arquitetura, confira ainda nosso post sobre ambientes integrados e como fazê-los funcionarem na prática.
Até a próxima!