Decoração aconchegante e que traz a natureza para dentro do apartamento de forma ecologicamente sustentável, essa é a proposta das fibras naturais.
Feitas a partir de elementos encontrados na natureza, as tramas, que podem ser vegetais, animais ou minerais, ganharam destaque na decoração nas décadas de 50 e 70, incialmente para áreas externas e jardins. Atualmente, a valorização de produtos naturais trouxe essa tendência até o interior das casas, proporcionando um toque de acolhimento e conforto para salas, cozinhas, escritórios e até mesmo aos quartos.
Além de resistente e prática, a fibra natural é produzida sem agredir a natureza, de forma totalmente sustentável, o que torna seu uso ainda mais interessante.
Conheça as fibras naturais
– Sisal: encontrado em regiões de calor, como no Nordeste, fornece folhas para artesanato. Dele são criados itens de decoração como tapetes e cadeiras;
– Folha de bananeira: popular em várias regiões brasileiras, pode ser facilmente transformada em vasos, enfeites, cestos e suportes para decoração no geral.
– Vime: fibra utilizada para criação de poltronas, cestos e cadeiras;
– Palha: retirada da bananeira, a palha possui uma grande resistência e pode ser matéria-prima para criar tapetes, cestos e itens de decoração;
– Rattan: muito parecido com o vime, o Rattan pode ser trançado e utilizado em poltronas, cadeiras e sofás;
– Bambu: fibra retirada de uma das plantas mais resistentes do mundo, podendo ser utilizada na confecção de cadeiras, móveis e cestos.
– Linho: pode dar origem a produtos maiores, como armários e guarda-roupas.
– Cânhamo: amplamente utilizado para a confecção de peças de iluminação, como lustres, luminárias e abajures.
Como usar a fibra natural na decoração
A ideia dessa tendência é misturar estilos e mudar o visual dos cômodos. A produção artesanal de móveis, por exemplo, está cada vez mais forte no Brasil e no mundo. Isso significa que cada dia que passa, temos mais produtos disponíveis no mercado, que poderão compor a decoração do seu apartamento.
Abaixo separamos algumas ideias de onde usar a fibra natural, acompanhe!
Movéis– Sofás, poltronas e mesas de centro, são apenas alguns exemplos de móveis que podem ser feitos de fibras naturais. Na sala de jantar, você pode trocar a cadeira comum de tecido por cadeiras de fibras naturais, mudando completamente o ambiente e o deixando com um aspecto mais leve.
Luminárias– Os pendentes e luminárias de fibras naturais se tornam o verdadeiro foco de onde estão. Colocar uma luminária de rattan ou vime em sua sala, por exemplo, trará personalidade e leveza ao ambiente.
Cestos – Os cestos feitos com fibras naturais são os queridinhos de todos. Além de compor a decoração, servem para organizar qualquer espaço da casa. Você pode deixá-lo na sala embaixo da mesa de centro para guardar revistas ou no banheiro como um cesto de roupa, por exemplo.
Tapete – Os tapetes são um clássico. Eles duram bastante tempo e combinam com tudo! Sua manutenção e limpeza são simples e ele pode ser usado em todos os ambientes da casa.
Parede – Uma novidade na tendência das fibras naturais é usá-las nos revestimentos das paredes. Eles são atemporais e deixam qualquer ambiente da casa mais aconchegante, combinando facilmente com outros materiais ou tendências.
Gostou das dicas de como aproveitar as fibras naturais em seu apartamento? Se você gosta de conforto e natureza, então veja também nossa matéria sobre o Estilo Japandi!