Dentro da gastronomia, o serviço de mesa exerce um papel fundamental para o sucesso do evento. Mas a pergunta que fica é: qual serviço devo escolher? A mesa posta diz respeito ao universo da etiqueta à mesa, e se refere à disposição dos elementos da mesa para um evento, seja ele um jantar, aniversário, formatura ou até mesmo em pequenas reuniões caseiras.
No artigo de hoje vamos te mostrar a diferença entre o modelo americano e o francês, além de apresentar outras opções e como aplica-las em cada ocasião. Vamos conhecer alguns modelos?
Serviço à americana
Embora o nome remeta a algo estrangeiro, este formato é muito comum no Brasil. Talvez você conheça melhor apenas como “buffet”.
Como é organizado o serviço à americana?
O serviço à americana nada mais é do que uma mesa onde os alimentos são reunidos e ficam à disposição para que todos se sirvam.
Além dos alimentos, a mesa, ou aparador, também reúne os pratos, guardanapos, copos e talheres. Neste serviço, cada um se serve na quantidade que quer e se direciona para sua mesa. Assim, tanto anfitrião, quanto convidado ficam mais à vontade.
Quando utilizar o serviço à americana?
Essa é uma ótima opção para quem está oferecendo um evento de médio e grande porte, como casamentos e formaturas. Ele é extremamente prático, e requer o auxílio de garçons apenas nas trocas de bandejas e orientação dos participantes.
Serviço à francesa
Este modelo, diferente do anterior, é altamente minucioso e detalhado. Sendo aplicado predominantemente em jantares de gala, cerimônias privadas e exclusivas, o serviço à francesa exige dos garçons uma capacitação e experiência apurados, devido aos diversos procedimentos.
Como é organizado o serviço à francesa?
Aqui, os lugares são previamente marcados com o nome dos invitados, e o garçom se aproxima pela esquerda com o prato e o talher voltado para a pessoa na mesa. Dessa forma, o convidado se serve à vontade e devolve o talher ao lado do alimento servido para que o próximo possa utilizar.
Como é a decoração do serviço à francesa?
A mesa é posta com o sousplat, que é o protetor individual de toalha, por baixo do prato. Isso faz com que a toalha fique protegida de respingos e sujeiras do jantar até o final do evento. No momento de servir a sobremesa, esse item de origem francesa é retirado.
Os pratos deverão ser servidos pela esquerda e retirados pela direita, obrigatoriamente. A ornamentação das mesas é sofisticada e elegante, usando cores elementos que referenciam os altos padrões da ocasião, como a decoração dourada.
Quando utilizar o serviço à francesa?
É importante retomar que este serviço é extremamente elegante, metódico e bastante formal, sendo aplicado à jantares para embaixadores ou personalidades famosas, mas isso não impede a quem quer, utilizá-lo em sua festividade.
Outros modelos de serviço à mesa que você pode utilizar
Embora os serviços citados acima sejam os mais conhecidos, eles não são os únicos. Se você ainda não encontrou o modelo mais adequado para o evento que está organizando, aqui vão algumas outras opções que podem te ajudar a decidir qual caminho seguir!
Serviço à inglesa
Este é semelhante à francesa, devido às suas formalidades. Mesmo se aproximando, o serviço à inglesa é mais flexível e comum no dia a dia. Você já deve ter presenciado ele em restaurantes com atendimento à la carte, como pizzarias e churrascarias.
Todavia, este pode ser dividido em duas modalidades: a direta e a indireta.
Inglesa direta: aqui, o garçom se aproxima e apresenta a bandeja pelo lado esquerdo, espera a aprovação do cliente, e serve diretamente no prato com a pinça, que normalmente é composta pela união do garfo e faca, ou também pela colher e faca.
Inglesa indireta: já na forma indireta, o garçom apresenta o prato com a ajuda do guérdion, que é um carrinho auxiliar, e aguarda a aprovação do convidado. Assim que solicitado, o profissional deve deve servir a pessoa em um prato que já está no guéridon.
Serviço empratado
O serviço também é extremamente comum de presenciar em festas e cerimonias formais. Aqui, os pratos são montados igualmente na cozinha e servidos diretamente na mesa, sempre pela direita do convidado e ao mesmo tempo para todos.
Você pode presenciar este tipo de serviço em casamentos e formaturas também, já que é aplicado em eventos com grande volume de pessoas.
Serviço volante
O volante é um modelo descontraído e informal, embora seja utilizado em eventos de médio a grande porte. Aqui os convidados ficam à vontade para transitar no salão e demais ambientes disponíveis, enquanto os garçons vão passando com as comidas para que cada um se sirva.
Em sua grande maioria, são servidos alimentos que devem ser comidos com a mão, como canapés e bolinhos. É bastante utilizado em brunches e aberturas de espaços como galerias.
Serviço à brasileira
É claro que não poderíamos deixar de fora o serviço mais tradicional no Brasil. Nesta modalidade, os alimentos são reunidos na mesa, tanto por garçons, quanto pelo próprio anfitrião, a depender do tamanho da celebração.
Com os alimentos dispostos à mesa, os convidados podem se servir sem a necessidade de sair do seu acento, ou do auxílio de um garçom.
O serviço à brasileira é despojado e sem grandes formalidades, ideal para reuniões familiares e momentos de lazer com amigos, como festas de natal e para a decoração de ano novo.
Como escolher o melhor tipo de serviço para mesa posta?
Você já conhece alguns dos principais serviços de mesa, então é hora de analisar qual tipo se adequa melhor ao seu evento. Tudo vai depender do tamanho do espaço, número de convidados, quantidade de pratos, intenção da cerimônia e outras variáveis particulares.
Considere o tipo do seu evento
Se a a sua celebração for descontraída, apenas para família e amigos, indicamos o serviço à brasileira e o volante. Já para que necessitam de uma equipe qualificada a opção mais interessante é o serviço à americana ou empratado.
Agora, se a ocasião se tratar de um evento, com pessoas importantes e alto volume de pratos, o mais indicado é à francesa ou até mesmo a inglesa, desde que os profissionais que estejam trabalhando sejam bem orientados e qualificados para o serviço.
Enumere seus convidados
Eventos de pequeno a médio porte, com uma quantidade reduzida de convidados, não exige um serviço tão complexo e com tantos processos. Indicamos algo espontâneo como o americano ou volante.
Isso irá depender de como você pretende recepcionar os convidados. Claro que é possível oferecer um jantar altamente formal para poucas pessoas, mas é necessário se atentar a detalhes, como quantidade de garçons transitando pelo salão, para não causar uma movimentação exagerada e sem necessidade.
Defina o porte da ocasião
Assim como o tipo de evento, e o número de convidados, o porte da ocasião é de extrema importância. Você pode organizar um grande evento despojado para um pequeno número de pessoas, ou um pequeno evento muito elegante para um número médio de pessoas.
O porte do evento ditará as necessidades do mesmo, como a quantidade de pratos, número de garçons, e claro, tipo de serviço. Saber se será um grande, médio ou pequeno evento faz uma grande diferença na hora da decisão.
Esperamos ter ajudado e se você ficar na dúvida, sinta-se a vontade para retornar e ler sempre que for preciso!