O ato de cozinhar vai muito além de uma simples refeição: está ligado com a parte do carinho e do amor, seja consigo ou com o próximo. É um momento totalmente único, principalmente quando utilizamos esse tempo para confraternizar com nossos amigos e familiares.
Mas todo esse processo fica ainda melhor quando temos um espaço amplo e confortável, com um ambiente totalmente planejado e dedicado para cozinharmos e conversarmos com nossos entes queridos, não é mesmo?
A cozinha gourmet vem para complementar essa ideia, trazendo todos os pontos essenciais entre a arte de cozinhar e de confraternar. Para você entender melhor o que considerar ao projetar sua cozinha, separamos algumas dicas para te ajudar em seu projeto. Continue conosco e aproveite a leitura.
O que considerar ao montar uma cozinha gourmet?
Ao montar um projeto de uma cozinha, devemos pensar em tudo, conferindo a ideia principal proposta ao ambiente e entender como serão os detalhes.
E, quando citamos detalhes, não estamos nos referindo apenas à parte decorativa, mas também aos revestimentos: do chão, da parede, dos eletrodomésticos e até dos móveis. Afinal, cada toque e acabamento que escolhemos, deixará nosso ambiente mais requintado e elegante.
Trouxemos algumas recomendações para você ter em mente durante esse processo. Confira:
1. Escolha o design para o ambiente
Uma parte habitual, mas super necessária para dar início ao projeto. Escolher o design que deseja ao ambiente será fundamental para os próximos passos, visto que assim você conseguirá escolher quais os melhores revestimentos, móveis e decoração.
Entretanto, ao escolher o design, você deve considerar o que foi escolhido para os outros espaços da casa. Dessa maneira, todo o seu apartamento ficará mais harmônico e com aspectos visuais muito mais coerentes. Assim, você consegue criar um recinto integrado.
2. Invista em revestimentos
Como citamos, os revestimentos podem integrar a sua cozinha como uma parte decorativa. Com eles, é possível criar paginações variadas, mesclar cores e texturas e trazer um aspecto singular ao local.
Você tem a opção de escolher itens diferentes para o chão e paredes, ou criar uma estrutura única, incorporando ambos em um só e formando um acabamento contínuo. Outro ponto interessante é trazer o revestimento até metade da parede e utilizar a tinta para o restante dela. Esse detalhe traz uma quebra e proporciona um ar moderno.
Por ser um recinto amplo, a cozinha gourmet não precisa seguir o mesmo revestimento por toda ela. Você pode fazer uma parede com revestimento, em que ficarão os eletrodomésticos, e no restante utilizar apenas a tinta ou uma área texturizada.
Dessa maneira, faça uma pesquisa e busque sempre os melhores produtos do mercado, prezando pela qualidade e durabilidade de cada item em nosso apartamento.
3. Faça móveis planejados
Os móveis planejados além de trazer beleza, também trazem funcionalidade para a cozinha. Com eles, podemos aproveitar melhor o espaço, tanto horizontal como verticalmente. Eles se encaixam bem às nossas paredes e às medidas delas, deixando o visual belo aos olhos, sem frestas e móveis desconexos.
Para os móveis, os acabamentos podem variar, você pode optar por bancadas de pedras, que garantem um visual muito mais moderno, ou trazer a madeira para a sua cozinha. Com um tratamento adequado, a madeira é uma ótima opção, uma vez que ela deixa o ambiente com uma aparência mais confortável e aconchegante, apostando em uma área mais quente e inovadora.
Nos acabamentos dos armários, você pode personalizar com puxadores fora do padrão, por exemplo, com formas e acabamentos diferentes para proporcionar ao ambiente toques que tragam a sua personalidade e essência para o meio.
Além do que, não é por que são móveis planejados que precisam seguir os modismos, pelo contrário, é possível incrementar o ambiente com eles. Confira nosso blog sobre o estilo de cozinha provençal e veja como é possível unir a personalidade com planejados e fugir do modismo.
4. Adquira equipamentos de alta qualidade para cozinhar
Nada mais justo que escolher equipamentos de altíssima qualidade, afinal, quanto melhor seus eletrodomésticos, melhor será o preparo da sua refeição. Com um fogão moderno e de última geração, você consegue ter um controle melhor sobre a chama ou temperatura das partículas, no caso das opções por indução.
Além disso, investir em uma geladeira grande garantirá um bom armazenamento aos seus alimentos, ou seja, você conseguirá fazer uma compra grande para toda a semana e ter todos os alimentos necessários quando for utilizar a sua cozinha gourmet para cozinhar.
Fora esses equipamentos fundamentais para o funcionamento do espaço, não se esqueça de outros como: lava-loucas, forno e micro-ondas. E, claro, os itens de apoio: liquidificador, batedeira e cafeteira, por exemplo.
Uma ótima dica para esses equipamentos é a de embutir nos seus móveis planejados, assim, o visual ficará integrado e mais planejado com o restante da marcenaria. Fora que, por ser um espaço amplo, é viável colocar uma churrasqueira para ter maior possibilidade de preparos, seja para churrasco ou legumes grelhados.
5. Contrate um especialista para te auxiliar na decoração
Como esse processo pode exigir vários cálculos, medidas e pesquisas, contar com o auxílio de um especialista pode ser de grande ajuda. Com ele, você terá mais percepção sobre o que escolher, como escolher e em quais fornecedores buscar por seus materiais para a reforma ou construção.
Visto que eles contam com formação e uma rede ampla de contatos, você conseguirá mais praticidade e rapidez em sua obra, otimizando o tempo e aproveitando o resultado em um curto período.
Assim, converse com o profissional e fale todos os pontos que não podem faltar em sua cozinha, cite seu estilo preferido, temas que você gosta, cores que deseja, itens favoritos e que remetem à sua personalidade. Nesse sentido, ele fará todo o projeto em cima dessas informações.
Com o esquema pronto, você terá acesso aos esboços e ficará ao seu encargo aprová-los ou não, dando sugestões para deixá-lo com a sua cara.
Leia mais e entenda como trazer o mezanino para o projeto do seu apartamento.
Portanto, uma cozinha gourmet vai além de apenas um espaço para cozinhar e, se atentar aos detalhes, fará da sua cozinha um ambiente muito mais aconchegante e acolhedor para aproveitar com amigos e familiares.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para conferir mais sobre decoração e ambientes para o seu apartamento, continue acompanhando o blog da Plaenge. Até a próxima leitura.