Todo bom amante de vinhos e espumantes precisa de um local especial para armazenar suas garrafas. Por meio de uma adega simples ou climatizada, é possível contar com a praticidade de um objeto que também se torna decorativo no ambiente.
Seja na área gourmet, na cozinha, na sala de estar ou de jantar, somar a adega à decoração é uma realidade cada vez mais vista nos apartamentos. Existem diversas opções de formatos e materiais que podem ser explorados para apoiar as garrafas e deixá-las harmonizadas com o restante do ambiente.
Se você quer aderir à tendência, trouxemos algumas dicas para deixar o seu espaço de bebidas funcional e estiloso, confira!
1. Conheça os modelo de adega
Existem basicamente dois tipos de adega: o modelo artesanal, que pode ser feito de madeira ou de metal, e o climatizado, que é um eletrodoméstico com regulagem de temperatura.
O primeiro tipo pode ser um pequeno móvel de madeira rústico com repartições para armazenar as garrafas e uma superfície para deixar as taças. Esse modelo fica super charmoso para compor, por exemplo, o hall de entrada de um apartamento.
A adega também pode ser um espaço fixo, planejado com outro móvel, como na bancada da cozinha ou no aparador da sala. Nessa categoria existem ainda as adegas de parede: que podem ser compostas por suportes diferentes para garrafas e taças.
Se quiser surpreender, é possível criar uma adega utilizando apenas uma madeira com furos redondos. O encaixe perfeito das garrafas pela parte da rolha vai deixá-las suspensas e criam um efeito visual diferenciado.
Já a adega climatizada é indicada para aqueles que gostam de manter bebidas reservadas na temperatura ideal para consumo. É um eletrodoméstico bonito e sofisticado que vai dar um toque especial em qualquer ambiente.
Confira: Aprenda a montar sua adega com Kezia Giugni.
2. Atenção à organização das garrafas
Antes de falarmos do visual, você deve saber que, para garantir a qualidade dos seus vinhos, os especialistas recomendam que as garrafas fiquem na posição horizontal, de modo que a bebida fique em contato com a rolha.
Essa regra vale apenas para as garrafas fechadas, as que já foram abertas devem ser refrigeradas, caso a sua adega não conte com essa opção.
Esteticamente, mantenha sempre uma organização na sua adega para valorizar o visual. Outra dica é que as adegas não foram feitas para ficarem vazias: sem as garrafas o móvel pode ser um ponto chamativo de forma negativa em sua decoração.
3. Escolha o local ideal para a adega
Se você não tiver um espaço exclusivo no apartamento dedicado à adega, pode integrá-lo tranquilamente a outros ambientes, como na sala de estar ou jantar, escritório, cozinha ou área gourmet. O ideal é escolher um local que tenha baixa incidência de sol e uma boa umidade no ar, por isso evite locais próximos à janela.
Um espaço que pode abrigar uma adega com estilo é a parte de baixo da escada, em caso de coberturas ou duplex. Esse espaço pode ser um ambiente integrado entre a sala de estar e jantar e é uma área muitas vezes esquecida na decoração.
Se atente também à segurança. Se o apartamento abriga crianças ou recebe visitas com frequência, tenha cuidado com o acesso às garrafas. Talvez seja melhor a adega contar com portas ou se localizarem mais ao alto.
4. Equipe os espaço com taças e utensílios úteis
Além de inserir a adega de vinho na decoração de um ambiente, é preciso deixá-la funcional para os momentos de relaxamento no fim do dia ou de confraternização com a família e amigos.
Para isso, lembre-se de deixar próximo do móvel taças para todos os tipos de vinho e utensílios necessários para sua experiência com a bebida, como saca-rolhas, descanso para copos, decanter, cortador de lacres, corta-gotas e fechadores a vácuo.
5. Harmonize a adega à decoração do ambiente
Além de ser um local funcional, a adega se torna parte e, muitas vezes, a protagonista da decoração. Crie um espaço dedicado à bebida, mas que englobe a paleta de cores, formas e estilo escolhido para o espaço.
Os modelos de adega feitos com metal preto e detalhes em couro são opções modernas e harmonizam muito bem com decorações de estilo industrial, por exemplo. As feitas com madeiras de demolição são ótimas opções para a varanda com estilo mais rústico.
Já os modelos climatizados podem ser embutidos em um móveis sob medida da cozinha ou até mesmo da sala de estar e no escritório, deixando a peça mais discreta e moderna.
No caso da adega compor a área gourmet, é possível criar um espaço confortável para aproveitar a bebida com uma poltrona futon e uma decoração mais natural, com tons terrosos e plantas para compor.
É possível também trazer alguns elementos decorativos para a área, como um vaso de vidro para adicionar as rolhas ou uma composição de quadros com o tema.
Ter um espaço aconchegante e estiloso no apartamento com uma adega é o desejo de muitos moradores. Aproveite nossas dicas e comece a projetar esse cantinho especial para armazenar e apreciar a sua bebida favorita.
Aproveite sua leitura para conferir o post 10 dicas para aplicar na sua decoração de varanda e acompanhe o blog da Plaenge para mais dicas especiais como esta.deixá-las harmonizadas
Muito boa essa matéria