Conteúdo
Plaenge entrega os primeiros edifícios do Parque Urbano, masterplan que conecta bairro e empreendimentos por meio de arquitetura, paisagismo e gentileza urbana
A Plaenge celebrou a entrega de Arbo e Flora com uma recepção exclusiva nas áreas de convivência do empreendimento. A brisa que soprava em meio aos jardins tropicais criou o cenário ideal para a apresentação dos novos Plaenge aos convidados, antecipando todo o frescor do paisagismo sensorial de Benedito Abbud, um dos mais reconhecidos paisagistas do Brasil.

Arbo e Flora são os primeiros empreendimentos entregues no masterplan Plaenge Parque Urbano, um projeto de urbanização para essa região especial no Alto da Palhano. No quarteirão que estão localizados Arbo e Flora, a marca conectou edifícios ao entorno por meio do paisagismo de Abbud, da adoção de uma linguagem urbana própria e de uma arquitetura sem barreiras visuais, consolidando os conceitos de biofilia e gentileza urbana.

Plaenge entrega recorte do Parque Linear
Os dois edifícios são margeados por parte do Parque Linear, que também possui paisagismo assinado por Abbud. A ideia é incentivar os moradores a ocuparem o bairro, criando oportunidades de convivência e atividades ao ar livre. A Plaenge tem mais dois empreendimentos sendo construídos na área, Aura e Huma, cujo entorno também será entregue de acordo com o projeto de paisagismo do masterplan.
Em sintonia com essa proposta, a festa também ultrapassou os limites dos edifícios. Como parte das ações de gentileza urbana que marcam o projeto, levamos música à praça da esquina, compartilhando o momento com toda a vizinhança. E antes mesmo da “entrega oficial” desse espaço, os moradores dos edifícios vizinhos já estavam ocupando o espaço.

“Quando projetamos Arbo e Flora, queríamos despertar exatamente essa sensação de bem-estar pelo contato com o verde e pelas oportunidades de convivência. A reação das pessoas confirma isso. Estou muito satisfeito, porque elas estão felizes”, afirma Rodolfo Sugeta, superintendente da Plaenge em Londrina.

Para ele, a entrega é a consolidação de um processo iniciado anos atrás, quando surgiu a ideia do masterplan. “Criamos jardins tropicais que convidam à exploração e espaços em que as pessoas querem permanecer. A entrega marca uma nova era da Plaenge. A sensação é de que estamos no caminho certo e entendendo o que as pessoas valorizam, a forma como querem morar.”
O diretor Marcelo Resquetti reforça a vocação do projeto para o longo prazo. “O Parque Urbano é algo que vai ficar para sempre. Poderíamos não ter feito, mas dedicamos muitas horas pensando na melhor forma de entregar um espaço que continuasse atual. Na Europa, áreas bem planejadas seguem sendo frequentadas e admiradas mesmo depois de décadas. É essa permanência que buscamos.”

As arquitetas Luiza e Thaisa Bohrer, responsáveis pela arquitetura e pelos interiores por meio da Bohrer Arquitetos, também comemoraram o resultado. Com quase 80 projetos desenvolvidos em parceria com Abbud, elas destacam a integração entre arquitetura, interiores e paisagismo.

A decisão de reservar grande parte da área externa para o paisagismo veio da busca por leveza e permeabilidade. Nos interiores, as arquitetas destacam a conexão entre a paleta de cores e a fachada, além da curadoria que combina designers consagrados e novos talentos.

Rotina com mais natureza
Entre os futuros moradores, Anderson e Marianna Pacheco imaginam uma rotina com mais natureza para o pequeno Benjamin. Anderson, gerente comercial da Plaenge em Londrina, conta que escolheu o empreendimento pela área comum generosa e pelo paisagismo. “Eu sabia que seria bonito, mas ao ver pronto, surpreendeu. A sensação é de um lugar fresco, muito agradável.”

Anderson acredita que Arbo e o Flora se tornarão um dos empreendimentos mais desejados da cidade. “Pelo conjunto da obra, pelo masterplan, pelo entorno bem cuidado. Não tem nada igual em Londrina.”
O químico Marcos Piza e o programador Kleber Trugilo compraram um apartamento originalmente para investir, mas logo mudaram os planos. “O projeto é lindo, tem muitas árvores e a planta é muito bem resolvida. Em pouco tempo decidimos morar aqui”, contam. A convivência com vizinhos é algo que eles valorizam e, durante a festa, descobriram outros conhecidos que também irão morar no edifício, o que aumentou o entusiasmo.

A consultora de imagem Gabriela Marcondes e o relações públicas João Vitor Zampieri vieram de São Paulo e procuravam um apartamento para permanecer por muitos anos, em um bairro que fizesse sentido para o estilo de vida dos dois. João já tinha vínculo com Londrina, pois morou aqui em 2001 e lembrava da forte presença da Plaenge na Palhano, o que os motivou a procurar empreendimentos da construtora.

Para o casal, Arbo e Flora reuniram localização, metragem e qualidade de projeto. “Gostamos muito do bairro e trabalhamos perto. Além disso, o contato com a natureza nos impressionou, é algo que faz diferença no dia a dia”, conta Gabriela. “É como ter um pouco de casa de campo na rotina. Não é rústico. É moderno, sustentável e verde na medida certa.”
Os agrônomos Claudia e Francisco Simoni, de Andirá, também se encantaram com os jardins e com a atmosfera tranquila do empreendimento. Como já mantém residência nas duas cidades, escolheram investir em Arbo e Flora para aproveitar o frescor que a vegetação traz ao espaço. “Moramos em uma casa cercada pelo verde em Andirá, mas amamos Londrina. No novo apartamento, teremos o melhor das duas cidades”, comentam.

Conheça Arbo e Flora
Para conhecer Arbo e Flora e os outros empreendimentos Plaenge na região do Plaenge Parque Urbano, visite a Central de Decorados (Av. Madre Leônia, 1700).
Confiram mais algumas fotos do evento:






