Se você está procurando uma decoração básica e com muito estilo para seu apartamento, uma ótima ideia é apostar na tendência monocromática. Ela consiste em trabalhar apenas com uma cor predominante em todo o projeto de um ambiente, como nas paredes, objetos, móveis e tecidos.
Na decoração monocromática, você pode escolher uma cor neutra, como o branco ou bege, ou uma mais vibrante, como azul ou laranja. Ela pode ser aplicada em todos os cômodos de um apartamento como cozinha, sala, banheiro e quarto.
Porém, o grande desafio ao escolher apenas uma tonalidade é não deixar a monotonia tomar conta. Para isso, separamos algumas dicas para você que quer experimentar a decoração monocromática aí em seu apartamento, confira!
1. Escolha a cor de destaque
A escolha da cor é o primeiro passo da decoração monocromática. A partir dela é que será decidido os revestimentos, os pisos, os móveis e todos os objetos de decoração. Ela deve ser escolhida conforme o gosto do morador, o estilo da decoração e o ambiente.
Se você se sente inseguro em aplicar uma cor vibrante, comece com tons claros e neutros como branco, cinza, off-white ou bege.
2. Pesquise o significado das cores
Quando optamos pela decoração monocromática, é importante considerarmos o seu significado. Cada cor transmite uma sensação diferente.
Um ambiente branco manifesta uma sensação de harmonia, calmaria e simplicidade. E é uma ótima escolha e cor para o quarto, um lugar para relaxar e ter boas noites de sono após um dia cansativo.
Já um ambiente amarelo estimula a alegria, o foco e o otimismo. Essas características são procuradas em uma sala, onde os moradores reúnem a família e os amigos, ou em um home office, um ambiente que requer concentração.
Veja quais sentimentos as outras cores podem acrescentar na decoração:
- Cinza: neutralidade e estabilidade;
- Preto: sofisticação, elegância e mistério;
- Laranja: humor, vibração e extravagância;
- Vermelho: alegria, movimento, energia e poder;
- Roxo: sabedoria, espiritualidade e nobreza;
- Verde: renovação, vitalidade e esperança;
- Marrom: conforto, aconchego e estabilidade;
- Azul: confiança, lealdade e tranquilidade;
- Rosé: charme, delicadeza e felicidade.
3. Abuse de padrões e texturas
Utilizar tudo liso e na mesma tonalidade pode ficar cansativo visualmente. Por isso, um dos grandes recursos utilizados na decoração monocromática é a combinação de diferentes texturas. Criar diferentes padrões vai deixar o ambiente com uma estética única!
Uma opção para adicionar relevos na decoração são os revestimentos 3D. Que tal um painel de TV com esse material no quarto? Ou uma parede na sala de jantar? Ele irá quebrar totalmente a monotonia, adicionando uma sensação de movimento e leveza na decoração monocromática.
Outra alternativa é utilizar a textura dos materiais. Por exemplo, um cesto de palha ao lado de um sofá mostarda de linho da sala de estar. Vai ficar incrível!
4. Equilibre com cores neutras
As cores neutras, como branco, preto e bege, combinam com quase todas as paletas de cores. Elas podem compor a estampa de uma almofada, o desenho de um revestimento, algum detalhe dos móveis ou em objetos como maçanetas, porta-retrato, quadro, luminária e escultura.
Utilizar as cores neutras na proposta monocromática é uma forma de complementar a decoração com elegância, sem criar um grande contraste visual.
Confira o post: Conheça as cores que mais acalmam o ambiente.
5. Use degradê
De fato, na decoração monocromática utilizamos apenas uma cor, mas temos a oportunidade de explorar as diferentes “temperaturas” que cada uma possui. A ideia é criar diferentes nuances no ambiente.
Um degradê explora todas as tonalidades de uma cor, mesclando tons claros e escuros nas paredes, piso, revestimentos, móveis e objetos de decoração. Esse efeito traz energia e vivacidade para um espaço e é uma ótima alternativa para evitar a monotonia.
Mas também é possível criar focos visuais dentro do espaço utilizando só uma cor. Basta destacar algum ponto, como um móvel ou objeto, utilizando um tom escuro e deixar o restante em uma tonalidade mais clara.
6. Aposte em móveis e objetos com design diferenciado
Os móveis e os objetos de decoração também podem adicionar contraste dentro da decoração monocromática. Aposte em móveis com design funcional e moderno.
Em uma cozinha monocromática escolha em móveis planejados. Dessa forma, você conseguirá escolher o tom que deseja e que vai combinar com o restante da decoração. Além disso, eles otimizam o espaço disponível e você terá mais lugar para guardar os utensílios.
Outro objeto coringa que transmite personalidade à decoração monocromática é a luminária. De teto ou de parede, ela pode ser encontrada em diversas cores e materiais com propostas que combinam com diferentes estilos.
7. Brinque com a altura e volume dos móveis
Adicionar móveis com diferentes formatos, volume e altura traz movimento a um espaço monocromático. Na sala, pode-se adicionar mesinhas de apoio e espalhar pufes próximo à área com o painel de TV e o sofá.
Essa alternativa também é ótima para utilizar em ambientes integrados, onde se deseja explorar a decoração monocromática. Em uma sala de estar integrada com a sala de jantar, geralmente uma bancada divide o espaço. Utilize banquetas altas com a mesma tonalidade de cor das cadeiras da mesa principal.
Um trio de luminárias nesse limite vai dar um charme especial a esse espaço!
8. Use a criatividade
Essa dica parece simples, mas muitas vezes esquecemos de imprimir nossa personalidade quando estamos decorando. As inspirações de revistas servem para você selecionar o que faz sentido ou não para a sua casa.
Adicione objetos decorativos que lembram algum hobby, como música, esporte ou pintura. Se você adora apreciar a natureza, escolha plantas e adicione na decoração
Invista nos detalhes que te fazem bem, afinal seu apartamento é um refúgio e tem que ser agradável e confortável para você!
A decoração monocromática é uma tendência e alia beleza e autenticidade. Capriche na escolha dos móveis e objetos e dê seu toque especial! Quer algo mais luxuoso? Confira como usar o dourado no projeto do seu apartamento.
Até o próximo post!