Realizar a escritura de um imóvel sempre foi uma tarefa burocrática e que exigia algumas idas ao Tabelião de Notas e ao cartório para ser efetivada. Com a escritura pública digital, agora é possível fazer isso totalmente à distância. Basta ter o seu certificado digital registrado.
Continue a leitura e veja como funciona esse novo formato.
O que é a escritura digital?
É um documento nato digital que representa a declaração de vontade de pessoas e/ou empresas para concluir uma negociação à distância, de forma remota; neste caso, da compra e venda de um imóvel. Ele possui a mesma validade e segurança jurídica da escritura física.
Quais as vantagens?
Antes da pandemia, fazer uma escritura pública exigia a presença física dos envolvidos na negociação em um Tabelionato de Notas. Com o distanciamento social, este foi mais um dos serviços que se adaptaram ao formato eletrônico, com a possibilidade de ser 100% on-line, trazendo mais agilidade, comodidade e desburocratizando o processo.
Além disso, a escritura digital não possui custos adicionais em relação à escritura feita de forma presencial.
Como fazer a escritura digital do meu imóvel?
O primeiro passo é fazer o seu certificado digital e-Notariado, caso ainda não tenha nenhum certificado digital válido, como por exemplo o Certificado e-CPF.
Procure um Tabelionato de Notas de sua preferência, portando documento de identidade (RG, CPF ou CNH), certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência, e solicite gratuitamente a emissão do seu Certificado Digital e-Notariado, que ficará disponível em seu celular pelo aplicativo e-notariado.
O Tabelião, de posse das informações da unidade/garagem e condições negociadas na compra e venda do imóvel, irá lavrar a escritura.
Em seguida, para assinar a escritura digital, será agendada uma videoconferência com o escrevente do Tabelionato, na qual as partes irão mostrar que estão de acordo com a escritura e, na sequência, assinarão o documento utilizando seus certificados digitais, por meio de login e senha.
Para que não ocorram problemas durante a videoconferência, certifique-se da velocidade de conexão da internet e utilize uma câmera com boa resolução, seja do computador, notebook ou celular.
Mais conforto e praticidade
Aproveite esta nova funcionalidade disponível para você, cliente, e regularize o seu imóvel sem precisar sair de casa. Lembre-se: do ponto de vista legal, o imóvel só é considerado sua propriedade com a escritura definitiva registrada em seu nome.
Sempre pensando em sua tranquilidade e conforto, contamos com uma equipe própria para auxiliar na escrituração do seu Plaenge. Em caso de dúvidas, fale com o atendimento do setor de contratos da sua cidade.
CIDADE | WHATSAPP / TELEFONE | |
Londrina | acs-ldb@plaenge.com.br | (43) 3294-1500 |
Curitiba | acs-cwb@plaenge.com.br | (41) 3317-1717 / (41) 3317-1700 |
Maringá | acs-mga@plaenge.com.br | (44) 3293-7000 |
Campo Grande | acs-cgr@plaenge.com.br | (67) 3322-9600 / (67) 3312-1000 |
Cuiabá | acs-cba@plaenge.com.br | (65) 3616-7171 / (65) 3616-7100 |
Você também pode entrar em contato pelo nosso aplicativo Plaenge APP, disponível tanto na Apple Store quanto no Google Play, ou pelo Portal do Cliente: plaenge.com.vc, inserindo seu login e senha.