Praça República das Armênias recebe 50 mudas de árvores nativas e exóticas. Foto: Lucas Durões
As mesmas mãos que ajudam a construir sonhos, se dedicaram a deixar mais um legado: o plantio de 50 mudas de árvores nativas e exóticas na Praça República das Armênias. A ação conclui a iniciativa “Floresta das 30”, iniciada em 2021, com transplante de 30 árvores adultas e plantio de mais de 1.780 mudas em várias regiões de Campo Grande.
A iniciativa que faz parte do Projeto Raízes, plataforma da Plaenge em Campo Grande que tem como objetivo reforçar a importância do desenvolvimento sustentável, promoveu o plantio de mudas e a conclusão da iniciativa “Floresta das 30” (leia mais aqui), em um fim de semana que envolveu os colaboradores do grupo, suas famílias e vizinhos da praça, que fica no Bairro Giocondo Orsi.
Plantio de mudas e aula ao ar livre
O plantio das mudas de árvores contou com uma parceria especial do coletivo Mil Pelo Planeta, projeto dedicado a realizar o plantio de árvores nativas com sistema agroflorestal. Os participantes foram recebidos com frutas, água e um café da manhã acompanhado de produtos orgânicos.
Antes de iniciarem os plantios, integrantes do Mil Pelo Planeta ensinaram passo-a-passo o processo de manuseio das mudas de árvores. Realizando a inserção de hidrogel para manter a umidade das mudas, “muvuca de sementes”, para alimentar, distrair as formigas, evitando ataques e proteger as plantas, além de aplicação com suplementos naturais e palha de arroz. Cada árvore ainda contou com uma placa onde poderia ser escrito o nome da família participante.
A Superintendente Regional da Plaenge, Valéria Gabas destaca que foi uma manhã enriquecedora de participação e conhecimento.
“Para a Plaenge é bem importante a iniciativa Floresta das 30, que está dentro do Projeto Raízes, algo que cuidamos com muito carinho. Muito bom poder estar com a equipe construindo todo o projeto, como também os nossos colaboradores podendo participar e ter um dia tão enriquecedor de aprendizado. O que aprendemos sobre educação ambiental, com certeza, levaremos para os nossos lares, nossas famílias e compartilhar conhecimento”, afirma.
A assistente de atendimento Eliane Moraes participou do plantio junto com o marido Vagner. Gestante de 5 meses, o casal quis homenagear a filha plantando um Ipê Roxo com o nome de Liz Araújo Moraes.
“A gente quis homenagear a nossa filha que está chegando e para ela depois saber que plantamos uma árvore. Depois queremos ensiná-la a ter esse contato com a natureza, que nós gostamos muito. Fizemos o plantio e foi muito bacana. Gravei vários vídeos para deixar de registro, para ela ver quando crescer e tirarmos fotos com a árvore grande e florida”, afirma.
Eliane também revelou que aprendeu muito com as informações repassadas de como plantar uma árvore. “Da forma como foi feito, com explicação da importância de cada item para o plantio, o que era importante, dessa forma, nunca tínhamos participado. Achamos muito interessante e meu marido inclusive compartilhou sobre o plantio na empresa onde ele trabalha”, declara.
A iniciativa Floresta das 30, contou com a liderança da Supervisora de Planejamento e Controle, Laina Pires, que compartilhou a satisfação de toda o grupo em participar da ação.
“Estar nesse evento simbolizando a conclusão do Floresta das 30, com os colaboradores, ver a alegria das famílias e das crianças, deixar uma marca na história, uma árvore que vai ficar por muito tempo é gratificante. Depois de 10 ou 15 anos ao passarmos por aqui, vamos nos lembrar desse dia. Temos uma satisfação muito grande em participar dessa iniciativa”, declara Laina.
Parceria
O Projeto Raízes contou com a parceria do coletivo Mil Pelo Planeta, que auxiliou os colaboradores, suas famílias e os vizinhos que se juntaram à ação.
Néo Ávila, coordenador do coletivo, afirma que a parceria com o Grupo Plaenge foi muito especial pelo fato da empresa valorizar os conceitos ESG e pelo envolvimento dos colaboradores em uma ação com a família.
“Fiquei profundamente tocado, emocionado e grato pela parceria. Desde o primeiro horário, por volta das 8h, já estava cheio de colaboradores da Plaenge, com a família, amigos. Cada árvore com placas e os nomes das famílias, uma ação muito simbólica e muito importante porque a empresa mostra como está alinhada aos conceitos ESG. Estamos felizes em poder compartilhar conhecimento, contribuir e participar desse momento. Só temos a agradecer ao Grupo Plaenge pela confiança”, finaliza.
ESG
As iniciativas do Grupo Plaenge estão alinhadas com nossa responsabilidade socioambiental, desde nosso início há 50 anos atrás, destes mais de 34 anos em Campo Grande (MS).
Para nós, o ESG – sigla em inglês para ação social, meio ambiente e governança – é um reforço do compromisso com o nosso modelo de gestão.
O Grupo Plaenge participa de forma positiva em cada localidade onde atua, atuando ativamente para o desenvolvimento sustentável da sociedade, promovendo iniciativas que valorizam o meio ambiente urbano e apoiando instituições que promovem ações sociais e culturais.