MENU

Tipos de textura: como personalizar os materiais de móveis planejados

O momento de escolha e planejamento da mobília que irá integrar o seu apartamento precisa ser bem pensado e executado, afinal, será essencial para a proposta de decoração dos ambientes. Pensando nisso, muitos moradores optam por personalizar cada um desses itens, apostando em tipos de texturas diversas para os móveis.

Além de adicionar um toque extra, essa transformação traz também conforto para os cômodos, deixando cada espaço com um aspecto único. E, para te ajudar a compreender um pouco mais sobre o tema, trouxemos um post inspiracional com as principais texturas, materiais e qualidades que irão auxiliá-lo nesse projeto. Confira!

Quais os principais tipos de textura para móveis?

Conhecer as possibilidades e opções de textura é o que vai fazer você selecionar os materiais que mais se adéquam ao que deseja transmitir em cada cenário do seu apartamento. Assim, é possível criar uma atmosfera de conforto, bem-estar e aconchego. Veja quais são os mais escolhidos para a entrega de um mobiliário planejado elegante:

1. Madeira

A finalização em madeira costuma ser uma das mais presentes para trazer uma sensação de intimismo e conforto. Ela cria uma expressão que remete a um contato próximo com elementos da natureza e fica particularmente destacada em uma decoração que retoma o estilo rústico. No entanto, consegue facilmente se adaptar a outros conceitos.

A resistência é um ponto essencial para essa preferência, bem como o acabamento, que pode partir para um tom envernizado ou natural. A versatilidade que traz para sua mobília é também um aspecto que chama atenção, já que é possível contar com madeira de demolição, madeira rústica ou folhas de madeira.

Sala com decoração em tons amadeirados, sofá duplo ao centro da imagem e no fundo uma área com plantas

2. Laca

A laca é uma indicação particularmente interessante caso você prefira adicionar um toque de cor com uma finalização sofisticada e capaz de esconder qualquer possível imperfeição. Ela consegue revestir diversos tipos de materiais de móveis, da madeira ao vidro, e apresenta um diferente leque de tonalidades.

Além disso, possui texturas que deixam o cômodo ainda mais complexo e convidativo com as opções metalizadas, foscas, perolizadas e brilhantes. Também é uma excelente opção para quem deseja reformar itens de família e mobílias antigas, adicionando um olhar contemporâneo.

3. Couro sintético

A textura em couro sintético é uma escolha carregada de requinte, que remete a um estilo de decoração que navega entre o clássico e o rústico. A seleção do material sintético também se alinha a uma decoração sustentável, sem abrir mão da qualidade dos seus móveis planejados.

Sala de jantar minimalista com mesa longa, com cadeiras de couro claro e ferro preto, aparador à direita e janelas grandes

Poltronas, sofás, bancadas, puffs e cabeceiras são algumas das principais variações e podem elevar com maestria a composição de salas, escritórios, closets e até mesmo área íntima. Vale apostar na combinação com outros acabamentos, como metais e aço, trazendo uma finalização com um ”quê” de modernidade.

Por falar nisso, você sabe como conseguir aliar conforto e qualidade aos móveis sem perder de vista o impacto de um bom design? Então aproveite para conferir nosso post exclusivo sobre essa importante dica.

4. Tecidos

Os tecidos são um dos tipos de textura mais desejados, afinal, oferecem uma experiência sensorial única e são compostos por uma riqueza de detalhes que nos chama atenção. A pluralidade dos elementos é capaz de atender de forma impecável variados estilos, com um design feito para proporcionar aconchego. Veja mais sobre eles:

Cama de solteiro com cabeceira verde, cinco travesseiros de diferentes tons de cinza. Ao fundo, parede de maneira e persiana cinza escuro
  • O tecido bouclé desponta como um dos preferidos para o acabamento de sofás, trazendo uma sensação de conforto e delicadeza ao toque;
  • O jacquard integra com naturalidade os projetos que tendem a um olhar tradicional, apresentando a resistência ideal para cadeiras, banquetas e poltronas;
  • O veludo adiciona uma proposta romântica e recai bem com outros tipos de materiais, como vidros, madeiras e cristais, resultando em um contraste cativante. Chaises, cabeceiras e sofás costumam abraçar bem essa estética;
  • Já o linho costuma ser uma excelente escolha para ambientes minimalistas, apresentando uma durabilidade acima da média e dispondo de uma casualidade para lá de elegante.
Sala de jantar e estar integradas com parede amadeirada com mesa redonda pequena no centro da imagem

5. MDF E MDP

A versatilidade e capacidade de ajuste do MDF e MDP faz com que sejam alguns dos elementos aplicados para os materiais de móveis planejados. O MDP, ou Medium Density Particleboard, tem uma composição rígida e, por conta dessa característica, é principalmente escolhido para armários, gavetas, portas e até mesmo painéis.

Já o MDF conta com uma estrutura maleável e, com isso, demonstra um excelente encaixe para mobílias que abusam de curvas e arredondamentos, assegurando a qualidade desses contornos e bordas. Ele atende ainda a uma tendência crescente no campo da arquitetura, de utilização de móveis com linhas orgânicas.

Quarto home office com painel ripado verde

Como escolher o material certo para os móveis?

Lembre-se que essa seleção jamais deve ser feita de maneira descolada de toda a proposta do apartamento. E, para garantir que você faça a distinção e combinação certa para cada ambiente, considere a funcionalidade e direcionamento como um todo, assegurando o encontro do tipo de textura ideal.

O estilo clássico, por exemplo, casa bem com linhos, veludos e madeira. Já a decor rústica pode ser bem complementada com madeira e couro sintético. E, caso possua animais e crianças pequenas, opte por itens resistentes e com bom índice de durabilidade, como laca, MDP e MDF.

Está permitido ainda casar diferentes materiais, criando uma experiência sensorial estimulante e acolhedora, produzindo contrapontos com pisos e paredes e, ao mesmo tempo, integrando um alto padrão de entrega e valorização de cada cômodo.

Escritório moderno, com mesa de madeira ao lado direito, vasos abstratos em cima dela, poltrona cinza ao fundo com decorações ao lado

Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre as dicas de como fazer a seleção certa de acabamentos do seu mobiliário. Afinal, nada melhor do que estar por dentro das principais tendências para uma arquitetura elegante.

Acompanhe o blog da Plaenge e até a próxima!

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download micromax firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code