Gentileza urbana é um conceito que tem ganhado destaque nos últimos anos. Com a crescente preocupação com a qualidade de vida, tanto dentro como fora de casa, ações que promovem a gentileza urbana estão cada dia mais requisitadas.
Podemos considerar como gentileza urbana todas e quaisquer ações pensadas para as pessoas e desenvolvidas para melhorar o ambiente urbano, beneficiando a convivência entre os moradores da cidade. Por exemplo, tapumes que interagem com pedestres, praças revitalizadas, feiras na rua, entre outras opções.
É importante que a cidade ofereça aos seus moradores elementos que promovam o pertencimento com projetos desenvolvidos pensando na arquitetura sustentável, otimizando o uso de recursos naturais e buscando gerar mínimo impacto no meio ambiente. E esses projetos podem ser de iniciativas públicas ou privadas.
Na Plaenge, entendemos a importância da relação que as pessoas têm com o entorno e temos adotado ações de gentileza urbana em diversas cidades onde operamos. Nossos empreendimentos são pensados com cuidado em certas questões como segurança, harmonia visual, espaços verdes, acessibilidade e outros.
Adoção e revitalização de espaços públicos é gentileza urbana
Além de pensar na concepção do próprio empreendimento, as áreas ao entorno também são essenciais quando buscamos integração e convivência dos moradores. Calçadas com acessibilidade, jardins, áreas com parquinhos para crianças, espaço para atividade física, bancos e garagem de bicicletas são apenas algumas das ações que podem transformar a cidade.
A adoção de espaços públicos, como parques, praças, canteiros e terrenos sem movimentação são mais um exemplo da gentileza urbana. Revitalizar essas áreas ajuda a mantê-las preservadas, devolvendo-as para a população e permitindo seu uso consciente.
Em Londrina, por exemplo, a nossa iniciativa Plaenge Parque Urbano, trouxe uma proposta diferenciada para algumas praças dentro da cidade. Revitalizamos a Praça Pé Vermelho e também na Praça dos Pioneiros, onde semanalmente ocorre o Sábado no Parque, que reúne uma feira e atividades para os moradores do seu entorno.
Áreas com muito verde, espaço para passeios com crianças e pets e um projeto de paisagismo conectado à linguagem urbana que a Plaenge já imprime ao bairro, com mobiliário e iluminação característicos, são alguns destaques da proposta.
O Plaenge Parque Urbano valoriza a área de preservação ambiental da região, o equilíbrio entre as comodidades da vida urbana e a presença exuberante da natureza.
Em Campo Grande, fizemos adequações na Praça Santa Fé com vagas de garagem (50 vagas de moto e 6 vagas de carro), revitalização com paisagismo, plantio de árvores, calçamento, pintura, troca do gradil, troca de iluminação, sinalização e a instalação de um monumento no local.
Se você concorda com a importância de ações como essas, então venha conhecer nosso site sobre ESG e confira os projetos que apoiamos.