A Plaenge comemora 50 anos com o lançamento do livro “Valores de uma Construção: Plaenge 50 anos” sob a lente do Fundador, Ézaro Fabian. Abaixo ele nos conta um pouco mais sobre a história e o que o motivou a desenvolver o livro.
Os valores
Nesta obra conto a trajetória da empresa desde que decidi estudar engenharia, ainda adolescente, até o final dos anos 2010, destacando todo o processo de construção e evolução da Plaenge ao longo de cinco décadas.
O fio condutor do livro são os valores familiares que fizeram parte da minha formação desde a primeira infância e permaneceram na empresa ao longo das décadas. Ao criar a Plaenge, fui influenciado por quatro valores familiares. Um deles é fazer bem feito e cada vez melhor. Outro valor familiar é a perseverança. O terceiro valor é: seja útil. Por fim, o quarto valor familiar é não prometer o que não pode cumprir, ou seja, ser ético. São valores que fizeram parte da minha vida e passaram a fazer parte da Plaenge.
Além dos valores familiares, destaco também no livro um valor corporativo: trabalhar em equipe. Desde os primeiros anos após a fundação, as decisões sempre foram tomadas de forma participativa e consolidaram esse conceito. Sempre achei que a participação das pessoas envolvidas na decisão contribui para uma melhor execução do trabalho, qualquer que seja ele. O trabalho em equipe, portanto, foi o quinto valor utilizado pela empresa nos seus primeiros 50 anos.
O significado de Plaenge
Na época da fundação da construtora, eu pensava que queria uma empresa que fosse ética em todos os sentidos: na relação com os clientes, com os funcionários, com os fornecedores e com a sociedade. O nome Plaenge, inclusive, vem desse desejo. Eu pensava que uma empresa ética teria dificuldade em concorrer no mercado, pois naquele tempo havia muitas construtoras que sonegavam impostos, não registravam os empregados… Para vencer essa diferença, seria necessário trabalhar com eficiência e qualidade, o que demandaria um bom planejamento e uma engenharia eficiente, executada de acordo com as normas técnicas. O nome Plaenge vem da junção dessas duas palavras: planejamento e engenharia.
Ao longo da história
No início do livro, eu conto sobre meus anos de colégio e universidade, os diferentes estágios e as primeiras experiências profissionais antes da fundação da Plaenge. Ao longo da história, também discorro sobre momentos importantes para a empresa, como a construção da fábrica da Coca-Cola em Cambé, que iniciou uma parceria que resultou na construção, pela Plaenge, de 60% das fábricas da Coca-Cola no Brasil; o relacionamento com clientes importantes, como Lojas Americanas e Cargill; a decisão de levar a Plaenge para outros estados; a ampliação para o mercado de incorporação residencial; e a chegada ao Chile. São histórias diferentes, mas que revelam aos leitores como os valores estão sempre presentes, das grandes decisões aos pequenos detalhes.
O livro teve o objetivo de registrar os primeiros cinquenta anos da Plaenge para que se torne um legado às gerações mais novas. Esperamos que a segunda geração da empresa dê continuidade a essa história. Não há como prever o futuro. Mas tenho certeza que sempre nos sairemos bem se formos fiéis a fazer bem feito e cada vez melhor, ser útil, ser ético, perseverante e trabalhar em equipe.