MENU

Design Biofílico, a natureza e seus benefícios

Amor à vida: esse é o propósito do Design biofílico, nova tendência da arquitetura considerada a solução para transformar nossos espaços de convívio.

Quando paramos para pensar em um cenário ou lugar onde nos sentimos completamente relaxados, é muito provável que venha em nossa mente uma praia, uma floresta ou montanhas. Isso acontece graças ao fato do ser humano ter uma necessidade biológica de estar próximo à natureza, pois é onde temos uma melhor qualidade de vida.

Arbo e Flora, Plaenge em Londrina

A palavra Biofilia bem do grego Biophilia, sendo bio, “vida”, e philia, amor. Nesse estilo arquitetônico há um resgate da natureza dentro dos espaços, e seus projetos priorizam elementos como água, ar, luz solar e vegetação. Essas características, quando usadas em um ambiente, têm o poder de melhorar o bem-estar e promover o conforto a quem utiliza o local. Um apartamento projetado seguindo as diretrizes do Design Biofílico será aconchegante, relaxante e saudável, podendo inclusive trazer melhorias na saúde como diminuição da pressão arterial e redução de estresse.

Porém, aderir ao Design Biofílico não é apenas colocar algumas plantas dentro de casa - o conceito é um pouco mais complexo. Para aproveitar todos os benefícios dessa tendência, separamos para você alguns elementos essenciais na hora de projetar um ambiente.

piscinas e palmeiras no design biofílico
Scenarium, Plaenge em Campo Grande

Iluminação Natural

Aproveite a luz natural ao máximo. O sol ao longo do dia influencia no bom funcionamento do nosso organismo, já que a luz natural libera serotonina, regula o metabolismo e melhora o humor. Por exemplo, locais com pouca iluminação natural desequilibra processos do nosso corpo, como o sono. Então invista em amplos espaços e janelas grandes.

Materiais Naturais

Esses materiais vão trazer a sensação de estar em meio a natureza, por exemplo, madeira, palha e pedras nos remetem aos ambientes externos.  Aproveite também e use cores que lembrem a natureza em sua decoração, como o verde e o azul. 

mesa de madeira e poltronas
Reprodução Pinterest

Formas Biomórficas

Na natureza, encontramos muitas formas curvas. Por isso, trazer formas orgânicas ao ambiente é mais uma estratégia que o Design Biofílico utiliza.

banheiro com mesa de madeira com design biofilico
Reprodução Casa Cor

Se você quiser saber mais sobre como decorar com formas orgânicas, confira essa matéria!

Plantas

Claro que as plantas não podem faltar, uma vez que nos conectam diretamente ao mundo natural. As plantas ajudam a purificar o ar, trazem bem-estar, conforto térmico e conforto acústico. E aqui não falamos apenas em plantas em vasos - uma tendência em alta, por exemplo, são as paredes verdes verticais, que além de trazer todos esses benefícios, também são ótimas na decoração.

poltronas e sofás no meio de plantas seguem design biofílico
Artesano, Plaenge em Londrina

Ventilação

Outro elemento natural priorizado no design biofílico é o ar. Para aproveitá-lo ao máximo priorize a instalação de janelas amplas e portas de correr, de maneira que exista uma entrada e saída de ar constante, mantendo o espaço sempre fresco.

Reprodução Pinterest

Aproveite o Design Biofílico para trazer os benefícios da natureza para dentro do seu apartamento. E se você quiser conhecer outras tendências como essa, confira nossa editoria Tendências e Arquitetura.

Tags: , , , ,

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code