Iluminar um ambiente vai além de colocar uma simples lâmpada em um ponto central do espaço. Um projeto de iluminação deve considerar os tipos de luz que existem, as áreas de destaque, a posição dos móveis e os diferentes acessórios disponíveis para produzir o efeito que se deseja para cada local.
Quando pensamos na sala, seja de estar ou jantar, queremos criar um espaço acolhedor e aconchegante para os momentos de descanso. Se você está na fase de decorar ou está reformando seu apartamento, hoje trouxemos algumas dicas de iluminação para sala que irão valorizar este ambiente. Confira!
Tipos de iluminação para a sala
Existem alguns tipos de luzes que podem ser inseridas no projeto de iluminação de uma sala. Conheça algumas delas e como podem ser aplicadas neste espaço:
Iluminação indireta
Na iluminação indireta a luz não é o ponto principal. Ela ilumina um canto ou uma área pequena em que o fluxo de luz rebate uma superfície e se espalha. Esse efeito deixa um ambiente mais intimista e aconchegante.
Na sala de estar a luz indireta pode ser utilizada na escada, nas sancas ou rasgos de gesso no teto e até atrás de quadros decorativos ou painéis.
Veja também: Sala com escada: dicas para explorar esse elemento no seu apartamento.
Iluminação direta
A iluminação direta é a escolha certa para quem deseja destacar um ponto específico da sala. Pode ser uma escultura, um vaso em cima da mesa lateral, o canto com a poltrona de leitura ou em uma mesa de jantar.
As opções para o projeto de iluminação direta são diversas: pendentes, trilhos de luz, spots de LED no gesso, abajures, arandelas ou luminárias de chão.
Iluminação difusa
A luz difusa é aquela que se espalha sem criar sombras fortes. É perfeita para criar uma sala mais acolhedora para descansar e relaxar, pois resulta em uma iluminação homogênea e sem contraste.
Esse efeito é criado a partir de arandelas ou abajures que possuem uma cúpula de vidro leitoso ou outro material escuro, que atuam como filtro e direciona a luz para as superfícies.
Iluminação decorativa
O objetivo da iluminação decorativa é destacar e valorizar pontos específicos que se quer chamar a atenção na decoração da sala. Pode ser um cordão iluminado na prateleira ou uma fita de LED linear no nicho da estante.
Ele não tem a função propriamente de iluminar o ambiente, mas deve estar alinhado com os outros acessórios do projeto de iluminação.
Que tipo de iluminação usar na sala?
A escolha da iluminação da sala vai depender muito da configuração do seu apartamento e do efeito que se deseja para o ambiente. A distribuição das luzes em um ambiente integrado com sala de estar e sala de jantar, por exemplo, é diferente quando estes dois ambientes são separados.
O tipo de lâmpadas também é um ponto que merece atenção: as lâmpadas fluorescentes ou de LED são as mais duráveis e contam com opções quente e fria, que possibilita criar diferentes pontos de iluminação.
A luz branca quente é a mais indicada para ambientes reservados para relaxar. Ela é conhecida como luz amarela devido às nuances que fornece ao ambiente (entre 2700K a 3500K). Em um mesmo ambiente é possível mesclar os tipos de iluminação, como veremos mais adiante.
4 dicas para iluminar a sala
O projeto de iluminação de um apartamento é tão importante quanto o de decoração. Como vimos, existem diversos acessórios que podem ajudar a valorizar a sala de estar ou jantar dependendo do local e a forma com que são instalados.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas que podem te ajudar a guiar suas escolhas. Veja:
1. Considere o uso do espaço
A primeira dica para criar um projeto de iluminação para a sala é entender como ela será utilizada. A sala de estar pode ser uma área de receber visitas de uma forma mais formal ou ser um espaço para os moradores descansarem e verem TV após chegarem em casa.
Ela pode ainda estar integrada à sala de jantar e ser um ambiente com duas funções no apartamento. Nesse caso, é possível criar um ponto de destaque na sala de jantar ou no balcão que divide os espaços e mesclar luzes indiretas nos demais espaços.
2. Valorize a iluminação natural
A luz natural também deve ser considerada no projeto de iluminação. A sala pode conter uma grande janela ou estar próximo à sacada do apartamento e contar com uma grande entrada de luz do sol.
Apesar de essa ser uma ótima opção para ser aproveitada durante o dia, quando a luz natural for excessiva e atingir diretamente móveis e objetos, é preciso controlar a incidência usando cortinas, pois ela pode desbotar tecidos, danificar superfícies e quadros.
3. Combine mais de um tipo de iluminação
A iluminação para sala de estar e jantar deve ser pensada não apenas para clarear um ambiente, mas também para valorizar a decoração. Por isso, mesclar luz direta e indireta é uma ótima opção para deixar o ambiente funcional e aconchegante.
Invista em lâmpadas no teto para clarear o ambiente, em fitas e spots de LED no gesso. Uma dica legal é usar dimmers para regular a intensidade da luz. Assim você consegue atender às suas necessidades em diferentes momentos do dia.
Destaque espaços que deseja com a iluminação direta. Em uma sala com pé-direito duplo, por exemplo, os lustres pendentes são muito bem-vindos pela altura do teto ao chão. Eles podem ser combinados com lâmpadas de maior intensidade e luminárias de chão próximo ao sofá.
4. Considere as posições dos móveis
Saber onde cada móvel ficará na sala é fundamental para planejar a iluminação. Esse ponto é importante não só para valorizar determinada mobília, mas também para evitar problemas com contraste no ambiente.
Uma estante embaixo de um ponto de luz pode causar sombra e não produzir um efeito agradável no ambiente. A luz direcionada para o sofá ou pufe pode atrapalhar os momentos de descanso neste móvel.
A poltrona no canto utilizada para a leitura merece uma luz especial para este momento. Em uma sala, seja um ambiente unitário ou integrado, pode-se criar diversos espaços para manter o conforto e aconchego para cada momento.
Não se esqueça do projeto de iluminação na hora de planejar ou reformar a sua sala. Combine diferentes acessórios e valorize a decoração do seu apartamento. Veja também as opções do teto de gesso para harmonizar com a iluminação.
Continue acompanhando o blog da Plaenge para mais dicas para deixar todos os ambientes do seu apartamento mais confortável e aconchegante!