Você sabe o que é o espaço living e como montar em seu apartamento? Esse conceito tem se mostrado cada vez mais presente em diversos projetos de arquitetura, porque traz ao ambiente um amplo e confortável espaço para socialização, recepção e convivência de qualidade.
Podendo ser ou não integrado a outros espaços, como a sua sala de jantar, a seguir te explicamos um pouco melhor sobre o que é o living, a diferença entre ele e a convencional sala de estar e como planejar um espaço ideal para seus desejos e necessidades.
O que é living room?
O living é um ambiente de estar que tem como foco a convivência e a socialização. Ele pode ser composto por diversas configurações em seu apartamento, integrando outros espaços, como uma sala de TV, de estar, espaço para leitura e até mesmo sala de jantar. Sendo, costumeiramente, um dos principais pontos do seu imóvel.
Como não há uma fórmula pronta para defini-lo, tenha em mente que o maior objetivo é proporcionar conforto e harmonia nesse espaço, que pode servir para receber de forma acolhedora e sofisticada seus convidados, ser um atraente ponto para relaxamento ou também de interação com familiares.
Você escolhe a cara e atmosfera que deseja imprimir nesse ambiente. Afinal, planejar com muito cuidado e atenção cada pedaço do seu imóvel é o que o tornará ainda mais único, com estruturas e composições que façam sentido para você.
Veja mais: Ambientes integrados – saiba como funcionam na prática!
Qual a diferença entre living e sala de estar?
A principal diferença entre o espaço de living e de sala de estar está na intenção do uso desses ambientes e no tamanho destinado a eles.
Enquanto a sala de estar é apenas uma das possibilidades de uso para relaxamento e lazer, o living traz essa proposta mais ampla no aproveitamento do espaço. Ele pode unir elementos e decorações destinadas ao uso pessoal, para entretenimento ou outros momentos de convivência mais intimista.
No living, a delimitação de cada espaço pode ser mais acentuada e estrutural ou ocorrer de maneira mais orgânica.
Então, como montar um living?
Independente da definição do seu estilo pessoal, para montar seu living algumas definições são norteadoras.
Busque estabelecer uma linguagem espacial mais coesa, que possua estilos similares e que de alguma forma estabeleça uma conexão padrão entre cada espaço, sem que uma proposta destoe ou pareça fora do lugar.
É preciso estar atento para criar essa integração de uma forma equilibrada e harmoniosa, cuidando da disposição de cada ambiente. Escolha elementos que consigam criar essa ideia de separação entre os espaços, trazendo um conceito final que faça sentido.
Ainda, ao conceber a ideia, busque entender seus maiores desejos e inspirações para seu apartamento e defina qual clima deseja criar.
Então, confira agora de que forma tirar suas ideias do papel e construir a decoração de um living que traduza todo esse propósito:
1. Escolha a paleta de cores
Com o poder de influenciar diretamente nosso humor e sensações e ditar o tom de um ambiente, a escolha de cores é certamente uma das primeiras etapas dessa preparação.
Você pode optar por tons que comuniquem um sentimento de tranquilidade e aconchego, se essa for a proposta principal para o seu ambiente — com uma socialização mais intimista — ou selecione uma coloração mais vibrante, se tiver como intuito transmitir uma sensação de poder e energia.
Pense nessa construção em sua totalidade e entenda que pode escolher cores diferentes, desde que consigam estabelecer uma harmonia e estejam na mesma proposta.
2. Selecione seus móveis
Um dos principais elementos responsáveis por fazer uma delimitação de cada espaço dentro do living, a escolha dos móveis precisa garantir que eles se adaptem a diferentes espaços e que preencham, de maneira natural, a disposição do seu apartamento.
Eles criam uma divisão mais acentuada ou uma transição mais discreta entre os ambientes. Sofás, poltronas, estantes, luminárias e demais objetos ditam o tom dessa composição final.
3. Defina o piso
A variedade de modelos de pisos do mercado busca atender diferentes propostas. Peça-chave em qualquer composição para seu apartamento, adaptabilidade e conforto devem ser os principais norteadores para sua escolha.
Se o espaço procura proporcionar uma convivência mais intimista, o piso quente pode provocar um conforto sensorial mais evidente, criando uma atmosfera que remeta ao aconchego e equilíbrio de bem-estar. Sendo, portanto, uma das principais escolhas para o living.
4. Encontre a iluminação perfeita
Uma boa iluminação é responsável por ajudar na composição dos ambientes de um living, possibilitando mais funcionalidade e destaque para pontos desejados.
Podendo ser difusa, direta ou indireta, aposte em um bom mix em seu projeto. Você pode, por exemplo, selecionar tons mais amarelados para a demarcação de espaços mais intimistas e apostar em uma iluminação mais fria em espaços mais amplos. Já a luz mais neutra tem a função de criar uma atmosfera mais agradável e funcional, sendo perfeita para um momento de leitura.
A iluminação tem ainda o poder de valorizar a paleta de cores e, além do seu uso convencional, pode estar presente de forma embutida, em luminárias e pontos focais específicos.
5. Abuse de quadros e elementos na decoração
Uma excelente chance de trazer ainda mais sofisticação e elegância ao seu living, quadros são peças de arte que podem adicionar um toque de personalidade a cada proposta do espaço.
Enriquecendo com suas diferentes molduras e composições, disponha-os da maneira que achar mais harmônica em seu ambiente. Outros elementos como tapetes, plantas e flores podem ser utilizados para trazer ainda mais requinte e elegância para este espaço.
Esperamos que tenha gostado das dicas que preparamos para seu living. Afinal, você merece estar por dentro das principais tendências de arquitetura para a decoração de seu apartamento. Continue navegando em nosso blog!
Até o próximo post!