Empresa é referência em inovação e design nas cidades chilenas onde atua
O intercâmbio de experiências entre as equipes brasileiras e chilenas é uma das grandes marcas da operação da Plaenge no Chile. Em recente visita ao país, o diretor da Plaenge, Marcelo Resquetti, e o gerente regional em Londrina, Rodolfo Sugeta, conheceram o modelo de negócios da expansão internacional.
“A operação no Chile mostra o grande poder de realização da Plaenge. Chegamos a um país com uma cultura diferente e já nos tornamos referência nas cidades onde atuamos”, conta Sugeta.
No Chile desde 2009, a Plaenge está na capital Santiago – onde prepara o lançamento do primeiro empreendimento – e também na região Sul. Atualmente, são sete obras em execução no país e o ritmo de lançamentos é acelerado. No primeiro semestre foram lançados dois projetos e, até o fim de 2022, a previsão é apresentar mais dois empreendimentos.
Valores empresariais em alta
Sugeta destaca que os valores empresariais da Plaenge estão muito presentes no Chile.
“Somos uma empresa ética, reconhecida pela solidez, gestão participativa e visão de futuro, que preza o respeito às pessoas e o fazer bem feito. Tais valores já são consolidados em todas as regionais brasileiras e conquistaram também o Chile”, conta.
Outra característica da Plaenge é se envolver com a comunidade das regiões onde atua. Isso se expressa no profundo conhecimento das características de cada cidade e no envolvimento das lideranças em entidades representativas da sociedade civil.
O gerente geral da Plaenge no Chile, Gustavo Marcondes, é o presidente da Câmara Chilena da Construção (CChC) da região de La Araucanía. Gustavo é de Londrina e está no Chile há 13 anos, desde o início das atividades de expansão da Plaenge no país andino. É, também, o primeiro estrangeiro a ocupar o cargo de presidência da entidade.
Do Chile para o Brasil
Acompanhado por parte de sua equipe de engenharia, Marcondes esteve no Brasil para conhecer mais a fundo algumas transformações importantes da empresa, principalmente na área de gestão de projetos.
Ele conta que algumas marcas registradas da Plaenge, como as áreas de lazer completas e as Centrais de Decorados para apresentação dos empreendimentos, já foram incorporadas na operação chilena e agradam o mercado, que passou a valorizar o design inovador da marca.
Primeiro brasileiro a atuar na operação da Plaenge Chile, ele reforça que os valores claros e os processos bem definidos da empresa colaboram para a consolidação da cultura empresarial entre os colaboradores chilenos. “Também levamos para o Chile o nosso compromisso com o cliente”, expõe.
Expansões são estratégicas para a empresa
A operação do Chile representa, hoje, 10% de toda a movimentação da Plaenge nos dois países. A presença internacional faz parte de uma estratégia de expansão adotada pela empresa ainda na década de 1980, quando ampliou negócios para Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Nas duas capitais, a Plaenge é líder de mercado.
Hoje, além do Chile, a construtora atua nas nove principais cidades do Centro Sul do País: São Paulo, Curitiba, Londrina, Maringá, Cuiabá, Campo Grande, Campinas, Porto Alegre e Joinville. “As expansões trazem segurança e novas oportunidades, pois garantem a atuação da empresa em regiões com ciclos econômicos distintos e diferentes fontes de geração de riquezas”, aponta Sugeta, lembrando que a experiência de chegar a novos mercados tornou a Plaenge cada vez mais organizada, inovadora e competitiva.
Fotos: Divulgação Plaenge
Texto: Toda Rede Comunicação