A Plaenge

NEUROARQUITETURA: BEM-ESTAR COMO PILAR DOS NOVOS EMPREENDIMENTOS 

Conteúdo

    Abordagem que alia arquitetura e neurociência já inspira projetos em Campo Grande 

    Muito mais do que estética, a forma como um espaço é projetado pode impactar diretamente a saúde física e mental. Essa é a premissa da neuroarquitetura, abordagem inovadora que une os campos da arquitetura e da neurociência para criar ambientes que influenciam positivamente o comportamento, as emoções e a qualidade de vida das pessoas. E essa realidade já está presente em Campo Grande (MS). 

    Segundo o arquiteto e urbanista Lorí Crízel, presidente da ANFA no Brasil (Academy of Neuroscience for Architecture), a neuroarquitetura é a ponte entre o design de ambientes e as descobertas mais recentes sobre o impacto dos espaços na mente humana. “Trata-se de projetar espaços que vão além das funções técnicas ou estéticas, gerando experiências que promovem saúde, conforto, produtividade e qualidade de vida”, explica.

    Lobby sofisticado do condomínio horizontal Atmosphere, composto por um amplo espaço, com grandes painéis de vidro que permitem entrada de luz natural e integração visual com áreas verdes externas.

    A forma como a luz natural entra no ambiente, a presença da natureza no entorno, a escolha de texturas e materiais e até o percurso interno de um espaço têm o poder de ativar áreas cerebrais associadas à sensação de segurança, conforto, relaxamento ou, em contrapartida, de alerta e estresse. Por isso, para o mercado imobiliário, aplicar esses princípios é mais do que um diferencial – é uma postura alinhada às principais demandas da sociedade por bem-estar e qualidade de vida. 

    “Quando incorporamos a neuroarquitetura aos projetos, estamos dizendo: ‘Eu entendo de pessoas’. E quanto mais entendermos de pessoas, mais entenderemos sobre projetos. Este olhar humanizado, baseado em evidências, posiciona o mercado imobiliário na vanguarda da Construção 5.0 – uma nova era que integra inovação, urbanismo e saúde pública”, reforça Crízel. 

    Uma sala de estar e jantar integrada com um sofá branco, mesa de jantar  com cadeiras de palha e madeira, e uma mesa de trabalho ao fundo, tudo em tons claros e neutros.

    Em um mercado cada vez mais competitivo, essa abordagem oferece uma vantagem significativa: diferencia os empreendimentos por entregar não apenas um projeto bonito, mas um espaço qualificado, funcional e com impacto positivo real no cotidiano das pessoas. 

    Um ambiente integrado com sala de jantar e cozinha com uma mesa de jantar oval de madeira, cadeiras estofadas e uma ilha de cozinha com bancada.

    Aplicação prática: Horizont e Infinit 

    Esse compromisso com o bem-estar é uma das premissas da Plaenge, que adotou os conceitos da neuroarquitetura no projeto paisagístico do Horizont e Infinit, em Campo Grande. Para o arquiteto e urbanista Renato Facchinetti Conde, o projeto traduz essa abordagem em soluções concretas e sensíveis à experiência dos moradores. 

    Vista aérea do empreendimento composto por varandas em cascata, cercado por uma paisagem urbana com outros edifícios.

    “O projeto foi pensado de forma holística, da escala da cidade ao detalhe dos acabamentos”, explica. Um dos primeiros passos foi a definição da implantação das torres, desenhadas com orientação leste-oeste e desalinhadas entre si, o que permite maximizar a vista para o Parque das Nações Indígenas e, ao mesmo tempo, minimizar a incidência solar direta nas fachadas. “Isso proporciona conforto térmico e maior conexão visual com a natureza, impactando positivamente quem observa essas vistas.” 

    Imagem onde há a presença de um denso espaço verde, com inúmeras árvores e plantas. E, ao fundo, o empreendimento é destacado.

    O projeto urbano também foi cuidadosamente planejado para oferecer experiências sensoriais desde a chegada: as entradas das torres são voltadas para uma praça central – o Park HI – que funcionará como uma área verde de transição, repleta de espécies nativas de grande porte. “O percurso pelo jardim proporciona sensação de bem-estar sempre que se entra ou sai do conjunto, além de aproximar os moradores da flora e da avifauna locais”, destaca. 

    Sala de estar ampla e elegante, composta por um grande sofá curvo em tom claro, uma mesa de centro de design moderno, e uma claraboia oval no teto, com grandes portas de vidro que se abrem para uma área externa.

    Além disso, os princípios da neuroarquitetura orientaram as escolhas de iluminação, cores, texturas e paisagismo em todo o projeto: 

    • Iluminação: A luz natural, por conta da orientação das torres e do sombreamento da vegetação, entra de forma mais indireta nas unidades, o que evita o ofuscamento e favorece o conforto visual. À noite, a iluminação artificial no térreo é sutil, voltada apenas para os caminhos, preservando o ritmo natural do corpo humano. 
    • Cores e texturas: Os acabamentos adotam tons sóbrios e texturas discretas e rugosas, que estimulam o tato e criam interesse visual sem gerar estímulo excessivo. Cores frias ajudam a induzir a calma, contribuindo para o relaxamento dos moradores. 
    Lobby elegante com teto de madeira, pilares brancos, sofás curvos em tons claros e áreas ajardinadas internas, com paredes de mármore ao fundo.
    • Paisagismo sensorial: A densidade de plantas e elementos naturais conecta os moradores à natureza. As espécies vegetais selecionadas não apenas proporcionam sombreamento e frescor, mas também ajudam a absorver ruídos externos e produzem sons naturais, como o farfalhar das folhas e o canto de pássaros – um recurso natural que melhora a acústica e favorece a concentração e o descanso.

    Para Conde, a neuroarquitetura é uma aliada indispensável na concepção de projetos mais humanos. “Buscamos criar espaços agradáveis e funcionais, que promovam a saúde, o bem-estar e o conforto de quem vive e convive ali. Essa é, sem dúvida, uma das grandes direções do futuro da arquitetura.”

    Sobre a Plaenge 

    Com 55 anos de história, a Plaenge é sinônimo de tradição, eficiência e confiança. Maior construtora do sul do Brasil, atua em nove cidades brasileiras e em três no Chile, com forte presença no segmento de alto padrão. Já são mais de 8 milhões de metros quadrados construídos e 500 empreendimentos entregues, conquistando a confiança de mais de 120 mil clientes. Saiba mais em: www.plaenge.com.br

    Download Nulled WordPress Themes
    Download WordPress Themes Free
    Download Premium WordPress Themes Free
    Free Download WordPress Themes
    free online course
    download mobile firmware
    Download WordPress Themes Free
    free download udemy paid course
    Assessoria de Imprensa

    Assessoria de Imprensa

    Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    NEWSLETTER

    Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

    QR Code

    Baixe o nosso Plaenge APP
    e faça parte do clube

    Aplicativo Plaenge