Escolher as plantas certas para montar um jardim vertical é essencial para mantê-las saudáveis e bonitas ao longo do ano. Além disso, é preciso que elas combinem entre si e com a decoração do seu apartamento. Selecionamos uma lista com 13 plantas fáceis de cuidar para te inspirar. Se deseja saber mais, confira abaixo!
1. Colar de pérolas
A colar de pérolas é uma planta pendente da família das suculentas. Possui bolinhas verdes em seus ramos e é de fácil manutenção, exige poucas regas e é uma das plantas para jardim vertical resistentes ao sol. Para que continue saudável, deve ser replantada a cada 2 anos.
2. Clorofito
Conhecida como gravatinha ou paulistinha, a clorofito possui folhas em roseta e alcança até 30 cm de comprimento. É uma planta semelhante à grama, pode receber sol pleno ou meia-sombra. É uma ótima planta para interiores, afinal, filtra odores e fumaça, mantendo os níveis de oxigênio altos. Deve ser regada de 2 a 3 vezes na semana.
Conheça 8 tipos de vasos para usar em cada ambiente do seu apartamento.
3. Hera inglesa
A hera é uma planta pendente com características de trepadeira. Ela é muito utilizada em jardins verticais para forrar muros, suportando sombra e meia-sombra. Suas folhas são lindas e crescem rapidamente. Nos cuidados, deve-se manter o substrato úmido, mas não encharcado.
4. Jiboia
Suas folhas em formato de coração conquistam muitos. A jiboia é uma das plantas preferidas para jardim vertical, pois é fácil de cuidar e cresce rapidamente. Se adapta à meia-sombra e à luz indireta, gosta de água, devendo ser regada três vezes na semana em épocas de muito calor.
5. Orquídea-grapete
A orquídea-grapete tem cheiro de uva, além de flores em tons de roxo vivo brilhante. Ela é originária do Sudeste asiático, gosta de umidade e de luz do sol direta. Pode ser plantada em vasos ou no solo, ainda é barata e fácil de cuidar. Além do jardim vertical, veja como ter um jardim de inverno e trazer mais natureza para o ambiente interno.
6. Antúrio
O antúrio é uma planta altamente resistente e pode ser cultivada em ambientes internos e externos, suas folhas verdes brilhantes são lindas para jardins verticais. As flores vermelhas são as mais conhecidas, mas podem ser encontradas nas cores salmão, branco e verde.
7. Pacová
Conhecida como babosa-de-pau, a pacová é uma planta versátil que pode ser utilizada em muros, paredes, área interna e externa. Espécie brasileira, possui folhas largas em tom de verde brilhante. Pode ser plantado em vasos ou em solo, ainda é possível colocá-lo com outras plantas.
8. Dinheiro-em-penca
O dinheiro-em-penca é uma planta resistente, mas não gosta de sol direto, por isso, deve ser deixada na meia-sombra. A rega deve acontecer a cada dois dias, tendo muito cuidado para não encharcar o solo. Segundo a crença popular, é uma planta que atrai dinheiro e sorte.
Ela pode ser colocada em vasos suspensos para que seus ramos cresçam em formato de cascata. Se deseja deixá-la na área externa, veja como tornar o espaço mais harmônico e convidativo.
9. Peperômia
A família das peperômias é bem grande e possui diversas espécies. São fáceis de cuidar e precisam de pouca manutenção, a rega deve ser uniforme e em poucas quantidades, ainda, evite a luz solar direta para não queimar as folhas. É uma das plantas que caem para formar um jardim vertical.
Uma das espécies mais conhecidas e fáceis de encontrar é a peperômia-melancia, suas folhas lembram a casca da fruta e podem ser um destaque para seu espaço verde vertical.
10. Rabo-de-macaco
Se você gosta de plantas exóticas, a rabo-de-macaco pode te interessar. Da família dos cactos pendentes, essa planta possui caule longo e espinhos brancos em toda sua extensão. Como todo cacto, a rabo-de-macaco é bastante resistente ao sol e exige poucas regas. Ainda, ela floresce no verão com flores em tons de rosa, laranja ou vermelho que contrastam com sua cor verde.
Confira também: O segredo para ter uma casa perfumada todos os dias
11. Véu-de-noiva
A véu-de-noiva possui efeito pendente, ideal para jardim vertical. Ela conta com folhas finas e abundantes na cor verde-escuro e flores brancas, causando um efeito de parede cheia. Vista de longe, essa planta se assemelha a um véu de noiva com pérolas bordadas. Prefere luz indireta e solo sempre úmido.
12. Singônio
O singônio é uma planta altamente resistente, suportando sol direto ou meia-sombra, sobe facilmente pelas paredes, com folhas que possuem formato de flechas e cores em degradê. Pode ser colocado em ambientes internos e externos, por isso, é muito utilizado em vasos pendentes ou forração. É uma planta linda para decorar corredores e salas.
13. Azaleia
Originária do Japão, a azaleia é uma flor que se adapta facilmente e pode alcançar até dois metros de altura. Necessita de luz natural e solo úmido. No começo, deixe-a dentro do apartamento, depois que ela se adaptar, coloque na área externa para receber luz solar.
Jardim vertical artificial
Se você gosta de jardins verticais, mas não pretende fazer a manutenção das plantas, saiba que é possível ter um jardim vertical artificial. Existem placas com folhagens artificiais de diversos modelos que se assemelham às plantas naturais. Para instalar, você precisa medir a sua parede e fazer o cálculo de quantas placas vão ser necessárias para montar o seu jardim.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também ideias de sala de estar luxuosa para te inspirar. Até a próxima!
Tão lindo! Amava ter um jardim vertical, mas nem os vasos pequenos consigo manter vivos muito tempo 🙁
Eu amei
Dicas valiosas! Escolher as plantas certas para um jardim vertical é essencial, e essa lista oferece variedade e informações úteis para cuidar delas. Me ajudou muito a entender melhor as opções disponíveis e como montar meu próprio jardim vertical.