A Plaenge

Um espaço, vários usos: invista na praticidade do cômodo funcional

Conteúdo

    Criar mais de um uso para o mesmo ambiente se encaixa perfeitamente na necessidade de quem precisa de um novo home office ou espaço de estudos

    Nunca se passou tanto tempo em casa desde que o distanciamento social virou palavra de ordem no dia a dia. Diante dessa nova realidade, muitas salas de jantar se transformaram em estúdios, quartos viraram salas de aula e outras versões surgiram da necessidade e criatividade. O que se imaginava que seria temporário acabou ganhando ares de definitivo. Home office e aulas on-line entraram na rotina e no vocabulário das famílias e não devem sair tão cedo.

    Para aqueles que se adaptaram prontamente – como os que gostaram da ideia de trabalhar um tempo em casa – a hora agora é de pensar em montar o escritório domiciliar. Mas e o espaço?

    acesso no trianon é usado para home office
    No Trianon, o acesso à suíte traz uma proposta de home office funcional

    Se o seu apartamento não tem um local específico para sala de estudos ou home office, uma solução é o cômodo funcional. “Esse conceito surge da necessidade de dar mais de um uso para o ambiente”, explica a arquiteta Thaisa Bohrer. Aproveitar cada centímetro, aliás, é um dos exercícios essenciais de quem precisa aproveitar melhor os espaços ou mesmo para quem busca praticidade.

    quarto de menina com cama e mesa para estudos
    No quarto adolescente do Átrio, projeto já contempla um generoso espaço para estudos

    Não se trata, porém, de apenas dar mais de um uso para o mesmo cômodo. É preciso pensar esse espaço de forma integrada, com a mobília distribuída de modo a atender as diferentes necessidades dos moradores sem prejudicar a circulação de pessoas em qualquer horário do dia.

    A hora do home office com o cômodo funcional

    Antes restritos a profissões com rotinas flexíveis, como as ligadas à internet, os home offices passaram a fazer parte do dia a dia da maioria dos profissionais. Após a experiência forçada de trabalhar em casa, descobrimos que ter um cantinho organizado para realizar algumas tarefas em casa pode aumentar nosso tempo com a família e momentos de lazer, e é aí que entra o conceito de cômodo funcional. A arquiteta ensina que nem todo home office precisa ficar num dos quartos. Um exemplo é o projeto do apartamento decorado do Trend, empreendimento da Plaenge em Campinas (SP), que tem um home office reversível na varanda integrada com a sala.

    A churrasqueira do apartamento só aparece nos finais de semana ou quando se faz necessária. O espaço tem um nicho exclusivo para guardar o notebook, e a proposta, inclusive, também pode funcionar para as crianças e seus estudos. “Usamos a mesma cadeira da mesa de jantar para o home office”, ensina Thaisa, como uma estratégia para deixar os dois ambientes na mesma sintonia.

    Para a profissional, não tem problema o home office ou sala de estudos ficar à mostra, desde que seja organizado. Uma dica é projetar armários para guardar os equipamentos e materiais escolares ao fim do dia. “Precisa ser funcional e estar à mão para quem usa todo dia”, enfatiza.

    Quarto no Hause é comodo funcional para estudos
    O “quarto do menino” do Hause propõe um ambiente organizado para conciliar estudos e lazer

    Outra dica importante é escolher móveis adequados para o trabalho e para o estudo, com mesas e cadeiras na altura correta. Quando o quarto dos filhos é também o local de estudos, separe um lugar específico para a mochila não ficar jogada pelo chão. “Quando tudo tem o seu lugar, o apartamento não fica bagunçado”, diz.

    Tecnologia a favor do conforto

    Na hora de usar a tecnologia a favor dos cômodos funcionais, Thaisa Bohrer cita os vidros polarizados. Eles podem ser utilizados para, por exemplo, separar o home office do quarto de hóspedes. O vidro polarizado se reveza entre opaco e transparente dependendo da necessidade ou não de privacidade.

    A tecnologia também se faz presente nos móveis inteligentes, projetados para compartilhar funções. A bancada da cozinha, por exemplo, pode virar uma mesa de jantar e, para dividir a sala da cozinha em um projeto integrado, que tal fazer uso de um armário de cozinha dupla face que sustenta espaço para TV do outro lado? O mesmo raciocínio serve para o quarto, onde é possível um mesmo móvel funcionar como roupeiro e painel de TV.

    “O compartilhamento de funções é uma tendência que veio para ficar. O espaço é muito precioso, por isso, precisa ser otimizado com versatilidade”, destaca Thaisa.


    Muito mais sobre tendências de decoração atuais para o seu apartamento, você encontra aqui!

    Download WordPress Themes
    Download Nulled WordPress Themes
    Premium WordPress Themes Download
    Download WordPress Themes
    udemy course download free
    download redmi firmware
    Premium WordPress Themes Download
    free online course
    Thaísa Bohrer

    Thaísa Bohrer

    Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

    QR Code

    Baixe o nosso Plaenge APP
    e faça parte do clube

    Aplicativo Plaenge