O novo Plaenge tem assinaturas de peso em projeto que une arte e arquitetura em 12 mil metros quadrados, em Londrina.
A parceria com os profissionais que honram a herança do maior paisagista do séc. XX será celebrada com um empreendimento à altura desse legado: o escritório apresenta seu maior projeto na cidade, uma parceria inédita em escala e significado, em terreno de 12 mil metros quadrados e edifícios com apartamentos de 97, 122, 144 e 179 m².

Na esquina privilegiada das ruas Maria Lúcia da Paz e Ulrico Zuinglio na Gleba Palhano, o novo Plaenge nasce com um olhar atento à qualidade de vida, com destaque para as áreas de lazer amplas e pelas estruturas wellness de alta performance — pensadas para promover bem-estar real no dia a dia, com espaços que estimulam movimento, descanso e contemplação.
Botânico encanta já no primeiro olhar. Como de costume nos projetos da Plaenge, a gentileza urbana se faz presente. Desta vez, na esquina do empreendimento temos um espelho d’água que valoriza a escultura exclusiva de Mariana Prestes – despertando uma conexão imediata com a arte e a natureza.

Assinam os projetos arquitetônico e de interiores, respectivamente, os premiados Studio Ronaldo Rezende e LW Design Group. O amplo terreno se converte em tela, onde os três grandes nomes imprimem suas visões para entregar a maior obra de arte viva a céu aberto, que se revela sob todos os ângulos – visível do chão, sentida no corpo e admirada até mesmo do alto, naquilo que chamamos de quinta fachada.

“É um grande projeto que reflete a evolução da Plaenge, consolidando toda a expertise que adquirimos nos últimos anos em um empreendimento de proporção e significado únicos. Nosso modelo de negócio estratégico nos permite fazer parcerias com escritórios de reconhecimento internacional para apresentar projetos cada vez mais singulares. Só a Plaenge consegue realizar isso no mercado”, pontua Rodolfo Sugeta, superintendente da marca em Londrina.
Botânico é uma imersão para se viver em meio à natureza desenhada com alma, onde cada traço carrega décadas de história.
Botânico: o nome entre arquitetura e paisagem
O salto de qualidade que a Plaenge vem apresentando em seus projetos arquitetônicos atinge um novo patamar. A proposta do Studio Ronaldo Rezende para a fachada apresenta geometria marcante, inspirada na organicidade do traço da natureza.
Nos interiores, LW Design Group complementa toda a composição, dando o tom certo para cada espaço através da expertise em hotelaria de luxo e das propostas que transcendem os padrões atuais.

O desenho do paisagismo traz cor, textura e intensidade para o conjunto. A marquise fluida, inspirada na genialidade de Niemeyer, é uma fusão entre modernismo e contemporaneidade. O mural artístico, criado exclusivamente para o Botânico, resgata os traços característicos de Burle Marx e reflete a sensibilidade do time que hoje conduz o escritório que leva seu nome. Um trabalho que exalta a genialidade do mestre e reafirma a vocação do Escritório Burle Marx de transformar a vegetação em arte viva.


Conheça o Escritório Burle Marx
Fundado por Roberto Burle Marx em 1955, o Escritório de Paisagismo Burle Marx consolidou-se como referência na criação de projetos que aliam arte e natureza. Visionário, Burle Marx revolucionou o paisagismo ao incorporar uma linguagem artística própria, marcada por formas orgânicas e geométricas, paletas vibrantes e o uso pioneiro de espécies nativas — dando origem ao jardim tropical moderno.
Após sua notável trajetória, o legado seguiu sob os cuidados de Haruyoshi Ono, parceiro profissional de Burle Marx por mais de três décadas. Hoje, a terceira geração — liderada por Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas — preserva a essência, combinando tradição, sensibilidade e experiência internacional na condução do Escritório.
Recebem a assinatura do escritório alguns dos espaços mais emblemáticos da arquitetura e da paisagem urbana brasileira, como o Aterro do Flamengo, o Calçadão de Copacabana, o Parque do Ibirapuera (em colaboração com Oscar Niemeyer), o Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro (atual Palácio Gustavo Capanema), e os jardins do Itamaraty, em Brasília. Outras obras consagradas são os painéis do Instituto Moreira Salles e da Fiocruz, também na capital carioca.
Conheça mais sobre o projeto
Botânico é um lugar onde a emoção se manifesta na forma da paisagem, um organismo vivo que pulsa junto com Londrina.
Receba informações exclusivas em primeira mão, cadastrando-se em nosso site ou entrando em contato pelo 43 3294-1500.