MENU

Piso frio ou piso quente? Venha conhecer as diferenças

Saber as diferenças entre o piso quente e o piso frio contribui, e muito, no momento de escolher os revestimentos para a nossa casa ou apartamento. Ambos possuem vantagens e características que os destacam como partes essenciais dos ambientes em que são instalados.

Os modelos e diferentes texturas disponíveis no mercado tornam essa escolha muito mais atraente. Com eles é possível criar espaços contínuos e repletos de aconchego para qualquer atividade. Com isso em mente, elaboramos um pequeno guia para apresentar os detalhes mais relevantes sobre esses dois tipos de piso.

Então, se você quer saber mais sobre seus benefícios e como adaptá-los a cada canto do apartamento, em estilos específicos ou com arquitetura atemporal. Aprenda como os modelos quentes e frios podem agregar beleza e trazer novas sensações.

 apartamento decorado moderno com piso frio
Scenarium, Plaenge em Campo Grande

Piso frio e piso quente: atributos e vantagens de ambos

A escolha entre o piso frio ou quente é muito importante, por isso é normal você ter alguns dúvidas, pois eles são peças-chave em um bom projeto de decoração. E antes mesmo da escolha entre o estilo quente ou frio, é preciso considerar atributos como as cores, o brilho e a textura.

Um bom exemplo desse cuidado que devemos ter é evitar optar por texturas e espessuras muito destacadas, pois isso pode causar a impressão de que ambientes, como a lavanderia, são mais estreitos do que realmente são, pois esses efeitos impactam diretamente nas dimensões de espaço.

O conforto sensorial do piso quente

O piso quente leva esse nome por não ser altamente afetado pela troca de calor e temperatura dos espaços em que é instalado. Isso acontece por conta da própria constituição das matérias-primas utilizadas na fabricação desses itens. Portanto, há uma diminuição na sua capacidade de passagem e transmissão do calor, gerando maior acúmulo deste na superfície.

suíte decorada com revestimento em lamina
Vox, Plaenge em Cuiabá

Os efeitos de revestimentos considerados quentes resultam, então, em lugares mais aconchegantes e equilibrados, com atmosferas convidativas e que inspiram o relaxamento e o bem-estar. Por isso, a sua indicação é voltada para designs e decorações que remetem maior intimidade e conforto, como quartos, salas e até mesmo escritórios home office.

Entre as escolhas, é possível encontrar a madeira, o mais clássico, elegante e tradicional dentre os pisos quentes. Não por acaso, as referências arquitetônicas presentes em localizações mais frias, onde o outono e o inverno são intensos, contam com diversos designers em que a madeira é o ponto de destaque.

Por conta da sua tamanha diversidade, a sua aplicação é múltipla, sendo um excelente componente em estilos como o escandinavo, rústico, retrô e muito mais. Outros tipos existentes são o laminado, o vinílico, o assoalho (também conhecido como taco) e o carpete, todos altamente maleáveis e, portanto, com alta resistência e de longa duração.

quarto decorado com revestimento em madeira
Signature, Plaenge em Maringá

Piso frio e a sua adaptabilidade às temperaturas

Em contraponto à possibilidade dos pisos quentes, os modelos frios são ótimos condutores de calor, adicionando frescor aos locais onde é instalado. O piso frio é altamente influenciado pela temperatura ambiente e lida muito bem com a umidade, por isso, eles são ideais para cômodos em que há fluxo constante de água, como cozinhas, banheiros e lavanderias.

banheiro moderno com mármore e piso frio
Momentum, Plaenge em Campo Grande

Também conhecido como piso cerâmico, a popularidade e o uso desse material é ilimitado. Tanto é que muitas construções residenciais ou corporativas contam com suas variações em diversos locais, como halls de entrada, salas, entre outros. O porcelanato, por exemplo, tem figurado em inúmeras criações de arquitetos renomados do país e no mundo.

Inclusive, a sua popularidade se dá por conta da sua alta versatilidade e resistência, além de proporcionar estéticas clean e harmoniosas. Essa variação de revestimento frio é especialmente interessante para projetos arquitetônicos que incluem montar adegas nos ambientes, que se beneficiam das suas propriedades térmicas.

E claro, não poderíamos deixar de mencionar a imensa quantidade de opções no mercado quanto ao design, estilos, texturas e tamanhos que os pisos frios têm a oferecer. Além do bônus, que é o fato de serem os mais indicados para alérgicos, por não acumularem poeira com facilidade. Nesta categoria, se enquadram, além do porcelanato, o mármore, as pedras naturais, o granito, cimentícios e lajotas.

apartamento decorado moderno com piso frio
Privelle, Plaenge em Maringá

Agora que você sabe mais sobre as alternativas do mercado para revestir os espaços do seu novo lar, aproveite para ter ainda mais inspirações no nosso blog. Aqui, disponibilizamos conteúdos ricos e diversos — semanalmente — para compor suas ideias e ressaltar o seu bom gosto da melhor forma possível, com dicas de decoração, tendências, Arquitetura e muito mais.

Quer ter ainda mais conexão com a gente? Siga nossas redes sociais e não perca nenhum detalhe das nossas publicações.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download karbonn firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code