MENU

Saiba como escolher o sofá ideal em um passo a passo infalível

Escolher o sofá ideal nem sempre é uma tarefa fácil, por isso fizemos esse post para você saber o que deve ou não ser levado em consideração. De maneira geral, o modelo ideal é aquele que não ocupa muito espaço em relação ao ambiente e que, ao mesmo tempo, oferece conforto a todos os moradores – e visitas – da casa.

Mais do que isso, saber harmonizar o móvel com o ambiente também é essencial, ainda mais se considerarmos a diversidade de opções disponíveis. Foi pensando em tudo isso que fizemos um conteúdo completo com as principais informações sobre o assunto para te guiar na hora de escolher o melhor sofá para você.

Veja também: Sofisticação e funcionalidade – Conheça os móveis com design assinado

sala de estar moderna com luz natural
Átrio, Plaenge em Londrina

Qual o tamanho ideal para o sofá?

Saber o tamanho certo para seu sofá está diretamente ligado às suas necessidades e à dimensão do lugar onde ele ficará. Na prática, quanto maior o ambiente, maior pode ser o móvel – mas não necessariamente ele precisa preencher todo o espaço disponível, visto que cômodos grandes podem, sim, dispor de mobílias menores.

Nesse caso, pense também nos aspectos estéticos: qual tamanho ficará mais harmônico com o ambiente? Para entender melhor esse ponto, é interessante que você visualize como ficaria cada tamanho de sofá no cômodo desejado. Leve em consideração a sua decoração e o restante da mobília.

Quer mais praticidade? Veja nosso artigo sobre os conhecidos cômodos funcionais.

Além disso, a escolha do tamanho vai depender de qual é a finalidade do sofá. É para sala de estar? Qual a frequência que ele será utilizado? Quantas pessoas, ao mesmo tempo, vão se acomodar nele? A resposta de todas essas perguntas vão te ajudar a entender a quantidade de lugares mais adequada para as suas necessidades.

sala de estar com sofá grande
Signature, Plaenge em Maringá

Como escolher a cor do sofá?

Saia do bege e do marrom, as possibilidades são diversas e você pode usufruir da criatividade se quiser sair do tradicional. A cor é uma das principais características na hora de escolher sua mobília. Isso porque ele dá destaque, harmonia e composição ao ambiente.

Mas afinal, qual a cor certa?

A resposta é simples: depende. Depende da paleta de cores da sua decoração, das cores dos outros móveis e de que sentimento você quer transmitir. Nesse momento, o mais importante é pensar na harmonia com o restante das tonalidades do ambiente, seja nos objetos, papéis de parede ou mobília.

sala de estar com sofá escuro
Grand Palais, Plaenge em Londrina

E o estilo e design? Qual a melhor opção?

Basicamente, podemos separar os estilos de sofá em:

– sofá chesterfield;

– sofá de canto – ou em L;

– sofá-cama;

– sofá arredondado;

– sofá com chaise;

– sofá reclinável;

– sofá tradicional;

– sofá sem braço;

Essa é uma classificação básica dos tipos existentes. A verdade é que há uma lista enorme de opções para você considerar: do moderno ao tradicional, do clássico ao urbano e por aí vai. A melhor opção para você é justamente aquela que combina melhor com o ambiente e com os moradores da casa.

Por exemplo, você vai usar para assistir um filme ou uma série de maneira confortável? Talvez a melhor alternativa, nesse caso, seja um retrátil ou com chaise.

sala de estar com sofá claro
Privelle, Plaenge em Maringá

Sobre o revestimento do sofá: o que levar em consideração?

O revestimento também é um componente importante na hora de escolher o seu móvel. Isso porque ele é responsável por trazer conforto e garantir a durabilidade do produto. Por via de regra, quanto melhor o revestimento do móvel, mais durável e aconchegante ele será.

Além disso, se você tem cachorro ou gato que gosta de ficar no sofá, é interessante procurar um tecido que seja resistente e prático para limpar.

Mais do que ao revestimento do estofado, é preciso se atentar ao revestimento dos pés e braços do seu móvel, especialmente se ele for bastante usado. Dentre os tecidos mais comuns de sofá, estão:

– chenille;

– couro;

– jacquard;

– linho;

– sarja;

– suede;

– tafetá;

– tweed;

– veludo.

O tecido bouclé também é outra possível escolha para o revestimento do seu sofá. Sua textura incrível e boa durabilidade ganharam o coração dos designers do mundo inteiro. Idealizado por Coco Chanel, o tecido virou tendência de alguns anos para cá e vem ganhando ainda mais destaque, afinal, moda e decoração andam juntos.

Quer saber mais sobre o tecido bouclé? Destinamos uma publicação inteira sobre o assunto. Não deixe de conferir!

sala de estar decorada
Bravie, Plaenge em Cuiabá

Como escolher sofá em 4 passos práticos

Optar por um sofá pode ser mais simples do que parece, apesar da imensidão de opções. Por outro lado, observe alguns detalhes para não se arrepender. Dessa forma, atente-se ao nosso passo simples, mas infalível:

1) Tenha em mente o lugar onde ele será colocado para, em seguida, entender qual o tamanho ideal que o móvel precisa ter;

2) Entenda para que ele será utilizado, o que você precisa que ele tenha e quais os modelos atendem essa necessidade;

3) Pense na estética: qual cor e estilo harmoniza melhor com o lugar?

4) Conheça as possibilidades de revestimento e escolha a que se adapte à sua realidade.

Não se esqueça de considerar a espuma do estofado. O mínimo que queremos de um sofá é que ele seja confortável e aconchegante por bastante tempo.

sala de estar com decoração moderna
Serenety, Plaenge em Maringá

Já sabe como escolher sofá para sua sala? Tem mais algum assunto sobre decoração que você queira saber? Visite o blog da Plaenge e encontre mais dicas, informações e novidades.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free online course
download huawei firmware
Download WordPress Themes
udemy paid course free download
Thaísa Bohrer

Thaísa Bohrer

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unifil, deu continuidade à sua formação em design de interiores em importantes escolas como o Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e o Istituto Marangoni, em Milão. Com um perfil jovem, enérgico e movido pela curiosidade, dá o tom contemporâneo às criações da Bohrer Arquitetos, buscando retransmitir na arquitetura as inspirações adquiridas em viagens e experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code