Na comemoração dos 330 anos da cidade, completados em 29 de março, a Plaenge se orgulha ao lembrar do papel que teve na construção do Ecoville
O Grupo Plaenge, maior construtora de capital fechado do Brasil e referência no segmento imobiliário de alto padrão, ajudou a construir o bairro Ecoville. Desde 2003 já são 24 empreendimentos edificados na região, representando a conquista de aproximadamente 6,5 mil pessoas que moram nos prédios da construtora.
Nesse período, o Grupo já garantiu a preservação de quase 53 mil m² de área nativa para a cidade e foi responsável por mudar um padrão de comportamento no que diz respeito à moradia. O primeiro lançamento da Plaenge no bairro (e em Curitiba), há 20 anos, foi o Le Corbusier, que nasceu de uma extensa pesquisa sobre comportamento dos curitibanos. O empreendimento foi construído levando em consideração o conforto térmico, área de lazer com piscina aquecida e outras adaptações para atender a demanda da cidade.
“Duas décadas atrás, o Ecoville era muito diferente do que é hoje. O curitibano não aceitava muito bem. Achava longe e com pouca vocação comercial. Porém, essa visão foi mudando e nós ajudamos a construir essa transformação”, conta o Superintendente Regional Luiz Gustavo Salvático, ressaltando a importância do bairro para a capital.
Para ele, o Ecoville representa uma mudança muito grande no conceito do morar. “Como os terrenos na região são maiores, conseguimos implantar muito bem o conceito de condomínio clube. Também fomos pioneiros em construir apartamentos transformando a sacada em um cômodo, induzindo uma mudança de comportamento para quem mora em apartamento”, ressalta Salvático.
Área verde
Distante 20 minutos do centro da cidade, o Ecoville tem aproximadamente 152 m² de bosque nativo por habitante. Parte dessa área nativa, o Grupo Plaenge ajudou a preservar.
A construtora também contribuiu para a mudança comercial do bairro. Com seus 24 empreendimentos na região, de diversos padrões e tamanhos, ajudou a consolidar a área comercial, movimentando a economia local.
O paisagismo também foi uma grande contribuição do grupo à região, já que em todos os seus empreendimentos, a construtora tem uma grande preocupação em projetos que respeitem às áreas verdes e complementem a arquitetura.
A sustentabilidade também é levada em conta nos projetos, com soluções que contribuem para a cidade, como a captação das águas da chuva, o aproveitamento da luz natural, placas fotovoltaicas para energia, infraestrutura pra vagas de carros elétricos e outras características utilizadas nos empreendimentos.
“Nós ajudamos a criar uma comunidade. Muita gente que mora aqui nos visita periodicamente. Muda de um empreendimento da Plaenge para outro. Nós acompanhamos a transformação das famílias. Nossa contribuição para a cidade é contínua“, conta Salvático.