Raízes da História, iniciativa do Grupo Plaenge, revitaliza canteiro e dá ‘voz’ a Árvore da Paz
Uma árvore que fala. Parece algo visto somente em filmes ou desenhos, mas agora também é realidade em Campo Grande. A Tamboril, também conhecida como “Árvore da Paz”, localizada na Rua da Paz quase esquina com a Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Jardim dos Estados “conta histórias” e “fala sobre crescimento da cidade ao seu redor” para os visitantes.
A iniciativa surgiu do grupo Raízes da História, formado por colaboradores do Grupo Plaenge, que pretende valorizar a história das árvores antigas de Campo Grande, por meio de audiobooks ou áudio-livros, uma espécie de pequenos livros em áudio.
O Raízes da História é uma das iniciativas que faz parte do Projeto Raízes. Uma plataforma lançada pelo Grupo Plaenge em Campo Grande que reúne as diversas ações da empresa nos mais de 33 anos de operação em MS, dentro dos pilares da sustentabilidade.
A árvore “que fala”
Com apoio e suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), os colaboradores que fazem parte do Raízes da História, desenvolveram e planejaram a revitalização do canteiro, nova infraestrutura e um tótem com um QR Code, que leva os visitantes a acessar um áudio-livro, onde a Árvore da Paz “fala e conta a sua história”, com direito até a uma declamação de poesia de Manoel de Barros.
A experiência imersiva leva os visitantes a “ouvir” a 1ª árvore tombada de Campo Grande, como patrimônio histórico, cultural e paisagístico da cidade, desde junho de 2009.
Para a Analista de Desenvolvimento de Produto, Larissa Navarrete, representante do grupo Raízes da História, participar da ação foi algo gratificante. “Estou muito feliz de participar do projeto e de ver a atenção com a preservação ambiental e desenvolvimento da cidade, que a Plaenge tem com Campo Grande. Poder participar dessa revitalização e dar “voz” a história da Árvore da Paz para a nossa cidade foi incrível”.
A Superintendente Regional da Plaenge, Valéria Gabas, disse que a revitalização da Árvore da Paz realizada pelo Raízes da História é mais um momento de felicidade que simboliza mais uma das ações da Plaenge para a cidade.
“Desenvolvemos vários projetos que tem como objetivo proporcionar bem-estar aos campo-grandenses, sempre mantendo um compromisso com o desenvolvimento, preservando suas histórias e seus costumes. Um exemplo dessa ação é poder por exemplo, conhecer a história da cidade, descansar com a sombra da árvore da Paz, apreciar a paisagem e tomar um tereré”, afirma.
Fã do Projeto Raízes, o diretor da Plaenge, Édison Holzmann relembra que nestes mais de 33 anos de atuação em Campo Grande, a empresa sempre participou ativamente de ações ligadas à sustentabilidade. “Participamos de inúmeros projetos ligados ao meio ambiente e ações sociais, pois entendemos que temos um compromisso com Campo Grande, uma cidade que nos acolheu e que a Plaenge tem orgulho em participar do seu crescimento e desenvolvimento”, diz Holzmann.
De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, a iniciativa da Plaenge é importante pois valoriza a arborização da cidade. “Campo Grande é reconhecida mundialmente como Tree City of the World – “Cidade Árvore do Mundo” – e essa ferramenta tecnológica com certeza chamará a atenção para que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a história das nossas árvores. Uma ação importante que só vem a somar com tantas outras iniciativas valorizando a arborização urbana de Campo Grande”, afirma Costa.
Serviço
A Árvore da Paz está localizada Rua da Paz, próximo à esquina com da Rua Rio Grande do Sul, no Bairro Jardim dos Estados. A visitação é aberta a toda população de forma gratuita. Para ouvir o áudio-livro, basta acessar o QR Code no tótem afixado local, ou clicando aqui.
Saiba mais sobre o Grupo Plaenge: www.plaenge.com.br
Instagram: @plaenge
Fotos Junior Zamuner e Regina Aoki