Os estilos de decoração são essenciais na hora de planejar o seu apartamento. Desde a planta, suas características podem ser pensadas para combinar com os vários estilos que pautam a decoração.
Escolher o estilo certo para os ambientes é parte fundamental do início do projeto de um apartamento. Cada estilo possui suas particularidades e, quando identificados, são capazes de amplificar a sua personalidade.
Continue a leitura para conferir os principais estilos de luxo presentes na decoração e veja como aplicá-los no seu apartamento!
1. Estilo clássico
O estilo clássico é sempre a primeira opção quando se pensa em estilos de decoração luxuosos. Tudo o que compõe a decoração do estilo clássico remete a sensações de imponência, exuberância e classe.
Esse estilo costuma funcionar bem em ambientes de espaço amplo, combinando tecidos e móveis que impressionam pela qualidade elevada e pelo requinte. Aqui, o dourado e a cor de bronze são muito utilizadas, além de materiais como o mármore e madeiras nobres.
2. Estilo minimalista
O minimalismo é um estilo que vem se tornando cada vez mais comum e conhecido em apartamentos de alto padrão. Suas características são perfeitas para a criação de ambientes neutros, prezando pela funcionalidade e pelo conforto.
O estilo, da mesma forma que busca ser discreto e funcional, prioriza formas de aliar essas características com a classe e a sofisticação. Suas cores e móveis costumam ser neutros e discretos, com poucos ou nenhum detalhe para que o destaque e foco da composição seja o todo e a harmonia da união de cada componente.
3. Estilo moderno
O estilo moderno possui como prioridade a funcionalidade das formas e de cada peça que compõe a sua decoração. Isso pelo fato de que, em sua criação, a premissa era contrariar as ideias e princípios seguidos pelo século XIX.
O século XIX, que ficou conhecido como o século da história e das revoluções, contava com um estilo de decoração mais pesada e repleta de detalhes. Na contramão dessas características, o estilo moderno preza pela praticidade.
Nesse sentido, a utilidade ganha espaço em detrimento da beleza e do excesso. O lema do estilo moderno é o famoso “menos é mais”.
4. Estilo retrô
Diferentemente do estilo vintage, que conta com peças que sofreram as ações do tempo e do espaço, como arranhões e marcas de uso, o estilo retrô é caracterizado pela releitura do que já foi tendência no passado. Sendo assim, apesar da estética remeter a momentos antigos, as peças são produzidas no presente.
Esse formato de decoração busca retomar épocas que foram marcantes. Por isso, é importante investir nos detalhes que remetam à época, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos com design antigo.
Procure incrementar a decoração com quadros e móveis, como aqueles usados na época.
5. Estilo escandinavo
A característica principal do estilo escandinavo é a mistura entre tendências. A forma de decoração é representada pela soma do moderno com o tradicional, tendo como prioridade o conforto e o bem-estar.
As cores são muito importantes para que o estilo remeta às sensações mais tranquilas. Por isso, seus tons são quase sempre mais claros, servindo apenas como composição e não como destaque decorativo.
Esse estilo surgiu da necessidade dos nórdicos de conviverem com um clima frio e com pouca iluminação natural, principalmente em épocas mais frias do ano como o inverno. Os tons claros, nesse aspecto, ajudam a refletir a luz, enquanto os mais escuros apenas absorveriam.
Com relação às peças do ambiente, vale apostar em itens confortáveis e modernos inspirados no design escandinavo, como móveis com linhas retas. Tecidos como algodão, microfibra e lã são ótimas opções!
6. Estilo art déco
O estilo art déco se caracteriza pela mistura de dois dos estilos já citados nesse post. A união do estilo clássico com o estilo moderno forma esse estilo de decoração luxuoso, que sempre se aproxima dos aspectos de riqueza.
De maneira geral, o art déco é o ponto de mescla entre objetos de artesanato com peças refinadas e luxuosas, como ouro, prata e marfim. Sua característica principal se define pela extravagância e sofisticação, sem perder a elegância e a coerência.
7. Estilo cottage
O estilo cottage é inspirado nas casas de campo, apresentando uma sensação agradável e de aconchego para quem experimenta essa decoração. Não à toa, o termo “cottage” significa cabana!
Aqui, podem ser usadas cores pastel, tons suaves e estampas com flores para decorar e compor o ambiente. Apesar de ser muito parecido com o estilo Provençal, o Cottage se diferencia no uso de peças próximas do universo romântico e feminino.
Dessa maneira, o que se valoriza nesse estilo são as minúcias, os ornamentos e detalhes. Com características de ambientes vintage, peças delicadas que expressam leveza marcam e caracterizam o estilo.
Confira também: 5 ideias de quarto de casal de luxo para se inspirar
8. Estilo boudoir
O estilo boudoir, como o nome indica, faz referência a todo o luxo transmitido pela corte francesa. A decoração boudoir une e equilibra a sensualidade e o romantismo, caracterizada por tecidos moles e requintados, como cetim e renda.
Seu charme e elegância são transmitidos através de pérolas, laços e flores. Todas as suas peças e composições são delicadas, com tons de cinza, nude, branco, rosa e detalhes em preto.
9. Estilo boho chic
A tendência desse estilo de luxo é conhecida pela mistura em sua mais pura essência. A mescla de texturas e cores se afasta das vertentes tradicionais sem abandonar o charme e a modernidade.
Dessa forma, o boho chic se define pela inovação e criatividade. Ele combina os estilos country, romântico e vintage, com referências das etnias orientais, hippie e punk, se diferenciando pela personalidade e exclusividade.
10. Estilo barroco
Esse estilo é a tradução do luxo em uma das formas mais tradicionais. A decoração barroca se mostra principalmente na riqueza e grandeza característica dos seus acessórios e móveis, sempre muito bem detalhados.
Em salas de estar de luxo barrocas, vale a pena planejar a iluminação para que ela valorize os detalhes. Pense de forma que ela tenha harmonia com o restante do ambiente.
Os adornos, decorações de teto e espelhos com molduras imponentes são destaque do estilo. A decoração barroca, inclusive, se faz presente no famoso Palácio de Versalhes.
Extra: Estilo glamour
O estilo glamour pode ser traduzido como o estilo do excêntrico, do brilho e da dramaticidade. Aqui, veludo, cobre, ouro, seda e tudo o que expressa a luxúria é permitido.
Mesmo em decorações que fazem referência mais próxima de estilos do passado, hoje em dia é quase impossível não incluir a tecnologia nos ambientes. Veja como usar a tecnologia na decoração do seu apartamento e aliá-la ao seu estilo preferido!