Quando falamos de decoração, é comum pensarmos automaticamente nos móveis da sala, nas cores do quarto ou nos ornamentos que vão fazer parte do banheiro, afinal, são locais onde passamos a maior parte do tempo quando estamos em casa.
Apesar de não ser a primeira a ser lembrada, a área externa é tão importante quanto os demais cômodos, pois é um ambiente social e reflete muito bem a essência dos moradores. E, por ser um ambiente ideal para descansar e apreciar um bom papo, precisa ser bonito, aconchegante e agradável.
Esse é o papel da decoração da área externa: tornar o espaço mais acolhedor e convidativo, e assim criar uma harmonia com o restante da casa. Quer saber como deixar seu espaço mais especial? Nós, da Plaenge, separamos algumas dicas para você conferir neste artigo. Queremos te ajudar a tornar cada cantinho da sua casa um refúgio para desfrutar, portanto, acompanhe e tire suas dúvidas.
5 ideias para decorar a área externa da casa
A regra para decorar o ambiente externo da casa é seguir o mesmo critério usado para decorar a parte interna. Sendo assim, é interessante acompanhar o estilo de decoração que foi estabelecido e adequá-lo ao contexto, ou ao menos fazer com que eles conversem entre si.
Por exemplo, se você decorou seu apartamento inteiro no estilo escandinavo, pode ficar destoante demais optar por uma decoração industrial na parte de fora, pois tais estilos têm uma proposta bastante diferente e dificilmente você conseguirá fazer com que eles entrem em harmonia.
Mas isso não é lei. Se mesmo com esse choque de “humores” entre os cômodos você se sentir à vontade, é o que importa. Sendo assim, daremos dicas mais gerais, pensadas nos itens decorativos e disposição dos móveis. Confira:
1. Jardim vertical
O jardim vertical fica simplesmente lindo em qualquer ambiente externo. Ele oferece a estética perfeita para quem quer adicionar um toque verde sem precisar pensar muito em como dispor as plantas.
Uma das vantagens é que ele pode ser personalizado de acordo com seu estilo: pode ser mais singelo, com uma pequena combinação de folhagens e flores, ou pode ser totalmente preenchido por uma planta única – como um painel inteiro de samambaia.
É bastante comum, nessa decoração, a utilização de pallets e madeiras simples, que criam um resultado mais rústico, mas ao mesmo tempo charmoso.
Lembre-se de adequar ao tamanho disponível: se você tem uma pequena sacada, aposte em uma composição de vasinhos minimalistas e, se tem uma sacada mais espaçosa, os paineis ou prateleiras maiores fazem muito sentido.
2. Móveis específicos para ambiente externo
Os móveis para a área externa são elementos chave na decoração, pois complementam a estética ao mesmo tempo que são funcionais. Em muitos casos eles são grandes protagonistas por garantirem o conforto necessário nos momentos de descanso.
Uma atenção que precisamos tomar com os móveis externos é com as suas particularidades – eles precisam ser desenvolvidos especialmente para ambientes abertos. Isto é, os materiais precisam ser mais resistentes à chuva, ao sol e até à sujeira, pois acabam sendo expostos a diversas situações.
Um dos móveis que ficam perfeitos nos jardins e quintais abertos são os bancos de madeira. Sabe aquele modelo clássico que encontramos nos parques e jardins, com dois ou três lugares? É possível adicioná-lo no gramado ou em um cantinho mais social.
Outra ideia muito interessante para a sua área externa é o conjunto de mesa e cadeiras. Aqui você pode se sentir livre para escolher o modelo que mais se encaixa com o restante dos elementos, pois existem opções diversas de conjuntos para serem compostos.
Se for colocar em um cantinho para fazer as refeições, por exemplo, vale a pena investir em um conjunto para jardim, pois são feitos em materiais próprios para locais abertos – como aço e fibra.
Para um cantinho social mais intimista, uma ótima aposta é o conjunto de cadeiras com mesa central. Esse modelo propõe momentos mais despojados, como um happy hour após o trabalho.
3. Cantinho para descansar
Ter um cantinho para descansar é fundamental para reforçar a ideia de refúgio. Sabe aquele espaço confortável, perfeito para ler um livro, tomar um drink ou meditar? Esse vai ser um dos seus lugares favoritos na casa.
Nesse local, aumente o conforto com itens que podem te trazer paz, tanto funcionais quanto decorativos. Um exemplo é a rede. Ela normalmente é feita de algodão ou palha, perfeita para quem procura criar um ambiente mais rústico para deitar e fazer um repouso.
Outra opção é a poltrona suspensa. Ela tem um charme único e pode ser colocada na varanda, no quintal, na sacada ou até no jardim.
4. Iluminação especial
A iluminação no ambiente externo da casa é capaz de criar efeitos diferenciados, dando destaque para objetos ou partes específicas por meio de um jogo de luzes diretas e indiretas.
Como exemplos de itens que garantem essa iluminação, temos os spots, utilizados para destacar detalhes especiais na sacada, como plantas ou itens decorativos; as lanternas, que dão um toque retrô e charmoso ao ambiente; e as arandelas, que são instaladas nas paredes e oferecem uma iluminação indireta bastante agradável.
5. Paredes com texturas
As paredes ocupam grande parte do campo de visão da área externa, e são muito importantes na decoração. Nelas, é possível optar por papéis de parede ou pintura, vai depender das suas escolhas – mas ambas são muito interessantes.
Algumas das técnicas mais aplicadas nas paredes externas dispensam o liso, básico e monocromático. Pelo contrário, envolvem cores, formas e texturas, que variam de acordo com o estilo do morador. Exemplos que você pode usar na sua parede são:
– Texturização
– Azulejos
– Pintura com efeitos
– Tijolinhos
É possível combinar mais técnicas e ter como resultado um espaço requintado, de acordo com seus gostos. Ah, também é possível utilizar revestimentos para criar os efeitos desejados de maneira prática, sem dificuldades.
Aliás, decorar a sua área externa deve ser assim, leve e prazeroso, pois essa é a sensação que você terá no final do projeto. E lembre-se de que esse cantinho pode ser funcional para você: você pode usá-lo para receber visitas, mas também para curtir sua própria presença e relaxar.
Esperamos que o conteúdo tenha te inspirado ou dado alguns insights para tornar sua casa mais especial. Para saber mais sobre cômodos funcionais, confira o post: Um espaço, vários usos: invista na praticidade do cômodo funcional.