Uma poltrona assinada é capaz de chamar toda a atenção do ambiente, além de agregar sofisticação e história exclusiva de um tempo. É como uma obra de arte: clássica, inovadora e criada por grandes artistas da humanidade. Ainda, o design do mobiliário permite visualizar e evolução da humanidade por meio das suas peças.
Continue a leitura abaixo e conheça 7 poltronas assinadas que vão deixar seu apartamento mais luxuoso.
1. Poltrona Barcelona, de Ludwig Mies van der Rohe
A famosa poltrona Barcelona foi originalmente produzida por Ludwig Mies van der Rohe, um dos maiores mestres da arquitetura moderna, com a designer Lilly Reich. Ela foi confeccionada para o Rei Alfonso XIII, na Exposição Internacional de Barcelona, em 1929.
Essa poltrona atemporal marca presença em uma sala de estar luxuosa, esbanjando elegância e sofisticação. Ideal para se ter na sala de estar ou no escritório home office. O design minimalista com a combinação de aço e couro tornam-na confortável e um excelente móvel para adquirir.
2. Poltrona Alta, de Oscar Niemeyer
Um dos arquitetos mais famosos do mundo, o brasileiro Oscar Niemeyer, é responsável por diversas obras únicas, como Brasília, Edifício Copan em São Paulo e mais. Além de deixar a sua marca na arquitetura moderna, Niemeyer com Anna Maria, sua filha, criaram a poltrona Alta em 1970, um ícone do design mobiliário modernista.
Essa linda poltrona pode ser utilizada na sala de estar ou em ambientes integrados e amplos. Além dessa peça exclusiva e exuberante, Oscar ainda desenhou outros mobiliários, como a chaise Rio e a poltrona e o banco Easy. Para completar o ambiente, veja como escolher o sofá ideal para combiná-la com a poltrona Alta.
3. Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues
Considerada entre os 30 assentos mais importantes do mundo, a famosa poltrona do incrível designer brasileiro Sérgio Rodrigues faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). A poltrona Mole, criada em 1957, conquistou o coração de muitos pelo conforto do couro natural e design irreverente e inovador, além de ganhar o primeiro lugar no IV Concurso Internacional do Móvel em Cantu, na Itália, em 1961.
Segundo o próprio artista, a poltrona conquistou o seu espaço, pois “havia uma acentuação de brasilidade” no design e nos materiais que a compõem. Perfeita para colocar em locais aconchegantes, como quartos amplos, biblioteca ou sala de estar.
4. Cadeira com Bola de Latão, de Lina Bo Bardi
A ítalo-brasileira, considerada um paradigma da arquitetura moderna brasileira, Lina Bo Bardi, foi uma importante arquiteta, designer, cenógrafa, editora e ilustradora. Sua obra arquitetônica Casa de Vidro é um patrimônio tombado desde 1987.
A enigmática cadeira com Bola de Latão contou com 6 exemplares produzidos em 1951 por Lina, desenhados especialmente para a Casa de Vidro. É uma peça rara, irreverente, com design forte e marcante. Ideal para projetos minimalistas e luxuosos.
Confira também: Tons terrosos: saiba como deixar o seu apartamento mais aconchegante
5. Poltrona Coconut, de George Nelson
George Nelson é um arquiteto renomado e estudou artes plásticas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, considerado um dos fundadores do modernismo americano.
A incrível poltrona Coconut de Nelson foi criada em 1955 e se tornou um grande ícone mobiliário americano. Com um design revolucionário inspirado na fruta de mesmo nome, a poltrona se tornou perfeita para vários ambientes e estilos de decoração sofisticadas.
6. Cadeira Windsor, de Jader Almeida
O arquiteto brasileiro Jader Almeida ganhou o mundo do design mobiliário com peças únicas. Conquistou o prêmio de Designer do Ano na Casa Vogue Design em 2019, além dos prêmios internacionais IF Design Award e IDEA Design Award. Suas peças possuem traços de fluidez e leveza, elementos registrados em suas obras.
A cadeira Windsor original foi criada na Inglaterra no século XVIII. A obra-prima que conhecemos hoje é uma interpretação de Jader, produzida em madeira maciça, criando profunda conexão com as peças de seu portfólio, além disso, ganha traços únicos e exclusivos. Versátil, essa cadeira é ideal para ambientes modernos como apartamentos e lugares rústicos como uma casa de campo.
7. Poltrona Shell, de Hans J. Wegner
O ícone do mobiliário escandinavo, a Poltrona Shell possui um design simples, porém encantador. A estrutura de 3 pernas é produzida com madeira curvada e acabamento liso, resultando em uma beleza visual leve e sofisticada.
A Poltrona Shell foi produzida em 1963 e se tornou sinônimo de estilo clássico e design de luxo, aliado a atemporalidade — perfeita para apartamentos com estilo clássico e sofisticado. O autor dessa obra fantástica é o design dinamarquês Hans J. Wegner.
Confira também: Como começar o projeto do apartamento: decoração, estilo e proposta
A sofisticação de uma poltrona assinada no ambiente
Cada poltrona é única e representa um design histórico exclusivo. Muito mais que um simples móvel, uma poltrona assinada é uma peça de arte para decorar o seu lar, com luxo, sofisticação e elegância.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso site e confira tudo sobre adega no apartamento e dicas para você montar a sua. Até a próxima!
Elegância, sofisticação e bom gosto Parabéns Plaenge pelo Requinte.