O Blog da Plaenge continua com seus conteúdos inéditos para apoiar esse período de quarentena em casa. Mais uma vez a chef Ariani Malouf, do restaurante Mahalo em Cuiabá, traz uma receita gostosa e cuiabana para se fazer: caldeirada de pintado com banana da terra.
Ingredientes
– 700 gramas de pintado
– 150 gramas de Cebola
– 3 dentes de Alho
– 70 gramas de Pimentão Vermelho
– 70 gramas de Pimentão Amarelo
– 150 gramas de Tomate
– 250 ml de Leite de coco
– 2 colheres de sopa de Dendê
– Coentro a gosto
– 2 unidades de Pimenta de cheiro
– 1 unidade de Pimenta dedo de moça
– 150 gramas de Arroz branco cru
– 100 gramas de arroz negro cru
Preparação
Comece a receita pelo molho da caldeirada: coloque o azeite de dendê na panela, acrescente a cebola e um pouco de alho e refogue. Após mexer um pouco coloque o pimentão vermelho (retirar todo o miolo branco), pimentão amarelo e o tomate na panela. Após cozinhar acrescente o leite de coco.
Enquanto ferve o caldo, corte a banana da terra em cubos. Você tem duas opções: usar a banana crua direto na caldeirada ou fritar e a adicionar na caldeirada. Corte o pintado em cubos grandes e tempere com sal, pimenta de cheiro e dedo de moça. Se quiser coloque um pouco de limão, desde que seja no máximo 10 minutos antes de ir a panela.
Com a caldeirada fervendo acrescente um pouco de sal, gengibre ralado, pimenta de cheiro e pimenta dedo de moça. Coloque os cubos do peixe e os pedaços da banana. Tampe a panela para ajudar a cozinhar. Caso o molho esteja muito espesso pode acrescentar um pouco de caldo de legumes ou água. Vire o peixe, abaixe o fogo e deixe de 5 a 7 minutos. Para finalizar coloque um pouco de coentro picado e feche a panela.
Para acompanhar cozinhe o arroz branco e o preto em panelas separadas. Eles possuem tempo de cozimento diferente. Coloque os dois na panela e acrescente um pouco de caldo de legumes para aquecer ou se preferir utilize água. Quando arroz estiver quente acrescente uma colher de manteiga e mexa até ela derreter. Para finalizar acrescente bastante cebolinha verde cortada bem fininha.
Texto: Larissa Klein | Ícone Press