MENU

COLABORADORAS CONTAM COMO ENFRENTARAM O CÂNCER DE MAMA

No mês de prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa, trazemos no nosso blog a história de duas colaboradoras, que compartilham suas experiências de descoberta da doença, tratamento e como enfrentaram esse momento.

Cláudia Ribas, Analista de Contratos da Plaenge em Curitiba, costuma dizer que o câncer apenas “passou” por ela. “Descobri o tumor em exame de rotina. Não apareceu na mamografia, mas sim na ecografia mamária. Primeiro ponto importante! Já imaginou se minha médica não solicita isso e fazemos apenas mamografia?”.

Claudia Ribas na luta contra o câncer de mama
Cláudia Ribas, analista de contratos na Plaenge

Luciana Theodoro Ferreira, que atua como Coordenadora de Planejamento e Controle do Grupo Plaenge, descobriu o nódulo ao fazer o autoexame em casa, mas já tinha o hábito de realizar exames anuais após uma suspeita em 2014. “O lado bom de ter ocorrido esse susto foi que passei a me cuidar mais. De qualquer forma, em 2018, por conta da correria do dia a dia, eu não marquei meus exames. Não sei se a história teria sido diferente se tivesse os feito”.

Assim como Claudia, na mamografia feita pela Luciana nada apareceu, mas com os resultados da ecografia os médicos decidiram por fazer uma biópsia.

A DESCOBERTA DO CÂNCER DE MAMA

A confirmação do câncer de mama veio no fim da tarde de 29 de novembro de 2019. “Você acha que sabe o significado da palavra carcinoma até ler o resultado no seu exame. Eu lia e não aceitava, não conseguia processar aquilo”, relembra Luciana.

Ali começou a sua trajetória contra a doença que, por não ter sido descoberta tão no início, exigiu uma cirurgia um pouco mais invasiva. Menos de um mês depois, Luciana ia para a mesa de cirurgia para que os tumores não continuassem a crescer.

Luciana Ferreira na luta contra o câncer de mama
Luciana Ferreira

O TRATAMENTO

Na época em que Claudia descobriu o tumor, em 2009, seu pai estava em estágio avançado de um câncer de pulmão, por isso sua preocupação maior era com a saúde dele, que já estava bem debilitada. “Fizemos o tratamento juntos, ficamos carequinhas juntos, um acabou dando força para o outro”.

Quando soube na primeira sessão de quimioterapia que seu cabelo também iria cair, Luciana aceitou o inevitável e resolveu raspar a cabeça e doar seu cabelo. Foram 4 ciclos de quimio e 15 sessões de radioterapia para finalmente estar livre do câncer de mama. “Comparando os dois tratamentos, a quimio é pior, porque afeta a parte estética, a nossa autoestima e o emocional. A pele fica ruim, os corticoides te incham muito. Olhar as cicatrizes da cirurgia no espelho todos os dias também não era fácil”, conta Luciana.

AO ENCONTRO DA CURA DO CÂNCER

Em 2020, Claudia comemorou 10 anos de cura e atualmente realiza apenas acompanhamentos semestrais.

Luciana teve alta do tratamento no meio desse ano, dia 15 de agosto. Antes, porém, de encerrar esse ciclo, ela resolveu registrar essa fase da sua vida em uma sessão fotográfica. O local das fotos? A Arena da Baixada, onde fica o estádio do Athletico Paranaense, sua grande paixão. A fotógrafa escolhida, Evelen Torrens, também é uma grande torcedora do time, o que gerou uma forte identificação entre as duas. 

“Comecei a conversar pra quebrar o gelo e me aprofundar mais naquela Luciana que eu estava conhecendo. Ela começou a falar sobre a sua história. Por milésimos pensei: não vou fotografar, vou filmar”, relata Evelen. Como presente para Luciana por ter compartilhado sua história, a fotógrafa fez um vídeo:

LIÇÕES DE VIDA

Tanto Luciana quanto Claudia saíram transformadas dessa experiência, e deixam aqui seus depoimentos do que é importante levar para a vida.

“Se alguém passar por isso, aceite de coração aberto toda a ajuda, porque sozinho, é muito difícil. Ainda passei por uma situação de vir a pandemia e ter que passar por momentos completamente isolada do mundo”, diz Luciana. “É fundamental agradecer todo o apoio que recebi. A solidariedade brota de onde você menos espera”.

“O que digo é: faça seus exames com regularidade. Faz toda diferença a fase em que é descoberto!  Mantenha o bom humor, a gente fica bem lindinha de cabeça raspada! E, ao final, aprendi que somos mais fortes do que pensamos! Muito mais”, finaliza Claudia.

Texto: Sara Hermógenes | Comunicação Plaenge

Fotos: Evelen Torrens

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy course download free
download samsung firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code