A cristaleira é uma peça que atravessa gerações e permanece conquistando seu lugar em nossa memória afetiva. Inicialmente pensada para o armazenamento e exposição de louças e cristais — peças extremamente delicadas e escolhidas a dedo, elas trazem naturalmente consigo um toque de elegância, sofisticação e tradição.
Hoje, com diferentes possibilidades de uso e releituras cada vez mais requintadas, vamos te mostrar como decorar sua cristaleira e o que colocar nela, adicionando o seu toque pessoal. Continue a leitura e confira.
Como utilizar a cristaleira?
Figura sempre presente nas salas de nossas mães e avós, a cristaleira é um daqueles móveis que carregam muitos costumes. Geralmente responsável por expor objetos familiares e de imenso valor sentimental, tem uma origem que remonta à época de reinado de uma antiga rainha da Inglaterra.
Com todos esses traços, é possível compreender o quanto ela é muito mais que um mobiliário. Presente principalmente em decorações mais clássicas, imprime um ar de nostalgia e memória para seu apartamento, construindo uma atmosfera de conforto, intimismo e aconchego.
Charmosas, as cristaleiras conseguem, despertar boas recordações e ajudam a transformar qualquer ambiente. Por isso, estão voltando a ser destaque na decoração, com a possibilidade de diferentes formas e usos. Confira conosco como utilizá-las.
1. Cristaleiras para salas
Remetendo ao clássico de sua função, as cristaleiras podem ser utilizadas para a exibição de louças, cristais e também de objetos de grande valor sentimental e familiar. Para essa finalidade, costumam ser compostas por elementos de maior requinte e qualidade.
Podem ser encontradas nas versões em madeira ou até mesmo em vidro, este último sendo responsável por trazer um toque a mais de modernidade. Com essa estrutura, podem estar presentes como pontos de destaque da sua sala de jantar e estar e até mesmo em ambientes integrados, dando um toque especial aos seus momentos de confraternizações mais intimistas com amigos e família.
Existe ainda a possibilidade de utilizá-las como apoio para dispor vinhos, drinks e até mesmo decorá-las com flores, vasos e outros itens que irão mostrar ainda mais o seu estilo pessoal.
2. Cristaleira para biblioteca
Já pensou em utilizar esse mobiliário para compor sua biblioteca particular? Se você é uma grande amante da literatura, essa é uma opção muito versátil, que trará uma sensação de conforto, praticidade e bem-estar visual aos seus momentos de leitura.
Perfeita para que suas obras preferidas estejam expostas e bem protegidas, utilizá-la desta maneira trará muito mais visibilidade aos seus livros.
Você pode optar ainda por utilizar diferentes itens e obras de decoração, que irão ajudar a preencher a cristaleira com um toque de sofisticação e personalidade. E para isso, ela pode estar presente em sua biblioteca, espaço de escritório ou até mesmo sala de estar.
3. Cristaleira na varanda gourmet
A varanda gourmet é um espaço destinado para a recepção de familiares e amigos, possibilitando uma agradável confraternização ao integrar o ambiente externo ao interno.
Ao colocar uma cristaleira nesse espaço, você poderá utilizá-la como apoio, pois é perfeita pela sua funcionalidade e elegância. Disponha talheres, louças, drinks e demais itens que de alguma forma harmonizem com seu uso nesse ambiente, construindo um charmoso e requintado suporte.
E independentemente do local escolhido para acomodá-la, uma alternativa inteligente é investir em uma boa iluminação. Isso porque criar pontos de destaques irá possibilitar uma valorização ainda maior desse móvel e de seu armazenamento, conferindo um acabamento ainda mais marcante.
Como escolher a cristaleira certa?
Existem diferentes opções de design e estilo para esse mobiliário. Ao buscar encontrar aquele que melhor se adequa ao seu apartamento, esteja atento às suas diferentes possibilidades e materiais, bem como do local e da finalidade que dará ao seu uso.
Confira quais são as principais opções disponíveis no mercado:
Cristaleira toda em vidro: Ideal para combinar com decorações mais modernas e sofisticadas. Por conta disso, prefira utilizar materiais mais leves, como taças, vasos e pratos, e busque deixá-la mais harmônica ao não exagerar na quantidade de elementos;
Cristaleira de madeira e vidro: Esse tipo de estrutura costuma compor ambientes que buscam o equilíbrio entre um estilo moderno e rústico. Ao escolher o tom da madeira, pode procurar combiná-lo com outros móveis e tonalidades do ambiente;
Cristaleira suspensa de vidro: Para quem deseja optar por trabalhar melhor os espaços horizontais, essa é uma boa solução. Costuma estar alocada perto do seu espaço de buffet, adega e até mesmo varanda gourmet;
Cristaleira espelhada: Responsável por elaborar um verdadeiro jogo de luzes, trazendo também amplitude ao seu espaço. Perfeita para uma estética mais clean e atualizada.
Personalidade, história e robustez: elementos que estão presentes e que trazem toda a característica e singularidade dessa peça tão tradicional. O ideal é que ao decorar a sua cristaleira ocorra um equilíbrio entre a composição de material, o ambiente que ocupará e os itens que deseja expor.
Essa é uma grande tendência do design que trará aquele toque a mais ao conforto e aconchego do seu apartamento, portanto, vale a pena investir para alcançar o nível de sofisticação desejado.
E se deseja conferir mais informações a respeito das principais tendências de arquitetura e de que forma torná-las a cara do seu espaço e da sua família, continue lendo o nosso blog. É um prazer estarmos com você.
Até o próximo post!