Conteúdo
Se antes as varandas eram um espaço usado apenas para estender roupas, hoje, elas se tornaram um local para investir no paisagismo. Além de trazer o verde para dentro de casa, o paisagismo na varanda também proporciona outros benefícios para a família e para a decoração da sua área externa.
Por conta desses benefícios, muitos proprietários estão investindo em projetos de paisagismo para a varanda de seus apartamentos. O guia especial que a nossa equipe da Plaenge preparou hoje é uma ótima oportunidade para aprender como trazer a natureza para dentro do seu apartamento de forma elegante!
Benefícios do paisagismo em varandas
Um dos grandes benefícios do paisagismo em varandas é garantir um maior contato com a natureza. Por isso, muitas pessoas têm optado por trazer o verde para dentro de casa, até mesmo para quem mora em apartamentos. As plantas proporcionam muitos benefícios para a nossa saúde, além de diminuir o estresse e a ansiedade.

Além disso, elas são ótimas para decorar a varanda e deixar o ambiente mais charmoso, confortável e agradável. O paisagismo da varanda em apartamento tem sido muito procurado nos últimos anos e vem se tornando cada vez mais comum. Abaixo, confira alguns dos benefícios de investir nesse tipo de projeto:
1. Conexão com a natureza em ambientes urbanos
Infelizmente, com a urbanização, os espaços de natureza têm ficado cada vez mais restritos, o que diminui a conexão com a natureza em ambientes urbanos e causa diversos impactos negativos, tanto em nossa saúde física quanto mental.
Por isso, o paisagismo da varanda em apartamento tem sido uma alternativa interessante de trazer a natureza para dentro da sua casa, aumentando seu contato com ela diariamente. Essa conexão com a natureza não é benéfica apenas para a saúde mental, mas também para a saúde física, ainda o cuidado com as plantas também pode se tornar um hobby relaxante e prazeroso para toda a família.
2. Valorização do imóvel
O paisagismo da varanda em apartamento também é uma excelente maneira de valorizar o seu imóvel. Qualquer melhoria que possa diferenciá-lo dos demais é uma maneira de valorizá-lo — em alguns casos, essa valorização pode ser de até 30%.
Afinal, o paisagismo é esteticamente agradável e deixa o ambiente mais confortável, sendo um ótimo atrativo para compradores ou inquilinos que buscam esse tipo de qualidade de vida.
Por isso, embora muitas vezes o investimento de um projeto de paisagismo da varanda em apartamento possa parecer um gasto elevado à primeira vista, ele deve ser encarado como um investimento a longo prazo. Inclusive, tem sido um artifício muito usado por quem deseja aumentar o valor de venda dos seus imóveis.
Como planejar o paisagismo da varanda
Embora pareça fácil criar um paisagismo para varanda de apartamento, tudo deve ser muito bem planejado e pensado, não apenas levando em consideração o espaço e o seu gosto pessoal, mas, principalmente, a localização do imóvel, a incidência de luz natural, a exposição à chuva e ao vento, se há crianças ou animais em casa, por exemplo.

Esses são alguns pontos importantes no momento do planejamento, pois impactam diretamente a escolha das plantas. Mas existem algumas espécies versáteis, que podem ser tranquilamente usadas na maioria das varandas. A seguir, confira algumas dicas para esse planejamento:
1. Escolha de plantas para diferentes estilos
A escolha das plantas deve levar em consideração a exposição ao sol, vento e chuva e também a manutenção. No geral, algumas plantas para jardim vertical ou para vasos são ótimas para serem usadas em varandas de apartamento, ainda, necessitam de pouca manutenção, como:
- Cactos e suculentas;
- Palmeiras;
- Costelas de Adão;
- Espada-de-são-jorge;
- Croton;
- Ficus lyrata.
Dependendo do tamanho da sua varanda, algumas árvores frutíferas também têm boa aceitação quando plantadas em vasos, como é o caso da amoreira, limoeiro e até mesmo jabuticabeira. O crescimento delas depende do tamanho do vaso de plantio e, por isso, é mais fácil controlar seu desenvolvimento.
2. Mobiliários e acessórios para um ambiente harmonioso
Para montar uma varanda harmoniosa, onde você possa passar um tempo em contato com a natureza, ouvindo música, lendo um livro ou até mesmo praticando meditação, aposte em móveis de alto padrão e acessórios. Essa escolha vai depender, principalmente, do espaço disponível.
Aposte em cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras ou até mesmo puffs, balanços ou redes de descanso caso o espaço seja reduzido. Luzes, luminárias, vasos decorativos e almofadas são ótimos itens para deixar o ambiente ainda mais confortável e agradável ao olhar.
Dicas de manutenção para jardins na varanda
Para que sua varanda se mantenha sempre bonita sem causar nenhum tipo de problemas para a saúde, ter uma rotina de manutenção é indispensável. Essa rotina também pode variar de acordo com o tipo de planta escolhida, já que algumas precisam de podas e regas mais frequentes, enquanto outras nem tanto.

No geral, essas plantas possuem baixa manutenção, o que normalmente pode ser feito sem ajuda profissional. Caso você não tenha tempo ou não saiba como cuidar das plantas, um jardineiro poderá auxiliá-lo. Abaixo, confira algumas dicas:
1. Cuidados com a irrigação e a poda
Existem plantas, como a samambaia, que precisam ser irrigadas e podadas diariamente. Já outras, como cactos, suculentas e até mesmo palmeiras, não precisam de regas tão frequentes. Por isso, é importante verificar sempre a umidade da terra, que precisa estar sempre irrigada. Caso você não tenha tanto tempo disponível, existem vasos autoirrigáveis que são ótimos para manter as plantas sempre nas condições ideais de rega.
As podas normalmente se limitam à remoção de folhas secas ou mudas conforme elas crescem. Não há muito mistério: você pode tirar um tempo uma vez por mês ou a cada quinze dias para verificar se não existem partes que precisam ser removidas.
Leia também: Saiba por que você deve ter um jardim de inverno no seu apartamento.
2. Proteção contra pragas e doenças
Em apartamentos, pragas e doenças costumam ser menos comuns, mas ainda assim podem acontecer. Utilizar pesticidas específicos ou até mesmo adubos são ótimas maneiras de manter as pragas longe de seus vasos. Caso perceba a presença de bichinhos, é indispensável agir rapidamente para evitar que eles se espalhem e causem danos maiores.
Não há dúvidas de que o paisagismo da varanda em apartamento veio para ficar! E diferente do que muitas pessoas imaginam, não há muito mistério para colocá-lo em prática. Você mesmo pode criar seu paisagismo de forma personalizada ou, caso deseje otimizar o espaço e deixá-lo ainda mais exclusivo, existem profissionais especializados nesse desenvolvimento.
Você também pode se interessar: Adega no apartamento — dicas para você montar a sua.