Revitalização de Canteiro Central fez parte das comemorações de 123 anos da Capital
Dentro das comemorações dos 123 anos de Campo Grande, a Plaenge Urbanismo, como forma de presentear a população de Campo Grande realizou a revitalização do Canteiro Central, da principal avenida da Capital, a Afonso Pena. O local em toda sua extensão e as árvores distribuídas nele foram tombados por seu valor histórico, paisagístico e incorporado ao município.
A revitalização foi iniciada ainda no mês de julho, antecedendo as celebrações do aniversário de Campo Grande. A entrega oficial aconteceu durante uma solenidade no Teatro José Otávio Guizzo, no dia 24 de agosto, com presença da Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes e do secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luiz Eduardo Costa.
“Nossa cidade é referência internacional em relação a nossa arborização, mas também por suas belezas naturais. E claro, no aniversário de Campo Grande, precisamos deixá-la cada vez mais linda. E agradeço aqui a Plaenge, em nome da gerente regional Daniela Soares, por essa parceria e deixar o nosso centro mais lindo e florido”, afirmou.
Para a gerente regional da Plaenge Urbanismo, Daniela Soares, além de contribuir para deixar o Canteiro Central de Campo Grande mais bonito e colorido, é também uma oportunidade de participar e contribuir com desenvolvimento sustentável da cidade.
“Neste aniversário de 123 anos, abraçamos a revitalização do paisagismo no canteiro central da Avenida Afonso Pena, um dos cartões postais da nossa Capital, bem como contribuir com a Central das Árvores. Ações que tornam a cidade mundialmente reconhecida com títulos e premiações, inclusive internacionais pelo seu cuidado com meio ambiente”.
A gerente ainda posicionou que essa ação também é uma das que entram nos registros do Projeto Raízes, uma plataforma que reúne a diversas ações do grupo nos mais de 34 anos de operação em MS, dentro dos pilares da sustentabilidade.
Central das Árvores
Ainda no evento foi anunciado que Campo Grande contará com um centro operacional de arborização – a Central das Árvores – planejada para uma área de preservação ambiental de 14 mil metros quadrados no Bairro Praia da Urca, região urbana do Segredo. A obra será construída com recursos de compensações ambientais e terá uma estrutura de 2.800 metros quadrados. O local contará com apoio da iniciativa privada.
A Central foi planejada de forma sustentável, com reaproveitamento da água da chuva e instalação de placas fotovoltaicas para aproveitamento da energia solar, e vai agilizar o manejo da arborização, além de oferecer suporte para o trabalho de manutenção das árvores.
Assista ao vídeo e confira como ficou a revitalização do Canteiro Central da Afonso Pena:
Confira mais ações como essa em nossa editoria Construímos Sonhos.
Texto por Marcelo Varela, Analista de Comunicação da Plaenge em Campo Grande.
Fotos por Cyro Clemente.