Modernidade, leveza e organização são os três conceitos principais dos móveis suspensos. Inicialmente projetados para ambientes como cozinhas e banheiros, os móveis suspensos têm se diversificado nos últimos anos, ganhando destaque em todos os cômodos do apartamento.
Uma das principais vantagens dos móveis suspensos é que eles se adaptam ao projeto e à vontade do morador, podendo ser colocados em qualquer altura, ou espaço. Esses tipos de móveis estão fazendo sucesso por dar a sensação de ocuparem menos espaço, deixando os ambientes maiores, com mais harmonia e leveza. Além de, claro, contribuir para a organização do apartamento.
O que são os móveis suspensos
A definição de móvel suspenso é uma mobília sem pés ou conexões com o chão, em geral parafusados às paredes ou ao teto. Aqui não se aplicam apenas as prateleiras ou racks, mas sim qualquer tipo de móvel que não esteja em contato com o solo.
E os móveis não necessariamente precisam estar parafusados à parede. Uma forma de deixar essa tendência ainda mais moderna, é utilizar cabos, cordas ou correntes para “pendurar” os móveis. Um exemplo são os sofás ligados ao teto, que trazem uma experiência mais aconchegante à sua sala.
Confira a seguir algumas dicas de onde e como utilizar os móveis suspensos que separamos para você!
Na sala
Com a modernização das televisões, que agora são mais finas e leves, painéis de madeira e racks suspensos surgiram no cenário de decoração.
Além de pendurá-la na parede, você também pode suspender a televisão do teto, resultando em uma área mais ampla de circulação.
Na cozinha
Ambiente mais tradicional para os móveis suspensos, na cozinha estamos acostumados a encontrar os armários aéreos, para guardar os objetos da sem atrapalhar na circulação.
Porém, uma ideia inovadora para esse local é utilizar ganchos para pendurar utensílios e panos de prato. Ou até mesmo utilizar a ideia tradicional do armário, mas com um novo olhar, utilizando móveis com LED embutido que vão contribuir com a iluminação da bancada quando você estiver cozinhando, por exemplo.
No banheiro
No banheiro os móveis suspensos são ideais por oferecer locais de armazenamento, sem atrapalhar na hora da limpeza. Dá para guardar toalhas, itens de higiene pessoal, cosméticos e até colocar pequenos objetos de decoração em nichos fixados na parede.
No quarto
Os móveis suspensos chegaram aos quartos de várias formas. De forma mais tradicional, você pode aproveitar a tendência para inserir escrivaninhas e armários suspensos, ajudando em sua organização.
Pode utilizar também a ideia da TV suspensa, que são versáteis e dão um ar mais moderno para a decoração. Você pode, por exemplo, investir em um suporte que permite rotacionar a TV, para aproveitar e assistir aquele filme de qualquer lugar do quarto.
E nesse ambiente também temos a opção das luminárias suspensas. Ao optar por essa versão, você deixa o criado mudo livre para que você possa apoiar outros objetos, como despertadores ou livros.
E se você tem interesse em tendências para deixar seu apartamento moderno, então não deixe de conferir nossa editoria Tendências e Arquitetura. Toda semana postamos novas dicas de decoração para você se inspirar. Confira abaixo algumas ideias interessantes de decoração que já postamos por aqui.
Conheça as cores que mais acalmam o ambiente
Saiba como escolher o sofá ideal em um passo a passo infalível