Ter um espaço aconchegante, dinâmico e prático para acomodar hóspedes, amigos e familiares é um dos principais desejos de quem tem apartamentos amplos e celebra a arte de receber bem. Nesse sentido, muitos moradores preferem deixar um local reservado para que esses convidados consigam passar noites com conforto e, assim, nasce o quarto de visita.
E se trata de uma área que, muitas vezes, também é usada como escritório, o que acaba deixando algumas dúvidas sobre como planejar a organização e decoração desse ambiente. Foi pensando nisso que separamos a seguir algumas dicas e orientações essenciais para garantir o máximo aproveitamento. Continue a leitura e confira!
O que é o quarto de visitas?
É um ambiente destinado para a hospedagem de convidados e tem como propósito garantir uma estadia tranquila. E, como não é sempre que recebemos alguém, é comum que ele acabe não sendo utilizado em alguns momentos. Por conta disso, nada melhor do que pensar em possibilidades de aproveitamento, até mesmo por conta da tendência do trabalho remoto.
Assim, nasce a ideia de transformação e organização de um cômodo funcional que sirva como escritório e quarto de vista, agregando praticidade e sofisticação.
O que deve ter no quarto de visita?
Partindo da concepção de um acolhimento multifuncional, toda a composição deve refletir um bom planejamento. Com isso, elencamos alguns pontos de atenção que tornam esse projeto super especial.
1. Aposte em uma mobília inteligente
Como o quarto de visita precisa acomodar mais de um uso, seu principal direcionamento precisa ser pautado em um design que destaque diversas funções.
A cama de solteiro, por exemplo, pode ser equipada com um colchão extra e, na disposição da área, ser aproximada da parede, transformando-se em um convidativo sofá. Já a escrivaninha pode abrir espaço para uma bancada mais alongada, que servirá como apoio de outros objetos e malas.
Caso prefira incluir um guarda-roupa, pode utilizá-lo para o armazenamento de itens pessoais e de apetrechos de escritório, sem esquecer de reservar algumas gavetas para os pertences dos visitantes.
2. Recorra a uma proposta mais versátil
O home office é um lugar que pede um uso formal, enquanto o quarto precisa de uma atmosfera harmônica e tranquila. Para unir essas duas atribuições, uma paleta de cores neutra é a melhor saída. Cama, guarda-roupa, bancadas e demais móveis podem seguir os tons pastel, por exemplo.
O ponto de cor mais vibrante deve ser adicionado em itens intimistas e pontuais, como em almofadas, roupas de camas, quadros e demais itens decorativos.
3. Não esqueça de garantir uma boa iluminação
A iluminação é essencial para qualquer apartamento e, em espaços pautados em diferentes usos, precisa ser pensada de maneira personalizada. A iluminação natural confere um equilíbrio ao seu quarto de visitas, enquanto a artificial faz com que você consiga criar cenários ainda mais agradáveis e cativantes.
As arandelas sobre a área da cama/sofá e abajures em cima da mesa de cabeceira devem conter uma luz quente e amarelada. Já os spots da bancada têm que priorizar a luz fria e neutra, por ser uma ótima impulsionadora da produtividade no escritório.
Como decorar o quarto de visita?
Alguns cuidados fazem com que você finalize essa concepção com estilo e requinte. Por isso, selecionamos uma série de dicas para compor a checklist de montagem do quarto de visitas:
1. Itens de cama e banho
Dê uma atenção especial ao espaço da cama: disponha de lençóis e cobertores confortáveis, posicione travesseiros e almofadas de apoio e deixe itens como toalhas, acessórios de higiene pessoal e kit de primeiro socorros de fácil acesso no roupeiro. E, sempre que for receber novos convidados, faça a conferência, higienização e troca desses elementos.
2. Tapetes e cortinas
Tapetes garantem aquele toque de aconchego e deixam a área mais harmônica. Já as cortinas são essenciais para prolongar um dia de descanso ou até mesmo para ajustar a luminosidade do ambiente ao longo do dia.
3. Aromatizantes
Que tal criar um cartão de visitas diferente? Você pode adicionar uma gostosa memória olfativa ao dispor difusores, velas e borrifadores no ambiente, deixando um aroma agradável, refrescante e relaxante, que pode ser adaptado conforme o uso.
4. Plantas
Uma adição de verde e natureza é fundamental para qualquer apartamento, conferindo um ar de receptividade e refúgio e adicionando um charme extra ao local. Para o escritório, trazem vida e versatilidade e, no quarto de visita, embelezam o contexto íntimo, purificam o ar e melhoram o sono. Nesse caso, recorra a espécies como Lavanda, Filodendro e Bambu-palmeira, por exemplo.
E então, entendeu como fazer uma boa organização e decoração do quarto de visitas? Com essas dicas, você ficará pronto para transformar esse ambiente. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos últimos temas e tendências em arquitetura e design com um toque de elegância. Aproveite e confira ainda sobre como organizar o home office. Até o próximo conteúdo!