Ao visitar um empreendimento assinado pela Plaenge ou Vanguard, salta aos olhos a qualidade em cada detalhe do imóvel, seja na estrutura que compõe os residenciais, seja no acabamento primoroso das unidades, entre outros aspectos.
A parte que você não vê, ao circular pelos apartamentos e prédios da construtora, envolve técnicas construtivas avançadas e tecnologia de ponta, com o uso intensivo do sistema denominado BIM (do inglês, Building Information Modeling). A Plaenge é reconhecida como a empresa mais avançada do setor no uso dessa modalidade em edificações. O recurso permite o desenvolvimento de projetos em 3D, 4D e 5D.
“A nossa visão de futuro é audaciosa: integrar a inteligência artificial para transformar cada empreendimento em um marco de inovação”, antevê o gerente geral da Plaenge em Santa Catarina, Maurício Dallagrana. Ele explica que o sistema BIM é adotado há cerca de dez anos pelo grupo em todos os empreendimentos, garantindo uma eficiência ainda maior nos processos.
O BIM: Como funciona?
A visualização em 3D facilita a resolução de possíveis problemas na fase do design, antes de se iniciar a execução. Essa ferramenta digital integra as diversas etapas do planejamento de construção, desde projetos, orçamentos, até operação e manutenção. Isso inclui modelagem, planejamento e controle de custos, permitindo uma visão abrangente e precisa de cada empreendimento.
Pensamos a longo prazo
Hoje, a Plaenge contabiliza 86 projetos em BIM sendo executados simultaneamente – com todas as disciplinas integradas (arquitetura, estrutural e projetos complementares). A metodologia é considerada a inovação de maior impacto nos próximos anos pelos fóruns mundiais de tecnologia. Com o uso de tablets e realidade aumentada, os engenheiros podem acessar especificações detalhadas de materiais diretamente no canteiro de obras, reduzindo retrabalhos e garantindo mais precisão e economia de recursos.
Impacto ambiental
Outro fator importante é que o uso do sistema reduz o impacto ambiental e ajuda a dar transparência às informações. Ao mesmo tempo, melhora o gerenciamento de instalações, fornecendo um banco de dados centralizado e detalhado sobre cronogramas de manutenção, inventário de equipamentos e uso de energia. “A Plaenge segue na vanguarda da inovação no setor de construção civil, entregando produtos com melhor desempenho e conforto para nossos clientes”, conclui Maurício Dallagrana.
Acesse o site e saiba mais!