Conteúdo
Intimista e extravagante, o estilo de decoração árabe de luxo ultrapassou as fronteiras do oriente e conquistou o público ocidental com as suas cores vibrantes e o seu requinte. Suas referências culturais completam os ambientes e os tornam exóticos e elegantes.
Se você não sabe como começar o projeto do seu apartamento, continue a leitura e se inspire com a decoração árabe luxuosa. Boa leitura!
Os componentes principais da decoração
A decoração árabe carrega fortes influências dos países mediterrâneos e da Arábia Saudita, unindo conforto e riqueza em uma decoração única e cheia de personalidade. Os detalhes tornam essa vertente alegre e luxuosa, sem que se perca a característica intimista.
As estampas, mosaicos, tapetes e o ouro usado chamam a atenção e tornam o estilo cada vez mais utilizado no ocidente. Alguns elementos, portanto, ficaram bem marcados como componentes essenciais desse tipo de decoração.
Portas e janelas
Não há maneira melhor de começar uma lista de componentes do que pela porta, não é mesmo? Nelas, os árabes priorizam a madeira como material de fabricação, transmitindo muito poder e personalidade no design.
Seja no seu tom natural ou na cor branca, o diferencial das portas fica marcado pelos arabescos que remetem aos templos árabes, expressando a riqueza nos detalhes em dourado. As janelas também são muito marcantes, unindo características luxuosas com o período colonial.

Puffs e almofadas
Os puffs e almofadas são dois tipos de itens que agregam muito à decoração, ressaltando todo o conforto característico do povo árabe. As almofadas, inclusive, podem ser usadas sem moderação. Aposte em modelos de diversas formas e tamanhos, principalmente nos ambientes destinados ao descanso!

Revestimentos
Os revestimentos árabes são muito característicos e marcam a decoração. Um dos tipos mais comuns de revestimentos são os azulejos, que se tornaram itens decorativos, além da sua função principal.
As composições com pinturas geométricas apresentam complexidade, criando composições belas e imponentes. Além dos azulejos, elas podem ser criadas com papéis de parede, cerâmica, tecidos ou patchwork.

Tecidos e tapetes
Os tecidos e tapetes são muito famosos no mundo árabe, e com certeza não ficariam de fora da decoração. Os tecidos são bem chamativos, mesclando várias cores para deixar o ambiente mais alegre e luxuoso.
Os pés devem tocar superfícies confortáveis e sedosas, o que permite investir em tapetes espessos, sejam eles mais tradicionais ou excêntricos.

Iluminação
A iluminação é responsável por transmitir todo o charme e intimismo para o design árabe. Os árabes gostam muito de abusar dos lustres, lanternas e lamparinas, principalmente aquelas feitas de ferro forjado.

5 dicas para decorar seu apartamento com a estética árabe
Após entender um pouco mais sobre os componentes principais que caracterizam a decoração árabe, confira algumas dicas para deixar seu apartamento luxuoso e com a estética árabe!
1. Utilize cores com tons vibrantes e quentes
As cores com alto grau de saturação e com aspecto mais quente são muito características do estilo árabe. Nesse estilo, os tons de amarelo e laranja são muito utilizados para aproximar os ambientes da sensação de riqueza.
Outras cores utilizadas são o vermelho e o rosa, com o objetivo de criar nuances. Por outro lado, as cores frias até podem ser usadas, desde que com atenção. No contexto das cores frias, os tons mais intensos tem preferência. Alguns exemplos que podem ser escolhidos são o roxo e o azul, pensando nos detalhes decorativos.
Caso a intenção seja mesclar a decoração árabe com um aspecto mais discreto e menos chamativo, basta balancear com tons mais neutros na composição do espaço!
2. Priorize o conforto com os tecidos
Além de todo o luxo exibido pela decoração árabe, a cultura oriental também se preocupa com o conforto proporcionado pelos seus ambientes.
Para proporcionar a melhor sensação de aconchego possível, os orientais não economizam no uso de cortinas, futons e almofadas. Aposte sem medo em materiais confortáveis, como o bordado, a seda e o veludo, seguindo sempre a paleta de cores.
3. Deixe a iluminação brilhar
Tão essenciais quanto o luxo, as formas de iluminação são muito importantes na decoração árabe. Elas transmitem um clima intimista muito particular, usando velas e lanternas.
Também é muito comum o uso de lustres feitos de materiais nobres, como o bronze. Seus vidros podem ser coloridos para contribuir ainda mais com a estética intimista, criando pontos de luz indireta.
Leia também: ideias de sala de estar luxuosa para te inspirar
4. Incremente com a decoração
A decoração árabe é composta principalmente por detalhes. Itens de decoração que possam incorporar o luxo e a riqueza presentes nos palácios são sempre bem vindos!
Além disso, espelhos, esculturas e plantas também podem fazer a diferença. Itens culturais, como incensos, podem ser incorporados para influenciar na estética e também no cheiro do seu apartamento!
5. Aposte na riqueza
A maior característica da decoração árabe é o luxo! Essa definição tem como principal motivo os palácios exuberantes construídos na região oriental. Por conta de todo esse glamour e beleza, outras regiões do mundo passaram a adotar suas referências, principalmente com a popularização do estilo boho.
Com isso, mesmo nas decorações em que o ouro maciço não é utilizado, objetos com tons de cobre e ouro ficam em evidência e aparecem como destaque da composição. Os grandes jardins também podem ser adaptados nos apartamentos, com plantas dentro de vasos.
Para tornar o seu apartamento ainda mais luxuoso, é ideal pensar na decoração de todos os ambientes. Continue no nosso blog e veja cinco ideias de quarto de casal de luxo para você se inspirar!