Ter uma biblioteca particular é sempre um desejo para aquelas pessoas que são boas amantes da literatura. A união entre o conforto de seu apartamento e um bom livro é a motivação perfeita para você buscar entender qual a melhor maneira de planejar esse espaço dos sonhos..
E para que seu merecido momento de descanso e relaxamento possa ser aproveitado ao máximo, alguns cuidados com relação à escolha do ambiente, estrutura, decoração e organização devem ser considerados. Por isso, trouxemos hoje 7 dicas para garantir muito aconchego e sofisticação. Continue a leitura e acompanhe.
1. Escolha o ambiente adequado
É preciso definir com muita cautela o espaço que irá abrigar seus exemplares, afinal, o cuidado com a vida útil dos livros é essencial e está diretamente ligado a alguns fatores mais estruturais.
– Cuidado com a umidade;
– Uso de materiais de qualidade;
– Conforto acústico;
– Boa circulação de ar.
Primeiro, escolha para o ambiente de sua biblioteca particular um espaço que esteja longe de outros pontos de umidade em seu apartamento, como, por exemplo, banheiros e cozinha. Isso porque a umidade é uma inimiga natural dos livros, devendo ser evitada a qualquer custo.
Portanto, opte por materiais de qualidade, mas que ainda tragam estilo e acabamento estético. Uma das melhores opções para garantir a durabilidade desse isolamento da umidade é o porcelanato.
Já a acústica perfeita para um espaço de biblioteca também necessita de uma atenção a mais. Afinal, ela contribui para a construção do momento de silêncio, tranquilidade e atenção para sua leitura. Invista, portanto, em revestimentos próprios para isso.
Por fim, prefira um cômodo que favoreça, em sua disposição, a entrada de ventilação e também da luz natural, importantes elementos para a conservação de suas obras.
Veja ainda: Porcelanato natural – o que você precisa saber sobre essa tendência.
2. Aposte na iluminação
Muito relacionado com a dica anterior, a possibilidade de aproveitar a entrada da luz natural em seu apartamento é um ponto de destaque para sua biblioteca particular.
E para seus momentos de leitura noturnos ou quando não for possível contar com a claridade do dia, opte pela escolha de uma iluminação artificial mais uniforme, que propicie a luminosidade fundamental para que você desfrute o ambiente da melhor forma possível e com o máximo de conforto visual.
Elementos como abajures e luminárias também podem ser importantes pontos para trazer aconchego na decoração.
3. Defina o estilo da decoração
A composição da atmosfera deve seguir o seu estilo pessoal. Caso opte por seguir uma linha mais clássica, por exemplo, escolha elementos que contenham um toque a mais de requinte, e aposte em móveis e tecidos de muita qualidade.
Materiais mais nobres, tonalidade neutra e ornamentos podem ajudar a dar o tom final. O mesmo vale para qualquer outra definição de estilo, havendo espaço para toques de personalidade até mesmo em uma elaboração mais moderna e contemporânea.
Lembrando, ainda, que o seu estilo norteará a escolha de cada item, desde sua poltrona de leitura até mesmo a estante desejada.
4. Selecione uma paleta de cores
Serenidade, aconchego e tranquilidade: todas essas são características possíveis de serem transmitidas através da escolha certa das tonalidades de sua biblioteca particular.
Afinal, esse momento de entrega a um hobby tão envolvente pode ser estimulado visualmente. E o poder da paleta certa de cores não deve ser subestimado.
É claro que o equilíbrio consegue ser atingido com a escolha de uma boa harmonização de cada tom. É interessante fazer um mix entre as suas preferidas, trazendo seus elementos também em detalhes e texturas dispostas no ambiente.
Caso opte por contrastar cores, busque fazer entre tons que possam de alguma forma se complementar.
Veja ainda: 5 cores que acalmam – escolhas para relaxar seu ambiente.
5. Estabeleça a disposição e escolha dos móveis
Imagine chegar em seu apartamento após um dia exaustivo, onde tudo o que deseja é ter a chance de se aconchegar e dar continuidade à leitura daquela obra imperdível.
Poder se acomodar em uma poltrona e sentar-se confortavelmente para embarcar pelos próximos minutos (ou até mesmo horas) em uma deliciosa jornada de conhecimento e relaxamento é certamente a pedida perfeita para sua rotina.
A escolha de uma boa disposição espacial dos móveis certos é um item essencial para a construção desse momento de total imersão. Uma poltrona ou sofá bastante confortáveis, estantes e prateleiras para arranjar seus exemplares e luminárias que criam a atmosfera de acolhimento, são ideais.
Há ainda quem opte por ter elementos como pianos ou até mesmo mesa de estudos, e qualquer uma dessas escolhas é válida na construção do espaço perfeito para você.
6. Faça uma organização dos seus livros
Para os grandes protagonistas desse cômodo em seu apartamento, a organização pode ser realizada conforme seu desejo.
Caso prefira algo mais tradicional, a organização dos seus livros por ordem alfabética pode ser um passo que traz mais funcionalidade.
Você pode ainda escolher fazer a disposição por áreas do saber, gêneros e até mesmo por cores. Essa última sendo uma criativa aposta para composição da decoração.
Seja qual for sua preferência, essa organização também irá direcioná-la para como dispor suas obras. Prateleiras suspensas, estantes ou algum outro móvel que possibilite um prático acesso.
7. Elementos finais da decoração
Ainda que o maior propósito desse espaço é ser de maior reclusão e atenção, itens de decoração podem auxiliar a criar a atmosfera desejada para sua biblioteca. Quadros, flores, tapetes, objetos pessoais e até mesmo relacionados a algum autor ou obra preferida, são ótimas opções de decoração para esse espaço.
Caso seja adepta de um estilo de decoração mais atemporal, por exemplo, existem acessórios específicos que você pode escolher para compor esse ambiente. E, seja qual for o clima desejado, pode ser replicado de maneira a fazer desse espaço algo que fique do seu jeito.
A chance de criar uma biblioteca particular que traduza toda a sua personalidade e necessidades fica ainda mais possível com todas essas dicas.
E se você gostou e quer continuar acompanhando os principais posts sobre o mundo de tendências da arquitetura, continue lendo nosso blog.