Uma boa noite de sono é necessária para nossa saúde mental e física! Para que isso aconteça da melhor maneira possível, é preciso que o quarto seja confortável, arejado e tenha a iluminação correta.
Responsável pelo bem-estar de toda a família, a parte luminosa dos ambientes está presente em todos os projetos de arquitetura. A iluminação para cozinha, por exemplo, proporciona um ambiente acolhedor para receber a família no final do dia ou os amigos para aquele jantar especial no final de semana.
A iluminação é diretamente responsável pela qualidade do sono, desde o aproveitamento da luz natural durante o dia até o uso da luz amarela antes de dormir. Preparamos este post com dicas de iluminação para que seu quarto seja um ambiente de refúgio, intimista e aconchegante.
Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
1. Iluminação natural
A iluminação natural deixa o ambiente aconchegante. Durante o dia, utilize-a ao máximo para iluminar o quarto todo. Ela é benéfica de diversas maneiras, auxiliando no nosso bem-estar e regulando nosso ciclo biológico, além de ajudar a economizar a energia elétrica.
Para controlar a luminosidade e proporcionar conforto visual, utilize cortinas de tecido, blackout ou persianas. Além de agregar personalidade à decoração, cria um ambiente confortável e permite a entrada da luz adequada para suas atividades.
As cores monocromáticas claras ajudam a iluminar o lugar e refletem a luz natural, veja também dicas de decoração monocromática para aplicar no seu apartamento.
2. Temperatura das lâmpadas
A temperatura das lâmpadas faz diferença para os momentos que exigem atenção ou descanso. As lâmpadas frias, que emitem luz branca, despertam nosso cérebro e ajudam a manter o foco.
As lâmpadas quentes, que emitem luz amarela, transmitem sensação de relaxamento e são ideais para ambientes para descansar, como sala de estar, quartos e banheiros.
Se deseja ter controle sobre a intensidade da iluminação, instale um dimmer para criar diferentes ambientes e efeitos. Com esse aparelho, é possível alterar a intensidade da lâmpada de forma gradual.
Veja também: Iluminação para sala: dicas para deixar o ambiente aconchegante
3. Distribua os pontos de luz
Distribuir pontos de luz pelo quarto auxilia no conforto do ambiente para deixar a iluminação uniforme, além de criar diferentes efeitos. Assim, pode-se utilizar cada ponto de luz para momentos variados.
Invista em arandelas, spots, fitas de LED, cordões de luz e mais. Instale a fita e o cordão ao redor da cabeceira da cama, abaixo de prateleiras ou nas paredes para destacar quadros e fotos, elas trazem a sensação de ambiente intimista e confortável.
4. Luminárias de cabeceira
Abajur ou luminária dão um toque charmoso ao quarto, ao mesmo tempo que são muito úteis para quem gosta de ler antes de dormir ou acorda durante a noite para ir ao banheiro.
Esses objetos são ótimos para quem precisa de pouca luz no quarto e não quer ligar o lustre para iluminar demais o cômodo. Para agregar mais conforto no ambiente, aposte em tons pastel nas paredes e na decoração do seu apartamento.
5. Lustre
O lustre central vai iluminar o quarto todo, por isso, escolha o modelo que combine com a decoração do ambiente. Existem diversas opções no mercado: redondas, quadradas, penduradas, coloridas, metalizadas e mais.
Caso tenha um espaço para home office ou estudo no quarto, utilize lâmpadas frias no lustre e lâmpadas quentes nos demais itens de iluminação. Assim, o lustre vai ajudar a te deixar atento para essas atividades e as outras lâmpadas vão proporcionar calmaria e descanso.
Se você gosta muito de ler, veja como montar uma biblioteca particular e acertar na iluminação do seu espaço.
6. Lâmpadas inteligentes
Para quem gosta de modernidade, as lâmpadas inteligentes, também conhecidas como lâmpadas Smart, são práticas e podem ser ajustadas por controle de voz, aplicativos ou dispositivos eletrônicos como a Alexa.
Esse tipo de lâmpada, diferente das comuns, possui diversas funcionalidades, como:
- Intensidade;
- Cores;
- Temperatura da lâmpada;
- Conexão de música;
- Horários para ligar e desligar.
Por ser Smart, essa lâmpada precisa estar conectada a uma rede Wi-Fi para funcionar e ser possível fazer a configuração para poder acessar pelo aplicativo ou comando de voz.
Leia também: Banheira Spa: Tenha um ambiente relaxante dentro do seu apartamento
7. Luz indireta
A luz indireta deixa o ambiente intimista, perfeito para relaxar e descansar. É uma técnica que utiliza superfícies para refletir a luz e iluminar o cômodo de forma harmoniosa e acolhedora.
Algumas formas de utilizar a luz indireta são apostar em sancas ou direcionar as lâmpadas para iluminar as paredes e os espelhos. Outra forma de utilizar a luz indireta é instalar fitas de LED dentro de armários, abaixo de prateleiras ou ao redor de quadros para criar pontos de luz.
Decorar certamente é uma das partes mais prazerosas da compra de um apartamento. Por isso, continue navegando no nosso blog e saiba tudo sobre decoração clássica: conheça o estilo e saiba como usá-lo no seu espaço.